Saiu no Eurogamer algumas infos sobre o provável sistema de evolução de Final Fantasy XIII, onde eles pegaram as infos da Shonen Jump, que você confere abaixo (a scan da matéria com imagens do sistema está acima):
Segundo informações publicadas na revista, o Crystalium System faz lembrar o Sphere System de Final Fantasy X. Ao terminar uma batalha recebemos Crystalium Points (CP) ao invés de experiência e vamos usar esses pontos para aprender novas habilidades: assim que uma habilidade é ganha, uma outra fica acessível.
Bom, acho que a opção deste sistema é pra deixar cada personagem com alguma função específica e não ter todos com as mesmas habilidades. Em Final Fantasy XII tem um sistema de experiência onde todas as habilidades podem ser aprendidas por todos os personagens. No X tem de seguir uma rota e você acaba indo para melhorar habilidades já existentes dos personagens (como poder usar magias de nível 3, como Firaga (Fire 3)/Curaga (Cure 3)/etc), o que faz com que você tenha de evoluir todo mundo de igual pra igual. Veja uma imagem do sistema do Final Fantasy X (via IGN):
Pode ser que não tenhamos níveis de experiência em Final Fantasy XIII. Mas isso não irá eliminar a probabilidade dos jogadores fazerem grind (ficar evoluindo ininterruptamente) em determinados locais pra maximizar as habilidades e facilitar pra derrotar os chefes normais (eu faço isso às vezes) e se preparar pros chefes mais difíceis. Como no próximo jogo teremos o sistema de conquistas/troféus, com certeza isso já é um incentivo a mais pros gamers tentarem matar aquele chefe de HP astronômico que está no último andar daquela dungeon opcional que, ao entrar na primeira vez, você toma uma coça dos inimigos mais fracos de lá, por serem fortes demais (como aconteceu comigo numa dungeon do próprio Final Fantasy XII que entrei despreparado e morri epicamente).
Final Fantasy XIII sairá primeiramente em dezembro pra Playstation 3, no Japão. Depois ele sairá no ocidente tanto pro console da Sony quanto pro Xbox 360.
[Scan via Final Fantasy XIII.net]
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!