Além do anúncio das novas placas de vídeo GeForce RTX 50, também tivemos na keynote da NVIDIA na CES mais detalhes de diversas novas tecnologias de ponta, com o uso da IA, e outros recursos como o RTX Neural Faces!
Ou seja: mais desempenho para os games, além de deixar os jogos mais impressionantes! Saiba mais abaixo:
Blackwell traz inteligência artificial para shaders
Há 25 anos, a NVIDIA anunciou o GeForce 3 e shaders programáveis, que prepararam o cenário dos games para duas décadas de inovação gráfica, do pixel shading ao compute shading e ao Ray Tracing em tempo real. Com as GPUs GeForce RTX Série 50, a NVIDIA anunciou o RTX Neural Shaders, tecnologia que traz pequenas redes de IA para shaders programáveis, desbloqueando materiais com qualidade de filme, iluminação e muito mais em jogos em tempo real.
Uma das vantagens que a nova tecnologia trará é no processo de renderização de personagens em jogos, uma das tarefas mais desafiadoras na criação de personagens. Agora, com o RTX Neural Faces, a tecnologia conseguirá pegar um rosto rasterizado simples e dados de pose 3D como entrada e utilizar IA generativa para renderizar um rosto digital estável temporalmente e de alta qualidade.
O RTX Neural Faces é complementado por novas tecnologias RTX para cabelos e pele com Ray Tracing. Com o RTX Mega Geometry, que permite até 100x mais triângulos com Ray Tracing em cena, esses avanços estão prontos para oferecer um salto enorme em realismo para personagens e ambientes de jogos.
O poder da renderização neural, do DLSS 4 e do novo modelo de transformador DLSS presentes nas GPUs GeForce RTX Série 50 poderão ser testados com o Zorah, uma nova demonstração inovadora da NVIDIA.
Personagens de jogos autônomos
As GPUs GeForce RTX Série 50 trazem os TOPS de IA líderes do setor para alimentar personagens de jogos autônomos em paralelo com a renderização do jogo.
A NVIDIA está introduzindo um conjunto de novas tecnologias no NVIDIA ACE que permitirão que os personagens dos jogos percebam, planejem e ajam como jogadores humanos. Personagens autônomos com tecnologia ACE estão sendo integrados ao PUBG: BATTLEGROUNDS, da KRAFTON, e ao InZOI, o próximo jogo de simulação da publisher, bem como ao MIR5, da Wemade Next.
No PUBG, NPCs companheiros com tecnologia NVIDIA ACE planejam e executam ações estratégicas, trabalhando dinamicamente com jogadores humanos para garantir a sobrevivência. Já em InZOI, os personagens Smart Zoi ajustam comportamentos de forma autônoma com base em objetivos de vida e eventos no jogo. No MIR5, chefes de raide baseados em modelos de linguagem grande (LLM) adaptam táticas com base no comportamento do jogador, criando encontros mais dinâmicos e desafiadores.
Modelos de fundação IA para PCs RTX
A inteligência artificial pode ser utilizada de diversas maneiras, como em LLMs, modelos de linguagem de visão, geração de imagem, fala, modelos de incorporação para geração aumentada de recuperação, extração de PDF e visão computacional. Os microsserviços NIM incluem todos os componentes necessários para executar IA em PCs e são otimizados para implantação em todas as GPUs NVIDIA.
Apresentando como entusiastas de tecnologia e desenvolvedores RTX podem utilizar os microsserviços NIM para criar agentes e assistentes de IA, a NVIDIA lançará um pipeline de microsserviços NVIDIA NIM e AI Blueprint para PCs RTX IA de desenvolvedores de modelos de ponta, como Black Forest Labs, Meta, Mistral e Stability.IA. Para demonstrar como utilizar NIM para criar agentes e assistentes de IA, a NVIDIA apresentou uma prévia do Project R2X, um avatar de PC com visão que pode colocar informações na ponta dos dedos do usuário, auxiliar com aplicativos/softwares de desktop, chamadas de videoconferência, ler e resumir documentos e muito mais.
Ferramentas com tecnologia de IA para criadores de conteúdo
As GPUs GeForce RTX Série 50 aumentam ainda mais os fluxos de trabalho criativos. Elas são as primeiras GPUs de consumo a oferecer suporte à precisão FP4, aumentando o desempenho de geração de imagens de IA para modelos como FLUX em 2x e permitindo que modelos de IA generativos sejam executados localmente em uma memória menor, em comparação com o hardware da geração anterior.
O aplicativo NVIDIA Broadcast ganha dois recursos beta com IA para livestreamers: Studio Voice, que atualiza o áudio do microfone, e Virtual Key light, que reacende rostos para transmissões ao vivo mais claras. A Streamlabs está introduzindo o Intelligent Streaming Assistant, com tecnologia NVIDIA ACE e Inworld AI, que atua como um apresentador secundário, produtor e assistente técnico para aprimorar as transmissões ao vivo.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!