Em agosto a Bungie fará a mudança mais radical em Destiny, em preparação para a expansão Rise of Iron. Será em agosto que a “timeline” dos personagens dos jogadores serão divididas em 2 linhas, uma pra cada console da mesma família, e o jogo irá continuar normalmente com a Rise of Iron, recebendo novos eventos e novos conteúdos. Nos consoles antigos, o jogo continuará ativo, mas com mais limitações, o que já aconteceu quando saiu a expansão “O Rei dos Possuídos”, onde que não tinha a expansão só tinha uma versão bem básica do jogo.
Na imagem abaixo tem a timeline divulgada anteriormente, mostrando a divisão de progressão que será implantado em agosto. O jogador terá de migrar de geração pra conseguir jogar o Destiny com todo o conteúdo e os futuros updates mais interessantes da próxima expansão:
Também foi divulgado no site oficial da Bungie alguns detalhes de como que será a separação de conteúdos. Eventos como o Anoitecer, a Prisão dos Anciões, os desafios diários da raide “A Queda do Rei”, desafios diários do Crisol e PvE e o Armeiro continuam normalmente, fornecendo recompensas diversas.
Já a Bandeira de Ferro e os Desafios de Osíris deixarão de existir no PS3 e no Xbox 360, junto com eventos especiais temporários. Então se eventos como o Festival dos Finados, Dias Carmesins e Liga de Corrida de Pardais voltarem ou tivermos eventos similares, só os jogadores do PS4 e do Xbox One que terão acesso aos eventos e as recompensas distribuídas pelo jogo.
Quanto ao Xûr, o seu inventário sofrerá uma modificação bem extrema. Citando o site oficial:
- Peças individuais de armas e armaduras exóticas não serão mais vendidas pelo Xûr.
- Engramas exóticos criptografados serão vendidos. Eles serão decodificados para exóticos do ano 2.
- Engramas clássicos criptografados continuarão a ser vendidos. Eles serão decodificados para exóticos do ano 1.
- Recarga pesada, Três de Ouros, melhorias de veículos, fragmentos de Luz e agulhas de vidro continuarão sendo vendidas.
Ou seja: ele venderá apenas engramas praticamente. Talvez por conta da próxima expansão ter novas armas, provavelmente o vendedor venderia os novos equipamentos de vez em quando, e a Bungie pode acabar aumentando o nível de luz mínimo deles. Claro que a questão do nível de luz é mais uma especulação da minha parte, mas é um caminho natural ter um nível de luz mínimo e compatível com a nova expansão (provavelmente começando em 335, o level cap atual do game).
Xur
A Bungie não pretende lançar a expansão Rise of Iron no PS3 e no Xbox 360. Por conta da expansão ter áreas mais abertas e, provavelmente, novas features gráficas e exigir mais recursos, eles decidiram abandonar o suporte aos consoles antigos, talvez fazendo apenas updates ocasionais. Também se tornou a deixa pra migrar de geração, mas ainda assim é muito frustrante pros jogadores que não tem condições financeiras de arcar um novo console no momento, mas que acaba curtindo o jogo e jogando com alguma regularidade.
A produtora também pretende lançar uma ferramenta de importação de progressão entre as gerações, mas só funcionará na mesma família de consoles. Ou seja: quem tem o PS3 poderá depois migrar para o PS4 sem perda do personagem, e do Xbox 360 para o Xbox One. Só que será necessário recomprar conteúdos novamente pro console, caso o jogador não tenha em sua ID (como a próxima expansão)
Rise of Iron sairá em 20 de setembro para PlayStation 4 e Xbox One. As mudanças mais drásticas virão em agosto, e tudo sugere que estamos diante da última expansão do game online da Bungie. Provavelmente a produtora deve anunciar o Destiny 2 até o próximo ano, e pelo menos até lá veremos mais conteúdos para o jogo. Por hora é continuar aproveitando a Prisão dos Anciões até a expansão sair e se preparar para os Triunfos, que serão anunciados em 07 de julho.

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!