Linguagem C#, licença anual de 99 dólares, site oficial, integração dos kits com Android e XPeria Play. Possível SDK gratuito? O Rodrigo Motta (um dos criadores do game nacional Xilo) divulgou numa lista de discussão do IDGA um PDF da Sony com muitos detalhes do desenvolvimento de jogos para o PSVita, incluindo imagens do kit e de um site (com fórum de discussão) que pode sair em abril. Segundo o Rodrigo, essa mudança pode visar o enorme mercado que a Apple conseguiu criar para o seu iPhone, e hoje a porta de entrada perfeita para empresas pequenas criarem games e terem chance de crescer. iPhone, hoje, é o rei do desenvolvimento casual. Mas voltemos ao Vita. Baixe no site oficial o PDF da apresentação deles na GDC 2012:
A new environment for open development
Essa vou querer assistir de camarote. Em todos esses anos trampando com blogs e acompanhando um pouco a indústria (não sei tudo, claro!) eu mal vi apoio da Sony para desenvolvimento de games (no máximo criar aplicações com o Move, usando o Move.Me, um kit custando $99 dólares na PSN Store). Ela apoia quem passa por testes internos, mas não existe divulgação maciça, diferente da Microsoft com o XNA ou mesmo a Apple ou Google PlayN (e agora o portal Play). Aliás, eu nem sabia também desse PDF da empresa. Se a Sony fizer o dever de casa direitinho (incluindo divulgação nos Playstation.Blog e ter um kit gratuito pelo menos pra estudo dos desenvolvedores) ela pode conseguir ter mais pessoas desenvolvendo. Eu me interesso em desenvolver e estudar pro Vita. E sendo em C#, também posso estudar o XNA em paralelo, economizando tempo, por ainda não ter começado a estudar o C#.
Se surgirem mais informações relacionadas eu vou postando por aqui. Se alguém também souber de algo ou quer opinar, deixe o seu comentário!
Não acho que esse serviço vá durar muito. Aposto que vão usar esse sistema para rodar homebrews/pirataria no Vita, e a Sony vai cortar o mal pela raiz. Dou no máximo 2 anos.
6 meses hahahahah
Eu discordo. Esse é um caminho sem volta. Todo mundo sabe que a pirataria no Android rola solta e não há bloqueio algum para impedir isso, mas cada vez mais vemos desenvolvedores apoiando o Android como já apoiam o iOS.
A pirataria nesse caso é o preço que tem que pagar. O que a Sony precisa fazer é facilitar a publicação desses jogos na PSN e permitir jogos muito baratos, como 1 dólar. Acho que a PSN permite isso. Sei que a Live não permite.
os negocios do android e do ps3 são diferentes. o investimento em jogos no vita é grande demais para não ligarem para pirataria
My recent post Trailer de Batman The Dark Knight Rises em Lego
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Eu não vou garantir 100%, mas acho que a chance de isso acontecer é mínima. A ideia de usarem .Net serve justamente pra proteger o sistema desse tipo de brecha. Os jogos vão rodar sobre uma máquina virtual e só terão acesso ao hardware e o sistema operacional através dessa máquina. Basicamente, os jogos feitos com este SDK ficam isolados de todo o resto do console. O funcionamento, inclusive, é mais ou menos o mesmo dos Indie Games da Live que, pelo que sei, nunca foram usados pra explorar pirataria.
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