Hoje, ao abrir um dos meus emails, me deparei com um email do programa de criador de conteúdo da Epic Games, que muitos usam sobretudo no Fortnite. Os jogadores podem apoiar alguém pelo programa ao comprar jogos na loja da Epic e comprar cosméticos no Fortnite.
Mas o email que eu recebi desencoraja totalmente dos criadores de conteúdo de participarem do programa. Pelo que eu entendi, se em 12 meses o criador de conteúdo não consegue pelo menos o mínimo de US$ 100 dólares, os valores e progresso são zerados. Se a pessoa chegou a US$ 90 e faltam poucos dias pra terminar esse período, não terá margem pra conseguir pelo menos completar o valor.
E essa regra simplesmente é inacreditável, e deixa qualquer criador de conteúdo chateado, se ele estiver perto de completar e ver todo o esforço desaparecendo. Confira abaixo o email completo.
Já se passaram 12 meses desde que você aderiu a um dos nossos programas para criadores (Apoie-um-Criador ou Criadores de Ilhas). Conforme estabelecido no respectivo Acordo de Criador, a menos que sua conta do programa atinja 100% de elegibilidade para pagamento (ou seja, se ela ganhar US$ 100 ou mais) dentro de um período de 12 meses consecutivos, nenhuma compensação será ganha ou creditada a você e seu progresso para a elegibilidade de pagamento será zerado.
Com base em nossos registros, sua conta do programa não atingiu 100% de elegibilidade de pagamento durante os últimos 12 meses. Como resultado, quaisquer compras e/ou resgates atribuídos feitos por seus seguidores (programa Apoie-um-Criador) ou pagamentos por engajamento (programa Criadores de Ilhas) durante este período serão zerados.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o Suporte ao Jogador da Epic Games.
Eu tenho um código de apoiador (RODRIGOFGLIMA), mas não usava tanto. Teve uma época que eu colocava em todos os posts no site, mas quando a gente migrou de domínio, eu deixei um pouco de lado essa divulgação, já que não tava adiantando muito e ninguém usava o meu código nas compras internas no battle royale da Epic. E hoje em dia, com as mudanças de algoritmo do Google, ter esse tipo de divulgação em várias páginas se torna prejudicial pro alcance do portal.
O programa de apoiador da Epic aparenta ser recomendado apenas para quem tem um engajamento altíssimo nas redes (por exemplo os influencers que cobrem o jogo e tem muitos seguidores nas redes sociais e leakers de Fortnite) ou quem cria mapas no Criativo, pois pelo menos acredito que exista alguma compensação pelo tempo que os jogadores gastam nos mapas. E isso explica porquê que muitos mapas do Criativo forçam o jogador a permanecer nele por mais tempo do que o necessário.
E considerando que a Epic demitiu centenas de funcionários tempos atrás, eles podem estar tentando reduzir os pagamentos ou não ter como acumular por anos, para que o criador possa pelo menos receber alguma coisa em algum momento da vida.
Agora a gente fica pensando se vale a pena virar criador de conteúdo de Fortnite e de jogos da Epic Games. Pra que divulgar as promos da Epic ? Melhor focar no Steam, que pelo menos é uma biblioteca maior de jogos. Pra Epic Games, só vale a pena repercutir os jogos gratuitos que a loja oferece. Amo muito o Fortnite e pretendo continuar a cobrir o jogo, mas não vale o esforço de ter um código de apoiador e ficar implorando nas redes sociais pra galera usar.