Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Pro Evolution Soccer: por que a série estagnou?

Pro Evolution Soccer: por que a série estagnou?

Bom, antes de mais nada gostaria de explicar uma coisa: Esse não é um post do tipo “FIFA x PES”, por favor peço que nem desviem o assunto para isso, pois há milhares de fóruns e listas de discussões espalhadas pela net que debatem isso e além do mais não sou e nunca fui jogador de FIFA por questões de gosto próprio. Pois bem, dito isso vamos lá, o que será que aconteceu com a nossa fantástica série de futebol, que tanto nos diverte desde o Super Nintendo? Vamos tentar explicar isso aqui, analisar alguns fatos e espero contar com (muita) ajuda de vocês nesse sentido, pois com certeza todos os fãs da série terão um detalhe a mais a acrescentar nesse assunto.

Primeiramente vou resumir minha experiência com a série. Sou muito apaixonado por futebol e pra mim o lançamento do jogo Superstar Soccer no SNES em 1995 é considerado um dos marcos da história do videogame. Na época era o que tínhamos de mais perto de uma partida real de futebol. Era extremamente divertido e viciante, eu jogava o dia inteiro quando podia, ficava ansioso pra voltar da escola pra jogar ou então pra chegar o fim de semana e reunir os amigos pra uma disputa. Tá certo, naquela época não existiam as ligas licenciadas, os nomes dos jogadores eram bem toscos, alguém se lembra do Allejo ou do Gomez da seleção brasileira? Havia diversos gols de “macetes”, mas quem ligava pra isso, o game era espetacular, conseguia nos dar prazer de jogar por horas e horas a fio e isso era o que importava.

Com o tempo foram saindo novas versões. No Japão o jogo era chamado de Winning Eleven e trazia somente os clubes da J.League, a Liga Japonesa. Mais tarde, já no PS1 começaram a sair as versões européias, chamadas de Pro Evolution Soccer por lá (mais tarde esse nome passou a ser adotado na versão USA também). Nosso game de futebol passou a ficar mais realista, um simulador de futebol. As jogadas, dribles, passes e chutes passaram a usar movimentos reais de jogadores e o jogo passou a ficar mais atrativo ainda, pois não perdeu sua essência e continuava nos divertindo e muito.

Muitas e muitas versões foram sendo lançadas ano a ano e para cada vez mais plataformas. No PS2 vieram PES 5, 6, 7, 8, 9, 10 etc. Nesse momento cabe um breve momento de reflexão pra começar a elucidar (não de forma definitiva) a questão principal do post. Quem jogou PES 5 no PS2? Foi o primeiro jogo da série para o recém-lançado VG da Sony se não estou enganado, certo? Eu joguei muito pouco, confesso, pois nessa época eu ainda me divertia horrores com o PS1 e o preço do PS2 era salgado demais para um pobre mortal como eu. Porém o pouco que joguei foi uma experiência altamente frustrante. Digo isso porque a movimentação dos jogadores era ruim, travada, a resposta aos comandos era lenta e os gráficos ainda não faziam jus a nova geração. Na época larguei e continuei jogando PS1 mesmo, mas houve um comentário (não me lembro da fonte) de que a programação para o novo VG da Sony era bastante complexa e as produtoras ainda não tinham “pegado o jeito” de programar para ele.

Aceitei isso como desculpa e esperei pra ver o resultado do PES 6, que melhorou e muito com relação ao antecessor. Essa versão inclusive ficou marcada pra mim pelo fato dos jogadores serem grandes, bem maiores que nas versões anteriores. Tinha comprado um PS2 há pouco tempo e tive altas jogatinas de PES 6, me lembro bem do Van Nistelroy marcando muitos gols de tudo que era jeito. Saíram então o 7, 8, 9, 10 e o jogo tomava cada vez proporções mais realistas. Nesse ponto muitos de vocês irão divergir, cada um tem seu preferido nessas versões citadas. Eu, por exemplo, gostei muito da versão 7 e da 9, acho até hoje que foram as versões mais difíceis do PES, mas há quem pense diferente e isso reflete que todos eles têm sua qualidade (e seus defeitos, como não). Pois bem, depois disso vieram o 2007 e o 2008 ainda exclusiva pra geração do ps2 (e PC) e nenhuma grande novidade, o jogo continuava muito bom, líder no mercado do gênero. A cada nova versão uns achavam o máximo, melhor que a anterior e outros nem tanto, mas todos continuavam firmes e fortes com a franquia. PES reinava absoluto aos amantes de um bom jogo de futebol.

Aí veio a revolução (no sentido negativo da palavra) com o PES 2009, que eu também confesso que pouco joguei, porém nem precisava jogar devido a avalanche de críticas que o jogo recebeu, ainda mais porque estreava nos consoles da nova geração (ps3, xbox 360, wii). Movimentação ruim, travada, péssima respostas aos comandos…. opa … pára tudo, já vimos esse filme, certo? Volte um pouco esse texto e você perceberá que o que foi falado sobre o PES 2009 é exatamente o que foi falado sobre o PES 5 na época de seu lançamento, o que nos remete novamente a questão de novas plataformas sendo lançadas recentemente, dificuldade de programação para a mesma (embora para o ps3 a Sony tenha jurado de pé junto que é infinitamente mais fácil de programar do que era pro PS2), etc, etc, etc. Ok então, nós jogadores somos pacientes (nem tanto, hehehe) e vamos então aguardar o PES 2010 e tudo voltará às mil maravilhas que sempre foram, certo?

Errado, o PES 2010 tá longe de ser uma maravilha, embora não seja tão fraco quanto seu antecessor, mas se comparado às versões mais antigas de ps2 (7,8,9,10) perderam e muito da sua qualidade e não to dizendo (obviamente) em relação aos gráficos, pois isso a versão de ps3 (tenho em casa e pude comprovar) é exuberante, há jogadores ali que se fossem colocados lado a lado uma tela com o jogo e outra com um jogo real ao vivo eu não saberia dizer qual é qual. Mas no quesito principal, que pra mim em primeiro lugar é a DIVERSÃO e em segundo, se tratando de um jogo de futebol é a SIMULAÇÃO (quando o jogo se aproxima da realidade, jogadas, movimentação, comemorações, torcida, bastidores, etc), essa versão deve bastante pras antigas, até mesmo no ponto onde essa nova geração traz uma diferença enorme em relação a passada, como a facilidade de jogar online com várias pessoas do resto do mundo. Aqui o PES decepciona, com seu lags constantes e partidas disputadas por no máximo quatro pessoas ao mesmo tempo. E olha que antes do lançamento do Pes 2010 a Konami fez a maior propaganda, que passou o ano inteiro ouvindo fãs da série em seu fórum oficial, que corrigiu todos os erros da versão anterior que tanto desagradaram os jogadores.

Então cabe uma pergunta: Será que esses “fãs” não eram jogadores da concorrência infiltrados? Ou então eram jogadores casuais, que nem sequer conhecem bem o esporte e deram suas opiniões como tal.

Pergunto a você, leitor da SG, será que a Konami ainda não sabe aproveitar o potencial da nova geração? Será que o PES 2011 voltará as origens em relação ao que mais importa, a diversão? Eu, sinceramente estou descrente, prefiro não criar grandes expectativas. E pensar que num passado nem tão distante um jogo de futebol poderia ser a razão ÚNICA razão de eu optar por um determinado VG na hora da compra. Se você, assim como eu, se sente órfão de um game de futebol a altura de nossas expectativas nesta geração, vamos rezar e torcer pra que essa fase atual seja apenas uma má fase, assim como acontecem com diversos jogadores, clubes e seleções de futebol.

27 comentários em “Pro Evolution Soccer: por que a série estagnou?”

  1. Caio, feliperene, por favor, esse não é um debate PES x FIFA, como eu disse no texto. Por favor, se isso começar será difícil prever onde vai parar! Obrigado!
    Vinícius e Douglas, desculpa pela sua frustração, mas quando pensei no título do post eu tinha intenção de tentar explicar um pouco e deixar em aberto para os leitores darem suas opiniões tb. E na frase q vcs citam, não foi uma incitação a rivalidade, nem falei mal do fifa nem de seus jogadores ali, somente usei de sarcasmo ao dizer q a Konami disse q consultou jogadores para evoluir seu jogo e como na minha opinião o jogo não evoluiu, então alguém da concorrência deve ter dado opiniões para isso, pois é claro q os mais fanáticos querem sempre a sua versão melhor e a da concorrência pior.
    Bom, esse post é baseado em uma opinião particular minha. É claro q eu sabia q haveriam muitas opiniões divergentes, normal. Vamos debater tudo, estamos abertos a "ouvir" todos os pontos de vista. O PES 2010 conseguiu melhorar uns poucos aspectos (em relação as versões mais antigas de ps2), como gráficos e situações de jogo, mas conseguiu piorar em outros, como movimentação dos jogadores. Fico com a impressão ao jogar o pes 2010 de que os jogadores tem chumbo nas pernas pra fazer movimentos bruscos, fintas, essas coisas, algo que já havia sido resolvido há bastante tempo no ps2. No saldo geral então houve essa involução, como abordado no tema do post.

  2. <blockquote cite="#commentbody-8029">
    Everton :Interessante análise, porém gostaria de fazer uma pequena correção, a palavra Involução significa retrocesso, regressão, voltar a um estado mais primitivo, e não estagnação, como comentado. Sendo assim, não concordaria que houve uma perda em relação as versões anteriores, mas sim uma estagnação. Poucas foram as melhorias de uma versão para a outra.
    Na verdade, Everton, a palavra involução nem "dicionarizada" é. Andei pesquisando antes de escrever esse post e pelo q vi intrepretei dessa maneira. Gostaria de saber onde vc viu esse significado pra q eu possa fazer uma correção se for o caso. Obrigado!

  3. Eu estava acompanhando a evolução do texto interessado nas tuas opiniões sobre o porque a série deixou de evoluir (é o título do post, alias) até que perto do fim você diz "Então cabe uma pergunta: Será que esses “fãs” não eram jogadores da concorrência infiltrados?". Fiquei com uma sensação de 'eu vim até aqui pra isso?'.
    Uma coisa que eu acho interessante é que falam que PES virou muito simulador quando na verdade eu acho que ele não parece nada disso. Ele chegou visualmente perto de uma partida de futebol mas a mecânica do jogo não é muito simuladora da realidade. Desde a velocidade dos jogadores até a física da bola, como eu comento com meus amigos fãs de PES no trabalho, você olha e parece um jogo de video game.
    Acredito que 'o problema do PES' é estar amarrado ao passado. Tenho a impressão que as pessoas gostam porque é basicamente o mesmo jogo, só ficando mais bonito visualmente com o passar dos anos. Talvez chegou a hora que os fãs estão cansados de mais do mesmo e a Konami com medo de romper com o passado. Como se os dois lados não tivessem encontrado um ponto comum sobre como o game deve ser.

  4. Nao concordo mto com o texto!
    Acho o pes2010 realmente mto melhor q o 2008 e o 2009!
    Gosto da jogabilidade e tanto qdo jogo sozinho, q o Ai é mais inteligente e mais dificil de ser batido, qto qdo jogo com amigos e as partidas sao mais disputadas e interessantes!
    Falam mto q o FIFA eh um simulador, mas acho o contrario, o fifa eh o verdadeiro fliperama! Qdo jogo FIFA mesmo no nivel dificil, ganho do computador de 7, 8, 9×0…no PES pra fazer 2×0 no nivel profissional o cara tem q jogar mto bem e os graficos do pes sao mtoooooooooo melhores!

    1. Caio, vc deve ser muito foda no Fifa então… desde o 2008 eu abandonei W11, e encontrei no Fifa 09 um jogo com uma jogabilidade deliciosa, cheio de firulas para quem gosta e de uma mecanica bem precisa de futebol… claro que nao deixa de ter seus problemas…
      qdo eu jogova W11, eu era muito fodão, mas a engine do jogo permite que certos lances sejam garantias de gol. Coisas como: jogar no contra-ataque, lançar a bola na ponta, chegar perto do gol, rolar para tras e chutar no gol vazio… jogando com outra pessoa da para fazer jogos com muitos gols…
      a mecanica mais lenta de fifa impede isso acontecer com frequencia… e para ser bom no jogo, é preciso de muito treino, entao parece que vc tem jogado bastante FIFA certo?
      esse argumento que pode fazer 9×0 e coisas do tipo funcionaria nos Fifas de 10 atrás, hj nao mais.

      1. É verdade, a Engine do Pes permite muitos "vicios", que lembram até o chute da linha lateral do ISSS, mas diminuiu bastante no 2010 em relação ao 2008, mas o chute da diagonal continua implacável.

  5. Eu vou ser sincero: Eu nunca joguei PES(exceção no Super Nintendo de um amigo).
    Ano passado eu comprei o Fifa 2009 e achei muito divertido e joguei bastante, mas tenho alguns amigos que sempre diziam que o PES era melhor. Entrou o ano de 2010 e vendi meu Fifa 2009 para comprar a versão 2010, mas ainda nao decidi se será o PES ou o Fifa. Ainda nao vi nada que me fizesse comprar um dos dois(no Fifa por exemplo, uma coisa que me irrita bastante é a torcida, MUITO mal feita para um jogo da nova geração), alem disso, os jogos que tenho jogado hoje nao me deixariam jogar um jogo de futebol..hehe

  6. Estevão, eu concordo com o Vinícius na parte do "Eu vim até aqui pra isso?".
    Essa colocação denota a rivalidade, que vc deixou claro no início do post que não era o objetivo…
    Mas de qualquer forma, o post é interessante é uma pena que o PES hoje não consiga mais agradar como antes… Eu tb sou fanático por futebol e jogo PES desde o Internation Super Star Soccer Deluxe do Super NES, passando pelas versões do Nintendo64 e PSOne até chegar na 2009 do PS3 (a 2010 eu só joguei o demo e detestei). Assim como o feliperene, eu abandonei o PES, mas foi na versão 2009.
    Pra mim o principal problema do PES é que a Konami está usando na nova geração uma engine da geração passada. Se fosse pelo mesmo caminho da EA e criasse uma nova engine do zero que utilizasse toda a capacidade dos videogames da nova geração, com certeza o PES poderia voltar ao Trono dos jogos de futebol.
    Hoje eu só jogo FIFA09 e FIFA10, mas sinto falta de coisas que só tem no PES e se a franquia fosse "reiniciada", tenho que certeza que faria sucesso!!
    Parabéns pelo post!!

  7. Interessante análise, porém gostaria de fazer uma pequena correção, a palavra Involução significa retrocesso, regressão, voltar a um estado mais primitivo, e não estagnação, como comentado. Sendo assim, não concordaria que houve uma perda em relação as versões anteriores, mas sim uma estagnação. Poucas foram as melhorias de uma versão para a outra.

    1. Quando estava analisando antes de publicar eu vi que esta palavra seria mais ideal, mas mudar isso poderia ser complicado. Mas o certo é isso mesmo: a série estagnou.

  8. <blockquote cite="#commentbody-8048">
    Liquidus :E se alguém puder me esclarecer essa :O PES de PC e de PS3/X360 são parecidos pelo menos em jogabilidade ou não?
    Bom, Liquidus, a última versão de PC q joguei do PES foi a 10. Na época eram bem parecidos sim, acontece q muita gente reclamava que a versão para PC era muito pesada e dificilmente alguma placa de vídeo, mesmo dedicada não conseguia rodar o jogo no máximo dos recursos. No meu PC eu jogava no mínimo e dava umas travadas às vezes.

  9. Sempre fui fã de PES, mas abandonei o jogo em 2008 e passei a jogar somente FIFA. Virei fã mesmo da série, mas, mesmo assim ainda respeito muito o PES e sempre que posso jogo ele, já que meus amigos não jogam FIFA.
    Para mim o jogo não evoluiu nada da versão do 2008 para o 2010. Não me lembro onde vi uma imagem de comparação, acho que foi no Game TV, e lá dá para ver claramente que o jogo não evoluiu. E eles até perguntam algo interessante: Será que compensa pagar caro em um jogo que só foi atualizado no plantel, e não ouve uma evolução?
    Se a Konami estivesse lançado um patch para atualizar o plantel, teria ganhado bem mais, 🙂

    1. Vc tá certo sim, Everton. Eu havia lido em outros lugares e acabei interpretando errado. Vou pedir o Flausino pra alterar lá, pois tentei e acho q não tenho permissão pra isso. Obrigado pelo toque!
      felbatista, vc tb tá certo, brother, eu nem lembrava q o 2008 saiu pro ps3 tb. Só joguei essa versão pro ps2 mesmo e nem vou tentar ir atrás da versão ps3 pra testar! heheheh
      Abrçs!

  10. Eu acho que a franquia PES tem medo de evoluir, medo do que possa se transformar, sobretudo em vendas, Sonic exagerou na dose e deu no que deu, NFS exagerou no receio e também deu no que deu,se pelo menos houvesse mais tempo de produção, tipo "PES só em 2012", talvez parte desses equívocos fossem resolvidos, mas…
    E se alguém puder me esclarecer essa :
    O PES de PC e de PS3/X360 são parecidos pelo menos em jogabilidade ou não?

  11. Na minha opinião de ex-viciado em PES/W11 (viciado MESMO, de jogar muitas horas todo dia. Eu tive um PES em 2005 q eu cheguei na Master League até 2020!! E com tempo de 15min.), acho q a Konami ficou na soberba. Quando FIFA era uma bomba, a Konami podia só atualizar os plantéis q todo mundo ia comprar por falta de concorrente. Agora q FIFA encostou, a Konami ñ sabe oq fazer. PES precisa evoluir. E rápido. Pq eu tbm me sinto órfão.
    P.S.: Só uma corrigida. PES 2009 ñ foi a estréia da série na nova geração. PES 2008 saiu para todos os consoles (eu tenho ele pra PS3 e PS2, e devo dizer q o PS2 é bem mais divertido. A versão de PS3 é extremamente lenta).

  12. Sempre joguei PES. Mas ultimamente eu fui abandonando a franquia. Até que peguei o PES 2009 do PSP. Achei muito bom por sinal.
    Recentemente comprei um PS3, e fui de PES2009. Cara, me decepcionou. Até graficamente eu não achei tão maravilhoso.
    Minha esperança é o PES2011 que segundo o Eurogamer promete ser a maior evolução da série….mas essa promessa a Konami já fez e não cumpriu. Se a 2011 não for perfeito….como o de sempre, eu tento o FIFA.
    Ainda bem que o FIFA não anda mais igual o FIFA 2001. (essa foi longe) Pelo menos na versão pra PC quase todo cruzamento na área que o jogador de seu time ganhasse na área sempre terminava em gol de bicicleta. rsrs

  13. Jogo PES desde a época do PSOne e ele mudou muito pouco de lá pra cá. Praticamente só melhoram graficos e AI. O PES 2010 trouxe muitas mudanças, principalmente na formação tática, com a ausência das setinhas de ataque e defesa. Algo que me incomodou bastante no PES2010 e que não acontecia tanto no 2009 é a quantidade de bugs que existe no mesmo. Um por ex é quando vai acontecer uma disputa de cabeça e o defensor não vai até a bola para disputar…
    Apesar dos pesares eu ainda sou mais PES que Fifa… Este ano comprei o Fifa em vez do PES e me arrependi… Acabei trocando pelo PES denovo. Minha opinião sobre os 2 é a seguinte:
    – Fifa é um simulador infinitamente melhor que PES
    – PES é um jogo muito mais divertido que Fifa

  14. Marcelo_Inter

    Ótimo post,____cara eu acho q o PES decaiu muito pq antes ele nao tinha concorrente a altura e ficou 'acomodado' em sua superioridade. Já o fifa correu muito pra alcançar o PES e após passar o PES seguiu correndo e aumentou muito a diferença entre ambos.____É impossivel dar um desconto para a konami pelos problemas de lag nas partidas online. Os caras tiveram 1 ano para arrumar os lags desde o 2009 para o 2010 e nao conseguiram solucionar o problema. Isso foi incompetência mesmo.____Acho que falta a konami melhorar a movimentação dos jogadores, não é natural, parece uns bonecos de hockey e a correria que eles fazem é simplesmente ridicula.____Mas no quesito diversão pes até é bem legal. Com sua movimentação arcade e a facilidade de fazer gols é até mais legal jogar com os amigos PES do que Fifa, visto que a diversão que ele proporciona é bem maior.____Mas em simulação de futebol, infelizmente, pes toma uma levada do concorrente.____Espero que PES consiga voltar as suas origens e volte a ser o melhor SIMULADOR de futebol, como era antes. Saudades dos antigos W11.

  15. é, duas coisas notei aqui:
    1º) Impossível não haver citações a fifa quando o assunto é pes e vice-versa. É impossível não haver a comparação mesmo e no fim das contas a briga entre os jogadores de um e de outro é ridícula, pq quanto mais os dois evoluírem, mas opções nós, jogadores de games de futebol teremos.
    2º) Muitas opiniões diferentes de todos. Pelo menos essa discussão me deu um ponto onde apoiar a minha frustração com as últimas versões de PES. Descobri q eu queria q PES mantivesse sua qualidade do passado, mas sem deixar de ser um simulador, que era há não muitos anos atrás. Pra mim o futebol no video-game deveria ser o mais próximo possível do real, nos lances, na movimentação, nas situações de jogo, na física, etc. Isso é o q me diverte, mas não adianta, pois se isso um dia vier a acontecer, muitos outros jogadores irão ficar insatisfeitos, certo? E viva a democracia do futebol eletrônico! hehehehe

    1. Impossível não falar dos dois sem comparação, então vamos lá:
      Se você gosta de simulação, sinceramente dê uma chance a FIFA 09 ou 10. Fãs de PES tem mil motivos para gostarem do jogo, inclusive o mais simples e sincero de todos, carinho pela série. Só que não da para negar que FIFA no quesito simulação superou PES.
      A minha análise é simples, eu sempre joguei PES (ou Winning Eleven) porque ele sempre foi melhor. Simples assim, o FIFA antigamente era um porcaria pra mim. Nos últimos muitos anos eu fiquei fora do universo do games de futebol, o último que joguei por bastante tempo foi o Winning Eleven 9 no Xbox. Não tive um PS2 e não acompanhei a evolução (ou estagnação) da série PES assim como não joguei FIFA. Retornei aos games de futebol quando comprei um Xbox 360 depois de anos afastado. Dessa maneira eu pude analisar as duas séries sem vícios ou carinho especial por alguma delas, fiz isso e encontrei no FIFA 09 superior a PES 2009 na maneira em que simula uma partida de futebol. Optei por ele e não me arrependo, é um ótimo simulador e proporciona uma experiência online fantástica.

  16. Não acredito nisso.
    Jogo a série desde o ínicio no SNES e p/ mim o PES 2009 foi o melhor da série.

Não é possível comentar.