Início » Blogosfera » Quando os blogs deixam de ser atualizados

Quando os blogs deixam de ser atualizados

Tudo na vida tem começo e fim. Nada, nada é pra sempre. Apesar de que nos museus terem objetos antigos e preservados, daqui a alguns milhões de anos talvez não reste mais nada, com o colapso do Sistema Solar. E isso também acontece com a maioria dos blogs. Com as facilidades da internet e do registro de domínios e de criação de blogs como se fosse contas de e-mail facilitaram para a proliferação de trocentos blogs diferentes, de todos os assuntos. Eu mesmo quando vejo um blog novo e bom eu sempre adiciono no RSS. Se tem infos interessantes, eu dou uma parada para ler. Se não tem, eu passo, já que a quantidade de feeds que recebo é absurda. O ruim é que com isso eu deixo de fazer coisas mais importantes.

Então hoje eu decidi radicalizar: comecei com o apagamento de muitos feeds aqui. A maioria são feeds que, de uns tempos para cá, pararam de serem atualizados. Talvez o autor pode ter cansado, já que muitos abrem blogs e depois que percebem que não dá pra concorrer com gente grande, acaba desanimando. Outros abrem blogs do Blogspot para tentarem uma graninha do Adsense e depois de um tempo acabam desanimando também. Outros desistem dos blogs pessoais e entram para uma equipe de um site novo/site antigo que ele comentava muito nos comentários. Manter um blog hoje é se dedicar durante muito tempo, no começo sem retorno financeiro e sem retorno de feedback (comentários nos posts), e depois de alguns meses que começam a aparecer gente interessada no blog.

No meu caso, eu mantenho 3 blogs, que tem relativo sucesso, mas isso é em virtude de que eles surgiram a partir do meu blog oficial. Até antes de abrir o GamedevBR eu só postava aqui, que não tinham tantos leitores. Como vi que eu deveria fazer um blog de nicho, eu abri o GamedevBR, mesmo sabendo que eu perderia leitores. É uma missão arriscada, mas que está valendo a pena: hoje o GamedevBR tem em média 250 leitores e em alguns meses ele pode ultrapassar o meu blog pessoal. Já o Select Game está indo pro mesmo caminho: abri pra ter um blog sério de games e consegui angariar nos primeiros 2 meses quase 80 leitores, um número muito bom para um blog de games focado no Playstation 3. Se eu visse que o Select Game, por exemplo, não tivesse tanta visitação e feedback, com certeza depois de algum tempo desanimaria e poderia entrar no mesmo caminho que muito blog de games que para de ser atualizado. Aí eu voltaria os posts de games pro meu blog pessoal mesmo.

Não quer dizer que com este texto (meio desconexo) eu esteja desanimando quem quer abrir um blog. Muito pelo contrário: eu gosto de que possam surgir gente nova no pedaço. Mas é aquele negócio: abrir um blog hoje em dia demanda um pequeno sacrifício pessoal: se a pessoa está disposta a gastar algumas horas por semana para atualizar o mesmo, tudo bem, vá em frente. Se ela ver que isso é difícil, não recomendo, já que o blog pode surgir e depois de pouco tempo ele vai ficar encostado. Se o user cria no WordPress/Blogspot, tudo bem, ele não está tendo custo financeiro. Agora, se ele compra um domínio, então tem sempre o lance das despesas de hospedagem, que muitos não estão dispostos a pagar. Eu mesmo gasto 50 reais por mês pra manter os 3 blogs. É muito? Sim, mas pelo menos o Adsense cobre todo o meu gasto e me dá algum lucro, que está servindo para ajudar a pagar as contas. Eu não ganho tão bem quanto eu gostaria como programador de sistemas comerciais.

Pra terminar, também dou um conselho: sempre olhe nos feeds se um certo blog parou de atualizar. Se parou, não tenha medo e apagar: melhor o leitor ter apenas blogs que ele realmente goste do que cadastrar em muitos blogs de um determinado assunto e perder muito tempo lendo assuntos que ele está perdendo o gosto de ler. Eu mesmo antigamente era cadastrado em muitos blogs de tecnologia, mas ultimamente eu não gosto mais de ler sobre este assunto. Com isso eu tenho apenas 7 blogs de tecnologia/Dicas de WordPress, contra os 74 que acesso de blogs nacionais de games que tem desde atualizações diárias até mesmo atualizações esporádicas e que compensam acompanhar.

Relacionados e Publicidade