Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Saiba como games auxiliam no processo de aprender inglês

Saiba como games auxiliam no processo de aprender inglês

Você sabia que games podem auxiliar no processo de aprender inglês? A língua inglesa é considera a língua universal. Ou seja, ela é uma língua com âmbito internacional, que não se restringe apenas aos falantes nativos, e que é aprendida como segunda língua.

Dessa forma, a proficiência nesse idioma, nos dias de hoje, é vista como essencial no mercado de trabalho. E isso porque até cargos mais simples passaram a exigir o inglês como requisito obrigatório.

Assim, por conta da globalização, cada vez mais as pessoas estão em contato com o inglês e precisam sabê-lo. E isso até nos momentos de entretenimento em que filmes, séries e jogos eletrônicos estão disponíveis nessa língua.

Portanto, para aprender inglês, o ensino não precisa seguir os moldes formais e tradicionais. Ou seja, a pessoa pode aprender uma nova língua de uma forma dinâmica, divertida e por meio de lazer. Assim, os jogos eletrônicos auxiliam na aprendizagem do inglês.

Com esforço e disciplina, você poderá aprender e aumentar seus conhecimentos de inglês enquanto se diverte. Dessa maneira, continue com a leitura para saber como os games auxiliam no processo de aprendizagem de inglês e algumas dicas de jogos!

Como aprender inglês com jogos eletrônicos?

Atualmente, os jogos eletrônicos estão completamente difundidos no cotidiano e lazer das pessoas. Isso acontece porque o acesso a esses jogos se tornou mais simples e fácil, há como jogar por consoles, mas também por dispositivos móveis. Esses que estão sempre com as pessoas e se tornaram objetos indispensáveis na sociedade moderna.

Assim, os jogos eletrônicos e online estão disponíveis em todos os lugares e quando o jogador quiser. De modo que essa facilidade é uma grande aliada do aprendizado de inglês, pois em um momento de lazer e entretenimento, você estará aprendendo com a língua.

Ao jogar esses jogos, você estará em constate contato com a língua inglesa. Assim, mantenha o áudio do jogo em inglês e selecione as legendas em português, caso seu nível da língua seja iniciante e básico. E isso para que você escute diversas frases e palavras novas e assimile com a tradução.

Para aqueles com inglês intermediário, a dica é colocar o áudio e as legendas em inglês. Como você já tem um vocabulário básico, aprenderá mais palavras e conhecerá diversas estruturas gramaticais. Além de gírias, phrasal verbs e a pronuncia correta das palavras e as suas entonações.

Ou seja, jogos eletrônicos aumentam o vocabulário, por possuir um vocabulário próprio. Assim como também fazem com que você treine as habilidades de escuta da língua e memorize as estruturas gramaticais.

Dicas para aprender a língua inglesa com jogos eletrônicos

Há alguns jogos eletrônicos que são específicos para treinar e adquirir conhecimento em determinados assuntos. Esse é o caso do flash card que atua como uma ferramenta de ensino-aprendizagem que auxilia estudantes a treinarem e sedimentarem um conhecimento. É um jogo simples, mas ajuda bastante.

No entanto, a maioria das pessoas joga jogos de grandes franquias e que tenham uma história. Como é o caso da massiva franquia World of Warcraft da Blizzard que se passa no mundo fantástico de Azeroth e contém diversas raças diferentes coexistindo e lutando entre si.

World of Warcraft

Então, conheça algumas dicas para aproveitar seus momentos de lazer e aprender inglês enquanto joga!

Atente-se ao vocabulário

Muitas vezes os jogos eletrônicos possuem um vocabulário específico por conta da sua história e ambientação. Mas há alguns jogos que são intuitivos e fazem com que o jogador consiga relacionar o vocabulário com o seu significado.

Por exemplo, o jogo de simulação The Sims apresenta a opção de “take a shower” (tomar banho) quando o jogador clica na banheira ou no chuveiro. Além disso, outro jogo que ensina vocabulário na prática é o Minecraft. E ambos não contem uma história densa e nem específica, o que faz com que a aprendizagem seja um processo mais fácil.

Cada jogo apresenta um nível especifico de conhecimento do inglês

Há jogos eletrônicos que têm vocabulários mais simples e outros mais complexos. Assim, cada game é indicado para níveis específicos de inglês. Como, por exemplo, o The Sims apresenta conhecimentos básicos de língua inglesa.

Outros jogos mais complexos, como RPG e MMORPG, são indicados para níveis intermediários e avançados de inglês. Afinal, há uma densidade maior de diálogos, assim como de vocabulários específicos daquela história e daquele mundo.

O que faz com que diversas habilidades, inclusive as de interpretação sejam desenvolvidas. Pois dependendo da escolha do jogador, o rumo da história do jogo muda.

The Witcher: Wild Hunt apresenta uma história densa com muitas missões e diálogos longos. De maneira que é necessário compreender a história e os diálogos, pois sem sua compreensão, você poderá fazer escolhas erradas e que se arrependa depois. Afinal, cada escolha terá uma consequência, principalmente para a construção do fim do jogo.

Nessa mesma linha de RPG densos e voltados para o nível intermediário e avançado de inglês, está The Elder Scrolls V: Skyrim. Que é uma ótima opção para treinar o inglês e que os fãs de RPG se divirtam.

Para quem prefere jogos de aventura, mas que possuem uma grande história e diálogos incríveis, há a franquia Assassin’s Creed. Cada jogo é baseado em um fato histórico e seguirá esse contexto por todo o game. De modo que o jogador aprenderá inglês, assim como história e, até mesmo, literatura.

Treine o listening

Outra possibilidade proporcionada pelos jogos eletrônicos proporciona é treinar o listening. Ou seja, o jogador ouvirá diálogos repletos de gírias e vocabulários que auxiliarão no entendimento e compreensão da pronúncia.

A habilidade do listening é essencial para a aprendizagem do inglês, então escute e sempre preste atenção em todos os diálogos. Pois eles também influenciam na história e compreensão dela.

Um jogo que proporcionará essa habilidade é o Elden Ring. Esse RPG que será lançado em fevereiro de 2022 é escrito por George R.R. Martin, o criador de Game of Thrones, e apresentará diversos personagens que mudarão o rumo da história. Portanto, ao ouvir os diálogos, você aproveitará a história, assim como treinará o seu listening.

Elden Ring

Jogue on-line e converse com outros jogadores em inglês

Com a internet, atualmente é extremamente comum pessoas do mundo inteiro jogarem jogos on-line juntas. E para haver uma compreensão mutua entre jogadores de países com línguas diferentes, o inglês é usado como língua oficial.

Ou seja, esses jogos dão a oportunidade de o jogador treinar seu inglês com outros. E isso por meio de chats com mensagens de texto ou, até mesmo, por áudio. Para quem gosta de jogos com histórias não tão densas e mais divertidas, GTA Online é uma excelente opção para interagir e aprender e desenvolver a língua inglesa.

Marcações: