Início » Activision Blizzard » Rob Pardo, designer de World of Warcraft, deixa a Blizzard

Rob Pardo, designer de World of Warcraft, deixa a Blizzard

Rob Pardo - Blizzard

Em um post no fórum oficial, Rob Pardo, uma dos principais mentes do World of Warcraft e um dos principais diretores criativos da Blizzard, decidiu deixar a empresa. No post ele não deu detalhes dos motivos e comentou mais sobre a paixão dos funcionários pela empresa, pois uma das coisas que percebi nos últimos anos foi perceber que quem entra na Blizzard, e o ambiente de trabalho, incentiva a paixão dos funcionários em desenvolver jogos. Aliado a questão deles não lançarem tantos jogos e não terem pressa em lançar e conseguirem lançar os jogos sem tantos problemas, pois o carro-chefe deles no faturamento (o World of Warcraft) ajuda a manter a empresa sempre com grana para financiar seus jogos e experimentações como o Hearthstone, que chegou a responder por 34% do faturamento da empresa nos últimos meses. Ou seja: uma experimentação certeira por parte da Blizzard, fora o lançamento do Diablo III nos consoles, trazendo uma jogabilidade mais dinâmica e um sistema de esquiva, sendo a “versão definitiva” de um dos jogos de maior sucesso da empresa.

Rob entrou na Blizzard em 1997, trabalhando na franquia Starcraft, Diablo e World of Warcraft. Ele não comentou o que fará agora, mas no post ele comentou que irá aproveitar mais a família neste verão (no Hemisfério Norte), jogar muitos jogos, e pensar no próximo passo. Para quem conseguiu levar a empresa a ser uma das gigantes do entretenimento, certamente muitas outras empresas terão interesse em contratá-lo, isso se ele for continuar com desenvolvimento de jogos. Para mim, a sua saída da empresa está mais como um “período de férias e descanso”, pois é fácil supor que a pressão por resultados deve ser bem alta para ele. E em cargos de liderança, não é difícil a pessoa não ter tempo pra nada direito. E como aconteceu com o Jack Tretton (antigo CEO da divisão norte-americana da Sony PlayStation, que também deixou a empresa recentemente), também é bem melhor sair quando está tendo sucesso com algum produto.

Os jogos da Blizzard ainda estão entre os melhores dos gêneros. Em 2004 o World of Warcraft se tornou sinônimo de MMOs, em uma época onde não existia tantos jogos do gênero, tendo, no auge, mais de 12 milhões de jogadores ativos no mundo (hoje tem 7.6 milhões). Já a franquia Diablo foi uma das percursoras do gênero dos “dungeon crawlers” e o Starcraft foi um dos primeiros games que popularizaram os e-Sports, hoje sendo um dos principais games para quem pensa em ser competidor e participar de torneios com premiações em dinheiro, e o gratuito Hearthstone está sendo um dos jogos de cartas mais jogados na atualidade, estando gratuito para PC, Mac e iPad, tendo inclusive planos para sair para Android e iOS.

Rob Pardo e Chris Metzen, Vice-Presidente Senior de Enredo e Desenvolvimento de Franquias da Blizzard

Com informações do CVG. Créditos das Fotos – Joystiq e Gamespot]

Relacionados e Publicidade