Início » Game Design » Recurso para os personagens trocarem de roupa

Recurso para os personagens trocarem de roupa

Uma característica presente em muitos games, mas pouco usado é a troca de roupas. Mario e Final Fantasy tem este recurso, mas as outras roupas são sempre relacionadas com recursos que o personagem pode ter. Em Mario, cada roupa dá a ele uma funcionalidade diferente (atirar fogo, planar…) e em alguns Final Fantasies as classes de personagens (mago, ninja…) podem ter roupas diferentes, mostrando os personagens com aquelas roupas nos gráficos.
Mas o que eu não vi em nenhum jogo foi a possibilidade de, no meio do jogo, o personagem ter uma troca de roupa comum. Por exemplo, ir numa loja qualquer, escolher uma roupa e sair de lá diferente.
OK, se for olhar histórias como O Senhor dos Anéis, eles não trocam de roupa durante uma aventura, mas não quer dizer que num Final Fantasy eles não podem fazer isso. Como num enredo os personagens visitam diversas cidades, eles bem que poderíam trocar de roupa numa loja.
Não pense que é viadagem da minha parte. Isso seria um recurso bem interessante, mostrando diversas roupas, deixando para o jogador escolher. Até parece coisa de menina ter de ficar escolhendo roupa para um personagem se vestir, mas e se isso influenciar o gameplay? Tudo bem que as armas tem os gráficos modificados, mas e se uma roupa tiver influência. Por exemplo: em locais de muito calor, os personagens podem usar roupas mais leves e com isso melhorar atributos de velocidade…. Oras, nos RPGs normais já tem os acessórios que melhoram os atributos! Sim, mas o clima não influencia na roupa e conseqüentemente no personagem
Se aliar isso com o recurso de game photo camera e dar ao jogador a possibilidade de gerar uma screenshot e mandar para a internet, nos fóruns os jogadores pódem discutir melhores variações de roupas para aquela dungeon. Agora se o jogo tiver o nível gráfico de um Final Fantasy XIII, dá até para criar wallpapers ou fanarts com os personagens com diversas roupas.
Por fim, seria um recurso interessante colocar isso nos games, apesar do mesmo não ter tanta influência num enredo e ser algo opcional, já que o tempo de desenvolvimento aumentaria, além de prever todas as possíveis possibilidades que este recurso pode ter.

Relacionados e Publicidade
Marcações: