Apesar do hype por God of War III, o game que eu estava mais esperando era outro, a franquia clássica de RPG Final Fantasy, com seu último episódio Final Fantasy XIII. E essa semana chegou o meu e pude colocar as mãos e experimentar um game que estava sendo muito aguardado por muitos aqui do Select Game, como eu.
Bom, apesar da semana conturbada e correria no trabalho, consegui jogar um pouco e levantar minhas primeiras impressões do game, ao qual irei descrever agora.
O game me lembrou muito em seus momentos iniciais o episódio da franquia que eu mais gosto, Final Fantasy VII, o que sinceramente acho que ajudou a gostar ainda mais deste game, e vou detalhar abaixo os principais pontos que já me chamaram a atenção.
Gráficos
Nem preciso dizer muita coisa a respeito deles, todos acompanharam os posts aqui no Select Game e o resultado final é maravilhoso, como sempre as CGI’s são um show a parte, e mesmo quando você sai dela para o in-game é muito pouca a diferença entre ambas. Um deleite aos olhos.
Trilha Sonora e Audio
Bom, sempre no estilo clássico, pra quem gosta de músicas neste estilo, vale muita a pena. As dublagens estão excelentes, e podemos por legenda em tudo, o único problema que senti, é que ao menos para a versão que eu comprei que é a americana, não há opção de selecionar a legenda, só ligar e desligar, é só em inglês mesmo.
Linearidade
Acho que esse é um dos pontos mais polêmicos em relação ao game, se ele é linear ou não. Bom, neste momento inicial do game onde me encontro, sim é linear. Mas é exatamente esse o ponto que me lembrou o Final Fantasy VII, quando você sai do trem para explodir o reator Mako, aquele ponto é totalmente linear, abrindo depois para momentos não lineares quando você tem acesso ao mapa do mundo.
Aqui temos ao menos inicialmente o mesmo processo, quando você escapa do trem de exilados, o caminho de fuga é linear. Ainda não terminei este trecho e não tive acesso ao mapa do mundo e outros pontos, por isso não sei se vai continuar assim e depois mudar. E não que isso seja ruim, me lembrou um ótimo RPG de Senhor do Anéis que joguei no Playstation 2, não me recordo o nome, que era totalmente linear e nem por isso era ruim, era ótimo, um dos melhores que joguei.
Modo de Batalha
Mais um ponto que o game fez comigo, já que adoro batalhas por turno. O estilo aqui é o clássico de RPG’s, você encosta no inimigo, entra a animação de batalha e a batalha é por turnos, mas é muito dinâmico, você tem a sua barra de energia para ataque, que se recarrega com o tempo, e você pode escolher entre:
Auto-battle – o IA escolhe o melhor ataque seu disponível para aquele inimigo ou grupo de inimigos.
Abilities – Você escolhe o combo de ataques que quer dar, um pouco mais complicado, porque você tem que escolher as opção e pode estar tomando ataques enquanto isso.
Items – Obvio que é o uso de itens em batalha.
Ainda não habilitei os chains attacks e nem summons, que eu acredito que serão mais pra frente conforme for jogando e ganhando níveis e experiência. Outro ponto interessante é a HP, que é pertinente a batalha, ou seja, você precisa administrar a HP somente durante a batalha (ao menos por enquanto), e quando sai do modo de batalha ela recarrega, e quando você entra na próxima batalha esta recarregada em 100%. E não pense que ficou fácil por causa disso, pois os ataques e inimigos são equilibrados para levar isso em consideração, então você tem que ficar mesmo muito esperto com isso.
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Bom, o jogo me agradou muito, me lembrou muito meu jogo preferido da franquia, agora é continuar jogando e ver o quanto mais ele pode melhorar e me surpreender, mas para quem curte a franquia, e quer jogar um bom RPG, acho que não vai se decepcionar. Valeu a espera.