Com a nova atualização de driver da NVIDIA, a Bethesda e a ID Software também lançaram o Path Tracing em Doom The Dar Ages! A melhoria traz path tracing traz a qualidade da iluminação de ray-tracing para um novo nível, enriquecendo os detalhes visuais e elementos do jogo nas superfícies.
A tecnologia NVIDIA Spatial Hash Radiance Cache (SHaRC) calcula eficientemente a iluminação com path tracing, enquanto a Shader Execution Reordering da NVIDIA acelera a performance das GPUs GeForce RTX e o DLSS Ray Reconstruction melhora a qualidade da imagem e performance. Usando a DLSS 4 com Multi-Frame Generation, o DLSS Super Resolution e a DLSS Ray Reconstruction, a performance em 4K é multiplicada em uma média de 6.8x na GeForce RTX 5090 e GeForce RTX 5080, habilitando a predefinição Ultra em DOOM: The Dark Ages com path tracing em até 230 quadros por segundo.
Das opções, escolhi a da NVIDIA Spatial no menu, e o jogo ficou ainda mais bonito. Joguei 2 estágios do início (para evitar muitos spoilers nos meus diários de progressão, lembrando que a partir daqui devem ter mais spoilers e detalhes dos acontecimentos nas fases), com o primeiro tendo o Slayer dentro de uma espécie de robô gigante (e enfrentando os demônios no tamanho dos prédios) e o início da fase seguinte.

Além da parte visual e da fluidez gráfica, só o Slayer que estava um pouco mais lento, mas era o pretendido para este estágio, com ele dando socos (com muito peso) nos demônios enormes. A esquiva ajudou bastante e só tive mais dificuldade no último, devido a armadura.

Já no início do estágio seguinte, o visual fica impressionante nos ambientes internos, com a iluminação! Confira abaixo algumas imagens que capturei:

Curto esse estilo gótico dos cenários internos do game.




Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!