Pular para o conteúdo
Início » Indústria » Próximos games com multiplayer da Sony terão o “Online Pass”

Próximos games com multiplayer da Sony terão o “Online Pass”

Bundle - Console Playstation 3 com o game Resistance 3

Os passes online para multiplayer estão virando aos poucos um padrão na industria. Depois de Resistante 3 e de muitos jogos da Electronic Arts e Ubisoft, agora é a vez da Sony oficializar de vez a prática para todos os jogos. Antes ela tinha confirmado o passe com o Uncharted 3 e agora todos os jogos com componente “multiplayer” terão um Redeem Code interno para “destravar” o modo online.

A estratégia visa o mercado de jogos usados, hoje cada vez mais forte nos EUA (com as lojas Gamestop) e aqui no Brasil, por conta dos preços exorbitantes dos games novos. O mercado de usados também é muito usado com games “papa-troféus” (Hannah Montana e similares) e jogos mais curtos e/ou com um fator replay baixíssimo, tipo um Heavy Rain.

Num futuro próximo vejo 2 opções: caso tenhamos ainda mídia física, seriais serão obrigatórios para jogar, igual em muitos games pra PC. E a eliminação da mídia física, onde o game será atrelado a uma conta online. O Steam acabou unindo de maneira eficaz (e barata) os 2 mundos, eliminando a necessidade dos seriais com os jogos “atrelados. Aos poucos estamos vendo isso nos consoles. Muitos games da Live com preços atraentes, estamos vendo toda semana descontos de jogos “retail” para assinantes da Playstation Plus na Sony, além dos descontos diários e algumas vezes semanas com enormes descontos nos games do Steam. Hoje as produtoras fazem de tudo para tentar combater o mercado de usados, que a cada dia fica mais forte, tendo mais pessoas com acesso aos consoles atuais e podendo comprar games regularmente.

[Via Eurogamer, Destructoid e Game Generation. Imagem via The Gamer Access]

24 comentários em “Próximos games com multiplayer da Sony terão o “Online Pass””

  1. Podem me criticar mas sou meio a favor do Online Pass, quase todo mundo nos EUA preferem comprar jogos usados do que novos (GameStop), ai pelo menos é uma forma das produtoras ganharem um trocadinho com o jogo pra ajudar a manter os servidores online.
    E Flausino como assim Heavy Rain tem um fator replay baixíssimo? o jogo tem vários finais que se alteram devidos aos QTE e história muda completamente.

    1. Sorte tua que o Flausino(creio que foi ele, pelo menos) tirou o botão de negativar xP Eu não apoio usado, nem locação, eu sou contra até, mas no país perfeito em que vivemos fica meio complicado, fico feliz de pelo menos não estar na pirataria.(traduzindo, sou a favor do online pass)

      1. Vai dizer que nunca alugou um jogo ou nunca pegou um emprestado de alguém?

        1. Que parte do país perfeito você não entendeu? =) Eu alugo bastante, pegar emprestado e trocar nunca

            1. … ou você está se fazendo de burro ou está querendo me trollar(ou os dois)

              1. Na verdade estou tentando entender mesmo porque você é contra trocar ou pegar emprestado mas aceita alugar um jogo.

                Mas pra entender isso queria saber porque você é contra troca/empréstimo.

                1. Eu sou contra alugar jogo, você não leu não? "Eu não apoio usado, nem locação, eu sou contra até…" Eu não gosto de trocar e pegar emprestado, trocar pq eu precisaria me livrar de algum meu, emprestar, bom não gosto de pegar emprestado.

                    1. Pqp, como pode você não entender, simplesmente se tivesse por uns 99~129 o lançamento eu não alugaria mais, a não ser em casos de desconhecer muito o jogo e não ter idéia se iria gostar ou não

              2. Só um detalhe, se ninguém comprar o jogo, não vão existir cópias usadas pra revenda.

                E mais, eu já ouvi várias vezes produtores falando como os usados são importantes no mercado americano, já que são eles que permitem 1) que quem não pode pagar pelo jogo novo ainda assim compre e, quem sabe, venha a gastar com DLC ou comprar a continuação e 2) quem vendeu o seu usado complete a diferença e compre um jogo novo.

                Agora minha opinião: a venda de usados é uma ótima opção pra quem não quer jogos piratas. Colocar barreiras pra esse tipo de jogo vai sim dar algum retorno e algumas pessoas vão pagar pelo passe, como já fazem com jogos de outras distribuidoras. Mas isso também pode facilmente levar o cliente pro outro lado, porque não demora nada ele perceber que usado + online pass ~= jogo novo e desistir da compra, partindo pro pirata.

                1. Pois é. Eu troco muito meus jogos pelo simples fato de que a maioria não tem fator replay nenhum. Afinal, pra que eu vou jogar Heavy Rain de novo se eu já sei que o assassino é o mordomo?

                  Agora se pegar um jogo que tenha um multiplayer que a pessoa goste, ela não vai vender. Tem jogo aí que é legal até, tipo o Capitão América, eu gostei e tal, mas em 8 horas já tinha terminado e platinado e não tinha mais nada o que fazer ali. Vou fazer o que? Deixar na estante empoeirando ou passar pra frente pra jogar outra coisa?

                  Agora você chega num país como o Brasil onde um jogo novo numa loja com nota fiscal e tudo dentro da legalidade e tem que pagar 200 reais num jogo, é de foder. Eu tinha mais de 25 jogos em casa empoeirando, vendi tudo e comprei mais um monte de jogo, afinal dinheiro não nasce em árvore.

                2. Só pra esclarecer eu não sou contra comprar jogos usados, pois concordo contigo ajuda a combater a pirataria, então por isso sou a favor do Online Pass, pois assim pelo menos uma pontinha vai pra produtora/desenvolvedora.
                  Eu mesmo já comprei um jogo usado, logo que comprei meu PS3 queria jogar Unreal Tornament III, mas não encontrava em lugar nenhum, ai só achei usado e comprei, esse ano comprei uma cópia nova do jogo pra min e dei a outra pra um amigo.

            2. Duas coisas que Duke Nuken tem em comum com Dead Space 2:

              1. Multiplayer

              2. Nenhum troféu Multiplayers

              Pode ter passe online e até exame de sangue pra jogar, nem ligo. (até pq: 3. Multiplayers bem meia boca esses dois).

              Agora se começar a colocar UM BRONZE pelo online só pra obrigar o povo a pagar o tal passe dai é sacanagem. Ou tipo criar um online idiota e desnecessário só pra enfiar goela abaixo um bronze e um código online eu abandono a produtora!

              Exemplo: Heavy Rain um modo online onde dois jogadores competem quem aperta o x mais rápido (um concurso de masturbação, por exemplo no exemplo). Quem ganhar ganha um bronze….

              Mas a ideia é boa o dia que for vender meu apartamento vou chavear os banheiros e vender um Pass Online se os novos moradores quiserem usar.

            3. ursinhomalvado

              Ser contra o usado é meio ridículo, é aceitar abertamente que gosta de pagar por algo e não ser o dono. Paga mas não leva. Se você compra algo, é seu, você troca, vende, guarda pra juntar poeira, joga fora, você escolhe! Se você não pode fazer nada além de usar e guardar, então você não comprou, alugou por tempo indeterminado. O jogo na verdade não é seu.

              A maioria dos jogos eu nem entro online, a única coisa boa que pode surgir desse absurdo é jogo usado mais barato por não ter o online incluído. Eu faço trocas, usado nunca compre, mas pode ser uma oportunidade de pagar menos…

            4. Acho que as produtoras deveriamse preocupar é com as copias piratas , se incomodam mais com os usados , como pode ? Se não tiver usado é porque não vendeu novo , simples . Eu não curto emprestar , pegar emprestado , mas pelo motivo de capricho com meus bens mesmo , gosto de manter meus jogos em perfeito estado , emprestando , as vezes o individuo te devolve cheio de manchas , sujeira , quando não coisa pior como um risco . Também não me desfaço , mas só dos jogos que gosto mesmo , os que não curto , vendo ou troco , os de coleção , mesmo depois de zerados ficam aqui na estante . Também não acho graça em alugar , pra filme tudo bem , em 1 ou 2 dias você já esgotou tudo que era possível na locação , mas games demandam semas para serem explorados , exceto esses lixinhos que só servem para tirar seus trofeus ( Capitão America , Hana Montana , Terminator Salvation etc ) .

              1. Cara mas isso é só o primeiro passo. É meio complicado acabar com a pirataria mas com esse tipo de ação vai diminuir bastante.
                Meu medo é pessoas ficarem com raiva disso e tudo mais.

            Não é possível comentar.