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Ranking atualizado (07/06/2009)

Google News

Hora de mais um post comentando sobre a atualização do ranking de blogs de games segundo o Feedburner. Quando eu vejo que eu fiz muitas modificações eu crio um texto avisando vocês e incentivando os blogueiros a usarem o feedburner. A maior vantagem é que dá pra contar o número de leitores do feed (mas a conta deles deve ser baseada em estimativas de leituras nos dias anteriores. Sinceramente não sei como eles fazem essa conta) e dá pra monetizar o feed (colocando Adsense, mas o rendimento é bem pequeno ou quase nulo). Já a desvantagem é que, aparentemente, o feed não coloca códigos EMBED de vídeos nos textos. Aí eu acabo tento de colocar o link também pros leitores acessarem também aquele vídeo e não perder nada do texto.

As maiores diferenças nesta atualização de hoje é que coloquei no final do ranking of blogs que já estiveram na listagem. Porquê? Como eu sempre tento conferir cada blog, eu tenho de manter uma listagem com os blogs que tem uma boa quantidade de leitores no feed mas que não são atualizados. Assim quando o ranking ganhar uma nova atualização, eu acesso todos os blogs e confiro se eles ganharam textos novos para recolocar eles no ranking. Sei que pode acabar gerando uma certa polêmica, mas quem sabe isso incentive um pouco a postar alguma coisa. Não quer dizer que eu esteja forçando alguém a atualizar o blog. Atualiza se quiser, mas quando o blog não ganha textos, o pessoal mais crítico pode desanimar e aí vai descadastrar o feed do leitor de RSS. Eu faço isso.

E adicionei mais dois blogs bastante relevantes: o Warpzona e o Goluck. Eu tinha dito no post anterior: os editores tem potencial pra ter muita gente lendo e não me enganei. Hoje o site tem 265 leitores, um número muito bom para um blog de games. É claro que não chega perto dos quase 1600 do Continue, mas aos poucos os blogs chegam lá. Conseguir novos leitores é um trabalho árduo e leva muito tempo pra conseguir.

Tá, mas você chega, posta isso, mas e o caminho das pedras? Como ganhar leitores? Hora de algumas dicas interessantes pra vocês, já que eu já sou blogueiro já faz pelo menos 2 anos e já li muita coisa sobre o assunto. Sei que o conteúdo abaixo foge do assunto de games proposto aqui, mas eu quero é ajudar vocês, que com certeza querem vencer com os blogs e continuar com um bom trabalho:

Divulgue o seu texto atual em sites de agregadores de notícias: antigamente era moda mandar o seu texto pro Rec6, um serviço parecido com o Digg, onde você mandava um link e os leitores de lá davam pontos. Quando mais pontos, mais fácil ele ficar na página inicial e com isso o texto ganha tráfego de leitores. Hoje eu mando apenas para o Uêba, que é um agregador de textos onde você manda um texto e depois de alguns dias (no máximo 4 dias úteis) o seu texto pode ser aprovado. Se for aprovado, você irá ganhar um número imenso de visitas, que pode variar conforme o assunto. O meu post do novo vídeo do filme do Prince of Persia, por exemplo, no dia que o post foi aprovado ganhou mais de 900 visitas desde então. Isso para UM texto.

Mas é aquele negócio: também é interessante você ser social e mandar links de notícias de outros sites para esses serviços de agregadores.

Comente de forma séria em blogs especializados: não, não é algo como “Visite aquele texto x no site y” ou “No site xyz tem mais infos desse negócio”. Basta apenas comentar de forma séria e deixar o seu link quietinho, escondido no seu nome no comentário. Se algum leitor daquele texto que você comentou gostar do seu comentário, ele pode se interessar e visitar o seu blog. Se for um gamer, ele pode querer assinar o RSS. Quem posta muitos links num comentário e que seja apenas para se auto-promover pode ser mal-visto e ser taxado como spammer. Se for colocar um link, o faça com moderação.

O IntenseDebate não tem o esquema de links no nome para os leitores com conta, mas se você acessa o avatar do comentarista, aparece uma pequena janela com os links dos sites do usuário em questão.

Botão de RSS visível na página index e nas páginas internas: com os sistemas CMS, em cada página é gerado uma sidebar fixa. Então algum visitante vindo do Google pode também ser usuário de RSS e com isso ele pode se interessar. Quem acessa pela página index também pode gostar do blog e assinar o RSS oficial.

Ah, assinaturas nos comentários também não são muito bem-vistas, salvo se nos comentários do blog em questão seja apenas de usuários registrados (como o Meiobit Games, onde não dá pra ter o link). Mas até no Meiobit Games eu manero a minha assinatura: se eu posto algo com um link eu elimino a assinatura do Select game pra não poluir demais o comentário caso eu poste um link de outro site pra complementar um texto.

Twitter: se você criou algo interessante, poste lá. Talvez algum seguidor seu não seja leitor do blog e aí ele passe a assinar o feed. Ou ele é seguidor mas gostou da notícia e fez um RT (re-tweet, ou algo assim) para outros leitores acessarem. Isso é comum de acontecer atualmente por lá.

Fórum de discussão: O blogueiro pode postar o texto num tópico, mas aí vai depender da política do fórum. Você pode divulgar um trecho lá e pedir pros leitores acessarem. Alguns podem usar RSS e com isso você pode ganhar mais um leitor.

Postar constantemente e de forma relevante: essa é a regra principal, que decidi postar por último nesta listagem. Tem de ter textos bons e opiniões originais. Assim outros blogueiros podem se interessar e linkar aquele texto criando uma opinião nova e que pode incentivar o leitor daquele blog a acessar o blog-fonte. Ah, blogs sem fonte (e sem o link da fonte) nas notícias não são bem-vistos por mim, e eu elimino do RSS.

Ah, mas o UOL Jogos não posta links. Bom, estou comentando dos blogs e não dos portais de jornalistas que são imparciais (e nem reclamo mais disso, já que não vai adiantar mesmo…). E se você for ver hoje, os blogs que acabam tendo mais crescimento dos que os sites em si, já que muita gente quer ver opiniões novas e textos diferentes, e não os textos sem sal e imparciais dos grandes portais de games. Fora isso, hoje é mais fácil acessar canais da própria produtora no Twitter e no Youtube. Eu acesso canais da EA, Ubisoft, Criterion Games e da Media Molecule no Youtube, o que facilita pra gente colocar vídeos de lá e não os vídeos pesadíssimos do GameTrailers (já que eu uso os de lá porquê são garantidos de que não sejam removidos pelas produtoras).

Pra terminar, sim, este post ficou gigante mas que achei essencial postar algumas dicas e comentar também sobre as atualizações no ranking. É claro que o ranking é baseado numa estimativa e que não reflete o número de visitas de um blog em questão (além de que alguns dias o contador falha e conta errado). Eu mantenho atualizado mais porquê tem alguns blogueiros que gostam de ver o crescimento dos seus blogs e pra eu ver qual é o topo do número de leitores do Feedburner numa determinada área do conhecimento. A gente sempre vê mais de 6000 leitores num Contraditorium, quase 14 mil no Papo de Homem e 25 mil num Meiobit e nos games a maioria nem sabe quais são os blogs mais lidos (eu gosto de saber essa informação, por mexer com um blog de videogames). Aí eu deixo a página quietinha, sempre atualizando ela de tempos em tempos.

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