Já faz algum tempo desde que eu postei meu último texto sério por aqui. Chegar e admitir que o blog está morto é complicado, mas é a realidade. Eu acabei matando meu blog pessoal para me dedicar mais ao Select Game, e o GamedevBR está indo pro mesmo caminho. Talvez por não ter tandos comentários, talvez pelos games serem um assunto mais fácil de mexer do que estudar desenvolvimento de jogos, enfim. Mas o meu sumiço também foi por uma boa causa.
Nas últimas semanas eu comecei uma verdadeira re-estruturação financeira. Eliminação de contas pra ajudar a cobrir outras contas, e uma delas seria migrar o meu blog pessoal para um novo host, e economizar cerca de 20 reais mensais. Até expliquei certinho neste post, mas não tinha feito a migração ainda. Então vou fazer um relato simplificado de como que foi e da minha pequena dor de cabeça.
Primeiro, não tenho nada contra as empresas (UOL Host e Webhost). Nada. Meu único problema é financeiro, e as duas empresas são ótimas como hosts de sites, mas o Webhost (o host que mantinha o meu blog .com) tem a desvantagem de não ter transferência ilimitada para clientes antigos, o que me fez pender pra migrar para o UOL Host e não ter mais a preocupação dos gastos de transferência. Tinha uma época que este blog pessoal consumia muitos recursos, e então eu fui migrando de serviço para um maior. Depois que abri o Select Game a taxa diminuiu, já que acabei me focando mais em games lá do que em desenhos e este blog foi decaindo em conteúdo e visitações. Só que ainda assim por ser uma taxa limitada, se a expectativa de crescimento aumentasse, teria uma hora que não daria jeito e teria de migrar para um serviço mais potente. Eu tinha esse pensamento faz tempo, mas como estava chegando a época da renovação de domínio, ou eu me mexia ou eu teria uns gastos que não queria pagar. Um dos gastos é a taxa de renovação anual, que o Webhost cobra 43 reais para fazer esta renovação.
Eu preparei a migração para que ela fosse transparente ao leitor. Primeiro eu fui baixando as imagens do blog .com e fiquei upando elas de forma manual para o UOL, já que como o computador da minha casa estava zicando com os uploads de arquivos grandes, tive de mandar as pastas com as imagens separadamente. Depois eu abri um blog .com.br pagando 15 reais pelo registro (este que você está lendo), e configurando. Abri este blog e importei todos os posts para o novo banco de dados.
O problema é que com isso eu perdi vários links de posts anteriores, que ainda mantém a configuração de /site/dia/mes/ano/post nos permalinks (os links de cada post). Não posso usar plugins de redirecionamento já que eu já estou usando um redirecionamento no htaccess, e terei de acertar estes links na mão, passando em todos os posts do blog pessoal pra consertar os links quebrados. Uma tarefa insana que não to com tempo de fazer, além de uma certa preguiça. Ruim para o SEO do blog, que tento manter de forma correta, já que parte dos meus rendimentos vem deste blog.
Depois da importação de posts comecei a fazer testes de redirecionamento via HTACCESS. No começo usava um redirecionamento temporário, mas aí vi que eu deveria fazer um redirecionamento permanente, usando o 301. Ficou assim no HTACCESS do meu blog .com:
Redirect 301 /pasta_original http://www.site.com.br/wp-content/pasta_original Redirect 301 /blog http://www.site.com.br
Tem outras linhas, mas omiti por segurança. Acredite, é um comando extremamente poderoso mas que deve ser usado com calma. O comando acima redireciona o tráfego e avisa os buscadores que é uma mudança permanente. Obviamente fiquei fazendo testes e configurando pastas, até achar uma configuração ideal. Além disso tive de re-upar manualmente todas as imagens dos posts caça-paraquedistas, já que a migração dos posts sumiu com os dados de galeria.
Terminado todo esse processo, entrei em contato com o Webhost pra cancelar o serviço de hospedagem e mudei os DNS para o UOL, num processo que achava que daria mais dor de cabeça, mas que não foi tão complicado. O maior problema seria esperar a propagação de DNSs que ocorrem algumas vezes por dia nos servidores de endereçamento da internet e da localização dos sites. Depois desse processo que começou o meu maior problema e a minha única crítica ao UOL Host: a transferência de autoridade de DNS.
Explico: quando você abre um novo site, ele tem dois “donos”: você e a administradora que registrou o site pra você. O domínio tá no seu nome, mas a administração do domínio para as entidades de registro (Icann, Registro.br) é do host, que já setou os endereçamentos de IP, dados do dono do site e que também cuida da renovação. O meu blog .com estava prestes a vencer, e então achava que a migração também cobria isso. Se for analisar os preços, o UOL cobra cerca de R$ 5.90 para renovar um domínio .com por 1 ano. O Webhost cobra R$ 43. Pela lógica, dá pra saber qual dos preços é mais atraente para o consumidor. Queria poder renovar pagando só 5,90. Seria um abatimento excelente e que não apertaria o orçamento. Só que para isso eu teria de migrar a autoridade de DNS de empresa, e aí isso me rendeu muita dor de cabeça.
O FAQ deles tem isso:
OBS: A transferência de autoridade e renovação de registros internacionais em breve estará disponível.
Mesmo com esta explicação, eu não acreditava que o UOL não tinha esse processo. Achava que isso é uma tarefa básica de qualquer host de sites de internet. Liguei pra atendente e eles disseram que não podiam fazer isso e que estava em processo de implementação. Sim, e esse processo está durando quase DOIS anos, o que me deixou profundamente enraivecido. Sim, eu fiquei bravo. Xinguei a empresa no Twitter, xinguei o atendente, até ficar conformado. Depois dessa triste realidade pensei, bom, o jeito será pagar a renovação com o Webhost pra pelo menos não perder o domínio .com. Mesmo eu não usando ele mais, quero manter o domínio sob o meu controle enquanto eu estiver vivo.
Só espero que até o ano que vem o UOL já tenha isso implementado, já que tirando esse problema, não tenho nenhuma reclamação. Por poucas vezes o Select Game e o GamedevBR ficou fora do ar, e por ser o UOL sabemos que a possibilidade do site sair do ar é mínima. Segundo o site deles eles usam a mesma estrutura. Tendo um serviço estável e barato (pago cerca de 15 reais mensais pra manter agora 4 sites) ajuda bastante blogueiros que queiram ter um blog e/ou site e que não tem tanta grana pra manter um.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!