Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Referências – Livros sobre desenvolvimento de jogos

Referências – Livros sobre desenvolvimento de jogos

Semana passada um contato no MSN me pediu ajuda para recomendar livros de desenvolvimento de jogos na área. Como vi que isso poderia ajudar muita gente, decidi montar este post com algumas referências de livros em algumas área de desenvolvimento de jogos. É claro que, diferente dos sites, os livros são melhores por terem mais didática e por dispensarem um pouco de conexões velozes de internet, já que muitos estudantes não tem banda-larga. Outra vantagem é que em certos livros tem mais conhecimento do que espalhado na internet, ajudando melhor o estudante interessado em ingressar na área.
Bom, como sou programador, confesso que eu não posso comentar muito a maioria dos livros (eu não tenho eles) e com isso vou apenas linkar as recomendações de outros blogueiros e colocar outros links normais.
Programação

Os 2 primeiros são dois dos livros mais lidos e recomendados pela maioria dos programadores. Tenho o Java Como Programar e recomendo para quem quer aprender bem a linguagem.
O último link acima é uma coletânea de referências e não incluem apenas livros. Também tem tutoriais na internet sobre a linguagem.
Em breve também vou separar materiais em Java e C++ para criar posts específicos (principalmente o C++, já que vou começar a estudar a linguagem nesta semana e nas próximas).
Game Design e assuntos relacionados
Aqui tem recomendações dos blogueiros que também tem interesse no assunto. Eles sabem mais que eu! Segue:

Modelagem 3D

Outros

Bom, eu tenho o primeiro livro e no link acima você pode ler uma análise do mesmo. Já os outros eu desconheço, mas aparentemente são bons também.
Por fim, o meu post serve mais para quem tem dinheiro para investir em algumas publicações. É mais arriscado do que apenas ler um tutorial gratuito, mas vale a pena no final, onde o estudante pode ir montando a sua biblioteca e podendo sempre consultar os livros para auxiliar em algum projeto.
Se alguém quiser recomendar algum livro, fique à vontade!

Relacionados e Publicidade
Marcações: