Pular para o conteúdo
Início » God of War 3 » Preview – God of War III

Preview – God of War III

god_of_war3_01

Durante a história dos videogames, existem alguns jogos que conseguem causar algo que supera a diversão. Algo que chega ao estado da arte na época e que se torna um clássico. Mario chegou no estado da arte na época e hoje é lembrado. Metal Gear Solid chegou a definir o futuro das produções cinematográficas e dos games de ação e espionagem. The Legend of Zelda: Ocarina of Time é citado por muitos como o melhor RPG já desenvolvido. GTA IV é, atualmente, o melhor game desta geração, pelas notas altas e por elevar ainda mais os padrões dos videogames atuais. E no Playstation 2 temos o God of War.

Sabemos que a contribuição de God of War é menor que a dos games citados acima (talvez acima de GTA IV), mas com certeza para o Playstation 2 não existe games que o superem. Nem Splinter Cell: Chaos Theory, nem Metal Gear Solid 2. God of War é o estado da arte no desenvolvimento de jogos pro Playstation 2. O que os designers fizeram estão além da imaginação: ação intensa, enredo consistente, mitologia grega, jogabilidade de nível alto. Talvez os mais puristas reclamem de sua dificuldade, já que o game não é para jogadores casuais. O jogo é difícil e para o jogador zerar nos últimos níveis é necessário uma destreza além da conta.

O Playstation 2 teve dois dos três God of War lançados, que foram produzidos pela própria Sony. Como a plataforma é a mesma da dona da tecnologia, os caras conseguiram sugar o poder total do console. Você chega e analisa o God of War II e não acredita no que vê: gráficos lindos, cenários grandiosos, poucos loading-times, ação cinematográfica de tirar o fôlego e sequências de ação dignas dos melhores filmes. Um game perfeito, sem nenhum tipo de crítica. Nada, nada de contra a falar destes dois games.

E o que esperar do terceiro jogo? O que podemos esperar do que pode acontecer? A primeira pergunta é: será que vai superar os seus antecessores? A Sony está com a faca e o queijo não e ela sabe que este será o game definitivo pro console. Killzone 2 pode ter um nível de ação elevado, mas é um game de segunda linha se o God of War III conseguir superar os antecessores. E isso só pode ser feito no Playstation 3. Apenas nele.

Quando você tem um console do nível do PS3 ou do Xbox 360 você consegue jogar experiências cinematográficas intensas e quase reais. Metal Gear Solid 4, Gears of War 2, Killzone 2 são exemplos do poder atual da tecnologia. Há outros, como o Crysis, Assassin’s Creed e games que ainda irão sair. Hoje só com estes consoles dá pra poder ter uma evolução e quase chegar a realidade, apesar da série God of War ser baseada em fantasia medieval. Uma coisa que me dá raiva é ver muitos fãs xingarem a Sony pela escolha dela de criar o jogo pro Playstation 3: tem que criar pro 2 e pronto!. Eu discordo. Cria o game pro Playstation 2 e temos apenas uma cópia com enredo diferente dos games anteriores. A Sony elevou o padrão do Playstation 2 até o nível máximo: não dá pra criar nele algo que supere o God of War II. Tecnicamente é impossível. Só com o Playstation 3 que dá pra fazer isso, em virtude da plataforma ser melhor em todos os aspectos (exceto o preço do console nos States).

E a Sony sabe disso. Como é ela que criou o console, com certeza os programadores irão sugar do console tudo que seja possível para o mesmo. E isso foi visto no trailer de 3 minutos que ela divulgou recentemente. Temos o Kratos enfrentando inimigos numa missão de libertar um Titã para que ele escale o Monte Olimpo e leve o Kratos junto:

Eu chego e pergunto: daria pra criar algo assim no Playstation 2? Não. E sinceramente eu não to nem aí. Eu tenho o Playstation 3 e um dos motivos de ter comprado o console foi justamente pra me divertir com este game. É poder esperar e saber que irei jogar algo neste nível. Algo que vai superar todos os outros jogos do console. Sei que a experiência de jogar o Metal Gear Solid 4 está sendo formidável, mas sei que este novo God of War pode superá-lo. Superar em ação, em narrativa cinematográfica. Em gráficos. Ah, mas o God of War será sendo lançado quase 2 anos depois! É covardia comparar com Metal Gear Solid 4! Acho que não, já que a Konami também elevou os padrões de desenvolvimento. É normal que os games mais novos cheguem a superar os antecessores: demora pras equipes de desenvolvimento começar a dominarem a tecnologia, descobrirem até onde pode-se chegar com o console. Até onde elas podem escovar bits de código, otimizando funções de colisão, inteligência artificial, quantos polígonos um personagem pode ter pra manter o framerate suave e constante…muitos aspectos de desenvolvimento que acabam sendo analisados pela equipe técnica e depois passados pra equipe de arte.

Olhem só o que a Sony está preparando pro jogo:

Em God of War 1 e 2 davam pra ter 15 inimigos na tela. Neste terão até 50.

Você pode montar em monstros como o Ciclope e controlá-los.

Mais variedades de armas, com estilos de jogabilidade diferentes.

Inimigos serão mais espertos e poderão ter comandantes que comandam outras tropas.

O jogo rodará a 1080p (alta resolução) com framerate perfeito e sem loadtimes durante o jogo.

Me digam, fanboys do jogo que só tem o Playstation 2 em casa: acreditam mesmo que o console pode fazer tudo isso que descrevi acima? Não, não consegue. O hardware do Playstation 2 é poderoso, mas para fazer tudo isso tem de ser além. E isso só o Playstation 3 pode fazer. Além dos gráficos, que estão a níveis inacreditáveis. Acho que neste jogo nem pode ter cenas em CG: os próprios gráficos podem dar conta das animações de enredo, como a Konami fez com a série Metal Gear Solid. Até mesmo o Gears of War as animações são cenas gráficas feitas pela engine do jogo (até onde eu vi elas). Só a Square que prefere ainda usar o recurso das CGs. Mas não estamos falando de Final Fantasy e similares. Estamos falando de God of War III!!!

Espero ter uma experiência intensa com esse jogo, mesmo numa TV comum. Sei que numa LCD os gráficos podem ir além, mas o meu bolso no momento não comporta mais nenhuma conta alta. Mas ao ver o trailer acima, em alta definição no console, nem preciso de uma TV de ponta: a minha dá conta do recado. Posso perder parte da experiência? Sim, mas só de poder ver gráficos nesse nível já me faz feliz. Sei que alguns podem pensar: o Flausino só pensa em gráficos, gráficos, gráficos! Não, não penso só em gráficos. Se fosse assim eu não jogaria o Zuma ou o Lemmings, que são dois games casuais que tem gráficos que não chegam aos pés do Metal Gear Solid 4. Mas para os games do Playstation 3 que sejam AAA como o God of War, eu quero sim que tenha gráficos estupendos. O jogo tem de fazer juz ao poder de um console de ponta, já que se não fosse assim ele poderia sair no Playstation 2, não é mesmo?

Ainda não se sabe quando que o jogo pode sair, mas prevejo que ele seja lançado entre janeiro e abril de 2010. Uma data bem longe, mas que considero bastante necessária para que a Sony trabalhe bem no jogo. Dizem que este será o último da série e gostaria que não fosse. Mas pegando as palavras do Zizaco:

As vezes é o melhor a fazer mesmo. Encerrar enquanto ainda esta bom e imortalizá-lo, do que encerrar quando tiver no buraco.

Pra terminar, na E3 pode sair novas informações e imagens do jogo. Caso saia novidades relevantes, quem sabe eu faça um novo post comentando sobre elas. Espero que o God of War III seja realmente foda, já que se for ruim, muita gente vai se decepcionar. Espero não me decepcionar com este jogo.

[Imagens via Gamespot e Neogaf]

Relacionados e Publicidade