Ingredientes
- Uma etiqueta com o nome do jogo e a sua idéia.
- Uma tigela do Documento de Design (Game Design).
- 1 quilo do Roteiro.
- Uma colher com menus do jogo.
- Meia xícara da jogabilidade.
- Meia xícara de sons e efeitos sonoros.
- Uma xícara com os modelos dos personagens.
- Meia tigela de cenários.
- Meia tigela de efeitos gráficos (shaders, etc).
- Uma embalagem com o marketing.
- Tempero especial: conexão com a internet e addons onlines.
Modo de Preparo
Cole na tigela o rótulo e em seguida despeje nela o roteiro, e vai mexendo até ele ficar consistente. Durante o preparo, vai provando-o para saber se está de acordo com o rótulo. Em seguida, coloque a jogabilidade, os cenários e os modelos.
Vai mexendo durante alguns meses (sim, meses!) até a massa digital ficar mais consistente. Depois coloque os efeitos sonoros, os gráficos e shaders e os menus.
Peça para outras pessoas possam experimentar o jogo antes de distribuir o mesmo, para corrigir eventuais erros no cozimento, como colocar ingredientes a mais e deixar o alimento azedo ou doce demais.
Por fim, embale seu bolo com o marketing e comece a distribuir ele: de graça para que o pessoal possa experimentar o alimento, ou sendo vendido em estabelecimentos especializados. Também pode-se abrir uma lojinha para vender pela internet.
O prazo de validade vai depender do cozimento e se tem o tempero especial. Se for apenas off-line, terá um tempo de vida útil dependendo do tamanho da tigela. Se for online, o seu vencimento será aumentado de acordo com o rótulo: Games de tiro e de corrida tem tempo de vida útil maior, mas não superam os MMORPGs.
Por fim, se eu esqueci algum ingrediente, me avisem que eu altero a receita 😛

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!