Pular para o conteúdo
Início » Playstation 3 » Sony detalha volta da PSN e compensação pela rede offline

Sony detalha volta da PSN e compensação pela rede offline

Google News

Aconteceu algumas horas atrás no Japão uma conferência da Sony para detalhar sobre a compensação financeira dos usuários que ficaram sem PSN e detalhes das novas implementações de segurança que ela irá adotar daqui pra frente. O ataque aconteceu nos servidores instalados em San Diego, nos EUA, e para evitar maiores prejuízos eles optaram pelo desligamento total da rede, para conduzir estudos de auditoria de sistemas e refazer toda a segurança da PSN.

Sobre a PSN Network, ela irá voltar em diversas fases diferentes, de acordo com cada região, com foco principal na restauração da jogatina online. A rede deve voltar esta semana, e de início teremos:

  • Restauração da funcionalidade online do PS3 e do PS3, incluindo verificação online (dos jogos que estavam inoperantes como o Final Fight: Double Impact) e jogos que usam os modos online.
  • Acesso ao serviço de música ilimitada do Qriocity para PS3/PSP para os usuários já cadastrados.
  • Acesso ao gerenciamento de conta e reset de senha.
  • Acesso ao serviço de download de filmes que não expiram no PS3, PSP e MediaGo.
  • PlayStation Home.
  • Lista de amigos.
  • Funcionalidade de Chat.

A Sony não citou sobre sincronização de troféus, mas como ela disse que iria voltar do jeito que estava, acredito que essa funcionalidade esteja dentro da primeira, que é restaurar a funcionalidade básica. Só espero que a lista de downloads também esteja ativa, para baixar novamente demos e jogos que os jogadores já adquiriram e que queiram jogar novamente.

Quanto à segurança do console, foi criado um cargo próprio para cuidar da segurança da rede (isso já não tinha antes?)  e o novo profissional será reportado diretamente ao Shinji Hasejima, chefe de informação da empresa.

As novas políticas de segurança são:

  • Adicionado um software de monitoração automatizada e gerenciamento de configuração para ajudar a defender contra novos ataques.
  • Níveis de proteção de dados e criptografia foram aumentados.
  • Maior habilidade para detectar intrusões na rede, como acesso não autorizado e os padrões de atividade incomum.
  • Implementação de firewalls adicionais.

Também foram implementadas novas medidas de segurança dentro do novo firmware, que irá obrigar os jogadores a trocarem a sua senha. A senha só poderá ser mudada no PS3 onde a conta foi ativada (e caso quem trocou o PS3 deve ser o aparelho principal onde esta conta foi reativada) ou através de uma validação por e-mail. Ela ainda está trabalhando junto com as autoridades para descobrir e punir os responsáveis pela invasão, no quinto maior vazamento de informações da história da informática.

Agora quanto à compensação financeira pela queda e pelo tempo offline, ela criou um programa chamado “Bem-vindos de volta” (Welcome Back), onde as vantagens são:

  • 1 mês gratuito de PS-Plus para todos os jogadores das contas que tem o serviço e 1 mês adicional para os assinantes dos planos atuais.
  • 1 mês gratuito do serviço de música ilimitada do Qriocity.
  • Cada região terá conteúdos gratuitos que podem ser anunciados em breve.

Quanto à PSN Store, segundo o Eurogamer, ele deverá ser restaurado ainda no mês de maio, para que a Sony continue testando e reforçando a segurança da loja online. Por isso não teremos a loja ainda disponível para poder comprar games. Quanto aos cartões de crédito, ela voltou a afirmar que não existem indícios de que tenha vazado os dados bancários, mas ela pede que os jogadores continuem de olho nas movimentações bancárias do cartão.

Agora é esperar a rede voltar à ativa para podermos voltar a usar o PS3 com tranquilidade, apesar de que depois desse incidente, tranquilidade é uma palavra que nunca mais entrará na mente dos donos dos consoles da Sony, pelo menos para quem continuar com o console. Uma pesquisa de opinião chegou a afirmar que 1 em cada 5 donos de PS3 estão pensando em migrar pro X360 por conta da invasão/queda da PSN, mas eu vou continuar do lado da Sony. Não vou jogar no lixo 2 anos de troféus e perder a chance de alugar mais de 50 jogos numa locadora localizada no mesmo bairro onde eu moro.

[Com informações do G1, PSBlog, Eurogamer e Jogorama]

16 comentários em “Sony detalha volta da PSN e compensação pela rede offline”

  1. Free Stuff, yay!
    Espero que não coloquem qualquer porcaria de graça.
    Ter PS+ por um mes vai ser legal, mas quando esse mês acabar vai ser um cu, pois não vai poder acessar nada que pegou nela XD

    1. ursinhomalvado

      não é bem assim, o que você comprar com desconto especial para Plus você fica. A questão é se os 30 dias começam quando a loja voltar ou antes…

    1. ursinhomalvado

      Mas você conseguia usar seu cartão brasileiro? O único cartão que consegui registrar lá foi o do Entropay que é pré-pago (débito), então nem me esquentei muito.

  2. Só nos resta esperar, pra ver como sera esse mes gratis… acho q deverao deixar algo gratis q se possa usar mesmo depois de passado o mes.. senao, nao tem graça… eu acharia mais interessante ela dar um bonus pra vc gastar como quiser na psn… estou apreensivo com as mudanças.. volta quando na terça?

  3. ursinhomalvado

    "Uma pesquisa de opinião chegou a afirmar que 1 em cada 5 donos de PS3 estão pensando em migrar pro X360 por conta da invasão(…)"

    Esse tipo de pesquisa não passa de fraude de veículos de imprensa sensacionalista. Refaça a pesquisa daqui a um mês e ninguém vai sair com essa, ninguém vai jogar fora um console que custa caro, com jogos igualmente caros por conta disso. Quem ficou realmente irritado já comprou um XBox ou migrou pro PC, o que não significa que vão abandonar o PS3. A maioria vai esquecer esse evento bem rápido assim como quem tem um XBox esqueceu que algo parecido ocorreu com a LIVE em 2009.

  4. ursinhomalvado

    Essa eu não sabia. Segundo esse informe de contas da PSN que podem ter sido vazadas por país, o Brasil tem 448.835 contas registradas na PSN. imagino que isso inclua apenas as contas registradas como Brasileiras (eu tenho várias, nenhuma Brasileira).
    http://www.blogcdn.com/www.joystiq.com/media/2011

    Outra coisa que descobri lendo o site da revista Wired <a href="http:// (www.wired.com)” target=”_blank”> <a href="http://(www.wired.com)” target=”_blank”>(www.wired.com) é que a invasão dos servidores da Sony já era esperada:

    "
    Armchair cybersleuths on the trail of the PlayStation Network hackers have been focusing attention on a chat log that shows several technically sophisticated PlayStation tinkerers discussing Sony’s security vulnerabilities in knowing detail just two months before the breach.

    “If Sony is watching this channel they should know that running an older version of Apache on a RedHat server with known vulnerabilities is not wise, especially when that server freely reports its version and it’s the auth[entication] server,” writes “Trixter,” one of the chatters.
    "

    Resumindo, dois meses antes da invasão da PSN alguns hackers discutiam as diversas falhas de segurança dos servidores da SONY, em particular o fato de os servidores rodarem um sistema Linux RedHat com Apache desatualizado e com vulnerabilidades já documentadas. Ou seja, o pessoal da SONY parece ter sido incompetente e negligente (se isso tudo for confirmado).

    1. Quanto ao número de contas de cada país eu estava projetando um post neste exato momento, mas sem o enfoque da falha da Sony.

      Quanto a esse lance das vulnerabilidades, eu também achei isso ao escrever este post, mas optei por não dar mais opinião e me comprometer com alguma info baseada no achismo, e aí quem entende mais do assunto poderia me criticar sem dó.

  5. ursinhomalvado

    Bom, a matéria é da wired, que é um veículo confiável. O camarada foi procurado justamente porque é reconhecido como alguém que entende do assunto. Segundo ele, sua preocupação era saber que tipo de info a Sony pegava sempre que ele se conectava. Pra isso fez uma VPN para monitorar o tráfego entre o PS3 e a Sony e aí descobriu que haviam falhas no serviço. Meio bizarro.

  6. Sobre migrar do PS3 por X360, não considero tanta mentira assim, eu por exemplo, ainda não comprei meu console, e tinha em mente somente o PS3, mas depois dessa e outras mancadas da sony com seus clientes, fiquei realmente em dúvida…..

  7. sera que vou encontrar meus amigos meus parceiros de grandes jogos voltem logo hellllpppppppppp

Não é possível comentar.