O mundo da economia é uma das coisas mais complexas que o ser humano pode criar na sua existência. Bolsa de valores, macroeconomia, micronações, cotação da moeda, overnight, overpower, etc. Para nós pobres mortais, parece simples pegar a cotação do dólar de hoje e achar que sabe quanto vai vir na fatura do cartão pela compra daquele jogo online de U$ 20,00, mas o fato é que estamos ignorando uma miríade incomensurável de variáveis, algumas destas só disponíveis no tempo futuro, que é quando sua fatura do cartão chega.
A esculhambação é tanta é tão grande que no meio desse Chop Suey de números, algumas conclusões estapafúrdias chegam a uma aproximação assustadora da realidade.
Portanto, por simples miséria, ócio e um machucado em partes íntimas que me impede de continuar coçando-a, decidi que iria calcular qual deveria ser o preço real, justo e aceitável de um jogo de vídeogame no Brasil.
Para isso, utilizaremos o conceituadíssimo Índice BigMac.
Aviso de Isenção de Responsabilidade: IANAE (I Am Not An Economist – Eu não sou um economista).
O índice BigMac foi criado pela The Economist, como forma de se quantizar a valorização de uma moeda em relação a outra. As informações mais detalhadas você encontra na página da Wikipedia. Por enquanto vamos apenas assumir que o BigMac está presente em todo o mundo e deveria custar aproximadamente a mesma coisa em qualquer país, já que as franquias têm o poder de negociação com os fornecedores em busca dos melhores preços para os ingredientes.
Com alguma sorte o conceito deve ficar claro mais adiante.
Primeiramente, as constantes:
- Game Ghostbusters para PS3, novo, sem desconto: U$ 60,00 na Amazon;
- Cotação do dólar: R$ 1,83 em 13/08/2009 (via Gadget Cotações do Windows 7);
- Custo do BigMac nos EUA: U$ 3,57 em 16/07/2009;
- Custo do BigMac no Brasil, sem taxa de entrega: R$ 8,50 no McEntrega.
Primeiramente, vamos calcular quando um americano pagaria por um BigMac brasileiro:
R$ 8,50 / 1,83 = U$ 4,65 (1)
Logo, o custo de vida no Brasil, tirado da relação de preços entre os sanduíches aqui e lá é de:
U$ 4,65 / U$ 3,57 = 1,302 (2)
O custo do jogo se pago em reais será de:
U$ 60,00 x 1,83 = R$ 109,80 (3)
Este é o preço que se paga por um jogo nos EUA, não no Brasil. Nosso custo de vida é maior que o dos americanos, e para isso precisaremos aplicar a taxa relacionada à diferença de preço entre o número 1 (só o sanduíche) daqui e o de lá:
R$ 109,80 x 1,302 = R$ 142,96
Logo, um jogo novo, lacrado, lançamento, em BD para PS3 deveria custar algo na ordem de 140-145 reais.
Eu gostaria de fazer algumas considerações sérias neste ponto.
Primeiramente, apesar de toda imprudência, imperícia e negligência deste autor em relação aos termos tratados, existe algum sentido nas informações apresentadas aqui. É claro que o preço de um sanduíche não é suficiente para determinar todas as complexas questões que envolvem a “ecomonia” de verdade. Porém, o valor é razoável e parece justo.
A Sony agora produz jogos em território nacional, com preços entre 170 e 180 reais. Ainda não é o mesmo que os 140-145 que a matemática do sanduíche prevê, mas para um método tão grosseiro, chegou bem perto.
A lição a ser tirada desta sátira é tão somente que:
Nosso BigMac é caro pra cacete.
Fontes:
The BigMac Index
BigMac Index Table (16/07/2009)
Ghostbusters na Amazon