Pular para o conteúdo
Início » Gamedev » Sony planeja lançar portal de desenvolvimento de games para PSVita em abril

Sony planeja lançar portal de desenvolvimento de games para PSVita em abril

Google News

Linguagem C#, licença anual de 99 dólares, site oficial, integração dos kits com Android e XPeria Play. Possível SDK gratuito? O Rodrigo Motta (um dos criadores do game nacional Xilo) divulgou numa lista de discussão do IDGA um PDF da Sony com muitos detalhes do desenvolvimento de jogos para o PSVita, incluindo imagens do kit e de um site (com fórum de discussão) que pode sair em abril. Segundo o Rodrigo, essa mudança pode visar o enorme mercado que a Apple conseguiu criar para o seu iPhone, e hoje a porta de entrada perfeita para empresas pequenas criarem games e terem chance de crescer. iPhone, hoje, é o rei do desenvolvimento casual. Mas voltemos ao Vita. Baixe no site oficial o PDF da apresentação deles na GDC 2012:

A new environment for open development

Essa vou querer assistir de camarote. Em todos esses anos trampando com blogs e acompanhando um pouco a indústria (não sei tudo, claro!) eu mal vi apoio da Sony para desenvolvimento de games (no máximo criar aplicações com o Move, usando o Move.Me, um kit custando $99 dólares na PSN Store). Ela apoia quem passa por testes internos, mas não existe divulgação maciça, diferente da Microsoft com o XNA ou mesmo a Apple ou Google PlayN (e agora o portal Play). Aliás, eu nem sabia também desse PDF da empresa. Se a Sony fizer o dever de casa direitinho (incluindo divulgação nos Playstation.Blog e ter um kit gratuito pelo menos pra estudo dos desenvolvedores) ela pode conseguir ter mais pessoas desenvolvendo. Eu me interesso em desenvolver e estudar pro Vita. E sendo em C#, também posso estudar o XNA em paralelo, economizando tempo, por ainda não ter começado a estudar o C#.

Se surgirem mais informações relacionadas eu vou postando por aqui. Se alguém também souber de algo ou quer opinar, deixe o seu comentário!

Marcações:

6 comentários em “Sony planeja lançar portal de desenvolvimento de games para PSVita em abril”

  1. Não acho que esse serviço vá durar muito. Aposto que vão usar esse sistema para rodar homebrews/pirataria no Vita, e a Sony vai cortar o mal pela raiz. Dou no máximo 2 anos.

    1. Eu discordo. Esse é um caminho sem volta. Todo mundo sabe que a pirataria no Android rola solta e não há bloqueio algum para impedir isso, mas cada vez mais vemos desenvolvedores apoiando o Android como já apoiam o iOS.

      A pirataria nesse caso é o preço que tem que pagar. O que a Sony precisa fazer é facilitar a publicação desses jogos na PSN e permitir jogos muito baratos, como 1 dólar. Acho que a PSN permite isso. Sei que a Live não permite.

    2. diegocbarboza

      Eu não vou garantir 100%, mas acho que a chance de isso acontecer é mínima. A ideia de usarem .Net serve justamente pra proteger o sistema desse tipo de brecha. Os jogos vão rodar sobre uma máquina virtual e só terão acesso ao hardware e o sistema operacional através dessa máquina. Basicamente, os jogos feitos com este SDK ficam isolados de todo o resto do console. O funcionamento, inclusive, é mais ou menos o mesmo dos Indie Games da Live que, pelo que sei, nunca foram usados pra explorar pirataria.

Não é possível comentar.