Pular para o conteúdo
Início » AMD » RIP – Marca ATi

RIP – Marca ATi

E a notícia mais comentada do dia vai para…o fim da marca ATi. Só agora cedo começaram a chover, em diversos sites e blogs a notícia de que a AMD, que comprou a empresa alguns anos atrás, não irá mais usar a marca famosa das placas de vídeo gráficas. Segundo o Rodrigo Ghedin, no Meiobit, a decisão se deu depois de um estudo feito em diversos países (incluindo o Brasil) “que determinou que as marcas AMD e Radeon/FirePro são fortes o bastante, e que três nomes compondo os nomes dos produtos e a confusão que eles causavam (AMD/ATI Radeon?) eram ruins”. As placas atuais no manterão manterão as caixas, mas é bem provável que as próximas placas de vídeo venham apenas com a marca da AMD. Veja alguns selos:

Pessoalmente, em primeiro momento eu fiquei um pouco chateado, já que eu sempre associava o nome da ATi com o das placas de vídeo, mostrando que estou mesmo por fora do mundo dos PCs de ponta. Mas depois de ter pensado bastante (e de ter visto as imagens do texto do Meiobit) percebo que a decisão foi acertada. É mais fácil associar o termo Radeon com placa de vídeo de ponta do que ATi, e os selos acima foram outra decisão acertada, facilitando pro consumidor que for comprar um PC de marca. Só lembrando que os selos de baixo não tem menção à AMD, talvez pelo seguinte motivo:

De forma bastante esperta, a AMD criou dois sets daqueles malditos adesivos de caixas e equipamentos, sendo um deles sem menção à empresa, provavelmente para serem usados em dispositivos com componentes da Intel, evitando assim choques de marcas, o que poderia, no mínimo, causar mal estar na distribuição de PCs com CPU Intel e placa de vídeo AT… digo, AMD.

Só lembrando que as placas FirePro são placas gráficas mais poderosas e que são voltadas para usuários de softwares de CAD e 3D rendering (que usam softwares como Maya, Blender e 3D Studio Max).

[Imagem de topo via Gizmodo Brasil]

5 comentários em “RIP – Marca ATi”

  1. Eu não gostei muito. Eu acho o nome ATI tão forte quanto o AMD e Radeon/FirePro. Na verdade o que eu acho é que a AMD está tentando fazer o próprio nome ficar mais forte o fazendo aparecer em uma linha muito maior de produtos.

    Eu espero que isso ajude a AMD pois são meus processadores preferidos juntamente com as placas da ATI por oferecer uma melhor relação custo/benefício.

  2. Alexandre Soares

    Tava tão mais fácil AMD = CPU; ATI = GPU…… agora vc tem que ficar colocando marca, tirando marca, mo putaria……. esse que é o problema de termos grandes corporações…….. se bem que pra mim tanto faz, sempre que via uma placa da ATi sempre perguntava, ela equivale a qual GeForcce????? hauhauhauhau

  3. O mercado hoje em dia ta tão zoneado, que não faz muita diferença. essa alteração. Nvidia e ATi/AMD são concorrentes na fabricação GPUs. AMD que é concorrente da Intel pelas CPUs. Intel que tambem faz chipsets de placa-mãe, concorrendo com a Nvidia. Além disso, a intel faz placas de vídeo onboard, mas não se pode dizer que chega a ser uma concorrente para as outras fabricantes de GPU…

  4. A muito tempo que eu não relaciono mais ATi a placas de vídeo. Nvidia, por outro lado, sempre foi sinônimo de equipamentos gráficos de ponta. Para as VGAs ATi, ultimamente me refiro (e vejo os outros se referirem) simplesmente com Radeon (que também acho um nome feio pacas)
    Mas, convenhamos, por mais que, nas últimas gerações, Radeon e GeForce têm se igualado em potência, o nome GeForce ainda tem MUITO mais força.
    Boa parte das novas tecnologias de ponta na área de computação gráfica vêm da Nvidia, como CUDA, Tegra, 3D Vision, e, claro, a fodástica PhysX.

  5. Daniel Zapata

    Triste, a marca da GPU do meu Gamecube é ATI.

    (antigo) mas que jogo com o gosto até hoje (qdo vou na casa dos meus pais)

Não é possível comentar.