Faltando menos de 1 mês pro lançamento, o que antes era raro se tornou constante: quase toda semana saem scans com informações do Final Fantasy XIII. Algumas sobre o sistema de batalhas, outras sobre o endero… e na próxima quarta-feira (dia 25/11) teremos o último trailer oficial no site japonês, o que define o dia do próximo post por aqui. Já no post que você está lendo agora eu consegui achar no Final Fantasy XIII.net 4 scans da V-Jump que mostram mais informações da principal sidequest do jogo: o sistema de caçadas de monstros.Veja as 4 páginas da matéria:
[nggallery id=87]
Uma das características do Final Fantasy XII é o sistema de Mark Hunts, onde você conversa com determinadas pessoas do mundo que tem uma tarefa para você cumprir. Elas são caçadas a monstros únicos, mais fortes que as suas versões normais, que dão prêmios para você quando você a completa e que vão elevando o seu ranking até chegar nos monstros mais poderosos. No Final Fantasy XIII também teremos este sistema: segundo o andriasang, você encontrará I’Cies cristalizados. São pessoas que tiveram uma missão dos Fal’Cie e que não conseguiram cumprir, e o não cumprimento delas é virar um cristal. Quando você encontra um desses cristais, você lerá a memória do cristal e terá informações sobre o monstro que você terá de derrotar pra eles, junto com a sua localização. Para você saber qual é o monstro específico, mostrará, em cima dele, a marca “Mission”. A segunda página das scans acima mostram um exemplo comum.
Você também poderá cumprir a mesma missão várias vezes para ganhar uma variedade diferente de ítens, o que mostra que o cristal não irá deixar de ser um. Só fico na dúvida se esse processo é mesmo irreversível: o site diz que a forma de cristal veio depois deles terem virado monstros (I’Cie Corpses). E durante o jogo (spoilers aqui) você verá que algumas pessoas irão se transformar em cristais, mas pode ser que elas podem voltar à forma humana (o que dará mais um sentido nas viagens dos personagens). Nesse ponto fica a dúvida, e com certeza a Square não irá revelar esse tipo de coisa até o jogo sair.
Vamos falar agora de Pulse e dos inimigos: como vocês já sabem, teremos 2 mundos: Cocoon, onde vivem a maioria das pessoas e Pulse, o verdadeiro mundo do jogo, mais perigoso e o local “para onde vão os indesejados” (rodapé das matérias do UOL jogos sobre o game da Square. Bem estranho…). O mundo de Pulse na verdade se chamará Gran=Pulse, e um dos cenários mais detalhados na matéria são ruínas onde podem ter vivido parte de sua população. Lá você encontrará os I’Cie Corpes (na versão japonesa são chamados de “Shigai”), pessoas que não conseguiram cumprir as suas missões e que viraram monstros. Há também outros locais, mas que a revista definiu com pontos de interrogação. Quando vejo as imagens eu imagino o jogo com a maior parte do enredo em Cocoon e poucas partes em Pulse, mas acredito que a Square deve ter muito mais enredo em Pulse e que ela não irá revelar. Quem sabe ir em aldeias/vilarejos da Vanille e locais com cavernas de gelo e cavernas perigosas. Mesmo com o contador de horas com 3 dígitos, sei que a campanha principal terá umas 40 horas de duração, e pelas imagens com os mesmos locais ou sugere que o jogo não terá tanta variedade ou sugere que a Square irá esconder esses detalhes pra não passar spoleirs.
Quanto aos inimigos, as scans mostrou alguns deles, como o King Behemoth, brutamontes que emana um brilho azulado, Adamantites, os dinossauros gigantes (onde uma imagem mostra eles dentro das batalhas) e o Sabotender, mais conhecido aqui no ocidente como Cactuar. Um dos inimigos clássicos do jogo, teremos 3 versões: macho, fêmea e a sua versão mais desenvolvida, o Jabotender, que poderá vir a ganhar o nome de Jumbo Cactuar na versão americana.
Não podemos nos esquecer de que poderão aparecer outros monstros clássicos, como os Bombs e os Malboro, plantas carnívoras que podem soltar pólens com vários status negativos e que podem ser potencialmente perigosos. A Square tem 12 jogos principais da série (mais alguns paralelos) e com isso ela pode re-aproveitar vários monstros dos seus bestiários, deixando eles em alta definição. Um dos inimigos que quero que volte é o Ultima Weapon, que esteve presente nos Final Fantasy VII e VIII. A luta contra ele será nostálgica, mesmo ele estando mais poderoso, mas pode ser que ele não volte.
Outra novidade bem interessante é ver que os monstros normais irão se enfrentar algumas vezes, tal como acontece normalmente com o nosso ecossistema real.
Por fim, no post anterior eu troquei a galeria e coloquei as mesmas imagens, mas em alta resolução (1280×720 pixels), e com a adição de um poster com os 6 personagens principais. Final Fantasy XIII sairá no próximo dia 17/12 no Japão apenas pra Playstation 3 e em 09 de março de 2010 nos EUA e Europa (e consequentemente no resto do mundo), tanto pra PS3 quanto pro Xbox 360.
[Scans via Fórum do Final Fantasy XIII.net]
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!