Pular para o conteúdo
Início » PC » Relato do curso de segurança digital que fiz em 2004

Relato do curso de segurança digital que fiz em 2004

Alguns podem se surpreender, mas eu já pensei em seguir na área de segurança digital. Ser um hacker do bem, combatendo criminosos usando a informática. Então, num evento da minha faculdade acabei ganhando um curso numa empresa de São Paulo (não postarei links e nem citarei nomes, mas eles são gente boa!), na qual eu fui em Janeiro de 2004 para lá. Na época o curso custava 1800 reais, com 40 horas de duração. Ou seja: 1 semana de curso, o que me rendeu uma experiência bem interessante.
Então fui para Sampa e consegui ficar na casa de uma amiga da minha avó (ela também foi junto pra cidade. Queria tirar férias daqui da cidade). Na segunda-feira do curso, fui até a escola, que ficava, na época, perto do Largo São Bento. Durante os 5 dias eu andava cerca de 20 minutos até chegar no metrô mais próximo e demorava mais 40 minutos dentro dele.
No curso aprendi conceitos básicos de rede, conceitos de segurança, Linux e num dia brincamos com um exploit bem simples, que poderia, entre várias funções, colocar uma mensagem irremovível na tela. Foi tudo bem básico e hoje tenho poucas lembranças do que rolou no curso.
Durante a semana, também dei uma volta num dia na rua 25 de março, uma das ruas mais movimentadas que já pisei. Lá são lojas e barracas sem fim, onde fui procurar adesivos para a minha mãe vender. Não tinha sido a primeira vez que tinha visitado o local, mas a possibilidade de voltar lá é nula.
No final de semana fui visitar uns parentes em Taboão da Serra, aproveitando que eu estava na cidade. Foram eu, a minha avó e mais duas amigas dela. Tivemos de parar num local e esperar que um dos meus primos nos buscasse, para que nós fôssemos de ônibus até lá. Foi o momento “família da viagem”. Na volta foi interessante, onde encontrei, no metrô, alguns cosplayers de Harry Potter!
Por fim, isso me rendeu um ensinamento: não tentar esta área. Achei a mesma um pouco chata e vi que não era aquilo que queria fazer. Ainda bem, já que se eu tivesse continuado a minha vida seria completamente diferente.

Relacionados e Publicidade
Marcações: