Pular para o conteúdo
Início » Next-gen » Sony registra patente para bloquear games usados

Sony registra patente para bloquear games usados

Google News

used games
Parece que a Sony começou a se mexer quanto ao barramento do comércio de games usados. Segundo o UOL Jogos e o Meiobit Games, a empresa registrou uma nova patente, usando a tecnologia NFC (Near Field Communication) para que o game e o console troquem de informações entre si, com a mídia tendo um chip que pode “registrar informações como onde o jogo foi usado previamente, como o console ou a conta do usuário”. O sistema seria acionado antes do game funcionar, e, segundo uma descrição da patente, “o sistema de processamento eletrônico restringe de forma confiável o mercado de jogos de segunda mão”.

“Como resultado, o comércio de jogos usados será suprimido, o que por sua vez reforçará o retorno de parte do lucro das vendas de volta para os desenvolvedores”, diz o documento.

Bom, a Sony está no direito dela de barrar o comércio de usados, que não gera grana para os produtores. Os online passes estão aí pra isso, pois o comércio de usados é grande, lojas faturam muito alto com isso e a produtora, que poderia receber a grana do jogador, não recebe nada, apesar de que, tecnicamente, ela já recebeu a grana pela venda inicial da primeira cópia.
Já para o lado do consumidor, o comércio de usados, pelo menos aqui no Brasil, cresceu bastante, isso durante uma época em que o Playstation 3 ainda era um sistema a prova de destravamento e com games custando os olhos da cara por aqui. Ainda hoje os lançamentos custam o mesmo valor que há 1, 2 anos atrás, e muitos jogadores compram games usados por serem mais baratos, ainda dentro da legalidade de ter um console travado. 12 dos 26 jogos de caixinha que eu tenho aqui são usados, e certamente teria mais se eu tivesse completado a maioria dos games que eu ainda não consegui jogar e que hoje eu nem saio comprando tanto pois a PS Plus também oferece acesso gratuito a diversos games completos enquanto o jogador ainda é assinante.
Pessoalmente, eu não curto a ideia da patente, pois eu tenho interesse direto em comprar o próximo console da Sony alguns meses depois que ele sair, e tem um amigo próximo que também tem essa ideia, e nós poderíamos emprestar os games um pro outro. A locadora próxima da minha casa também é uma grande ajuda, tendo muitos games de PS3 e que pode também começar a alugar games de Playstation 4 quando mais jogadores tiverem o console e começar a ter demanda. A Sony não vê isso com bons olhos, mas não vou ficar tapando o sol com a peneira e dando uma de “cara bonzinho e politicamente correto” por aqui, pois também olho para o bolso quanto aos gastos com games. Óbvio que muitos citam um “games são artigo de luxo e continuam sendo”, mas hoje é possível manter um console atual gastando menos, caçando promoções de games não tão novos e, claro, o comércio de usados de jogador para jogador. Se a Microsoft não aplicar esse tipo de prática (o que acho meio difícil pois ela também está no mesmo barco e deve achar a ideia interessante) ela com certeza terá a faca e o queijo na mão, pois muitos jogadores podem optar por ela na próxima geração. Ou ir direto pra PCs, pagando preços bem menores nos games de ponta e tendo ainda a vantagem do computador ser usado para outras atividades. Aliás, o Steam acaba sendo um “barramento velado de games usados”, pois ao comprar um game por lá, pelo menos no momento o jogador não pode revender. E pelo Steam quase sempre ter promoções arrasadoras, quase ninguém lembra desse detalhe quando a gente comenta sobre barramentos de cópias usadas, fora que a própria PSN Store/Live é uma compra de um game novo e que não pode ser repassado.
Outros problemas dessa patente da Sony é que não será mais possível levar um game na casa de um amigo para jogar e se divertir; ou mesmo se o console queimar por qualquer outro problema. Será que eu perderia também todos os jogos de caixinha?Eu consegui recuperar os jogos que eu comprei na PSN Store depois que desativei o meu primeiro console, que deu YLOD, tendo perda total dos dados. Eu comprei outro PS3 pois já tinha comprado muitos jogos, ganhei muitos troféus e tenho muitos amigos na PSN Store, e jogar tudo pela janela acaba sendo uma perda muito grande. Só que numa época em que os eletrônicos estão ficando cada vez mais frágeis, ninguém sabe se os novos consoles serão resistentes, pois tudo tem vida útil. Um PC pode ter uma peça defeituosa trocada facilmente. Um videogame não tem essa facilidade toda. Fora os prováveis problemas jurídicos, pois, conversando com o Alexandre Soares no Twitter, e lendo os comentários do post do Meiobit Games, barrar o comércio de produto usado no Brasil “fere o direito de propriedade e as leis ‘consumeiristas'”, não podendo deixar um bem móvel alienado. Quem compra um produto para si mesmo tem o direito de fazer o que quiser com ele, desde usar, vender ou trocar. Só resta esperar a Sony anunciar o novo console para saber se ela irá usar mesmo esta tecnologia, e como ela irá usar esta tecnologia.

16 comentários em “Sony registra patente para bloquear games usados”

  1. Acho que se cair o preço dos jogos no EUA, tudo bem… hoje um lançamento fora do pais custa 59doletas. Se cair pra uns 39 ja vale. Aqui no brasil eu prefiro nem comentar o preço. #sad

    1. Se cair o preço dos jogos sou até a favor desse bloqueio, mas pensando bem até mesmo sem a redução de preço sou a favor, pra quem ja foi em uma gamestop/EB games sabe como funciona o esquema de jogos usados la, e usando esse bloqueio ia diminuir e muito o lucro da loja la nos EUA, pois ela ainda te paga pouco pelo jogo usado e vende apenas 10 ou 5 dólares mais barato que o novo

      1. rodrigoflausino

        Eu li num comentário no Meiobit que um leitor (que parece que mora no Canadá) comentou que uma loja pede menos de 2 dólares num jogo usado e revende por 10, 15. E um amigo próximo comentou que queria o Mortal Kombat Komplete Edition, e na loja o cada queria 150 reais num game novo. Até aí tudo bem, mas o meu colega ofereceu o Killzone 3 e o Modern Warfare 3 em base de troca, e no Killzone o lojista pegaria por 50 reais e o MW3 por 65. Valores muito baixos para estes tipos de jogos e por eles serem recentes.

        1. Eles realmante oferecem muito pouco, ano passado ao ir na Gamestop para comprar meu PS Vita vi que poderia dar meu PSP como parte do pagamento, ai perguntei quanto ele descontaria do preço se desse o meu, e acredite, apenas 20 dolares, até ri do cara la, ela até riu também, e disse que é a política da loja fui embora da loja comprei na Target pelo mesmo preço e ainda veio um jogo de graça(wipeout 2048), chegando aqui vendi meu PSP por 470 com um jogo.
          La eles compram teu PSP usado por 20 dolares, enviam pra central deles se tiver algum defeito e revendem por 79,90 http://www.gamestop.com/psp/consoles/sony-psp-3000-system-recharged-refurbished/76885

  2. oi como faço para me cadastrar no sei site o e só entrar e curtir ,quero ver os rankings de troféus como faço

    1. rodrigoflausino

      Aqui a gente não pede cadastros e nem nada, e teoricamente o ranking de troféus é visível pra todos. Se não for, você terá de fazer cadastro no site http://mypst.com.br/ Se o site estiver fora do ar, eu não posso fazer nada.

  3. Seja como for,acho que esse sistema vai funcionar em conjunto com a conta da psn,sendo assim,voce loga em outro videogame se quiser jogar ou caso o seu videogame queime,mas ae vem outro problema,vai parar o comércio de usados e expandir o comércio de contas

  4. isso só vai funcionar em algums paises pois em outros isso sera ato incontitucional

  5. Vou migrar para o Xbox e Pc e espero que a Sony tome um baita fracasso de vendas com essa ideia gananciosa.

  6. rodrigoflausino

    Errrr pessoal, lembrando que esta tecnologia NÃO está presente no Playstation 3, e talvez pode estar no PS4. Se a pessoa tem um PS3 e quiser migrar pro Xbox achando que está fazendo um boicote é burrice. Essa patente pode ser usada no Playstation 4 (ou o novo nome que o console poderá ter).

  7. Bem, essa tecnologia JÁ EXISTE SIM, quem compra músicas do Rock Band (não tenho certeza) ou SingStar (esse sim), já está familiarizado com isso. O que a Sony fez foi patentear isso… sem contar, que quem QUER isso não é a Sony, são as ‘gamehouses’ ou ‘softhouses’, produtoras de games, pois a Sony só ganha com jogos da Sony, o lucro da empresa vem com os aparelhos e acessórios, então, mudar de plataforma (PS3 >>> XBOX) NÃO vai mudar isso, as produtoras de game já estão se mobilizando para acabar com as mídias físicas, então, bloquear ou não vai ser irrelevante. A gigante Amazon (US) já está numa batalha campal com a EA devido à política da EA de lançar os jogos online, 1 ou 2 dias (até 1 semana antes) do que a mídia física… para nós, basta ‘lutar’ para que os preços caiam a níveis próximos da Steam, por exemplo…

    1. sergiolopessp

      Mas o do Singstar não é por causa do Game Usado, e sim por causa do conteúdo pra vc não sair distribuindo, ele é bloqueado por console, mas seu. Quando eu troquei de console, eu só precisei mandar um e-mail pra Sony, dizendo o modelo do novo e eles liberaram na hora o download para o novo console… Quer dizer, no fundo mata o usado, pois se eu vender o meu Singstar, vai o jogo, mas não vai as musicas que eu comprei… de certa forma, impede que o DLC seja repassado.

  8. Anderson Paschoalon

    Ridículo isso.
    Não só pelo motivo que você falou. Tam muios jogos antigos que SÓ se encontram usados, pois já estão esgotados no fornecedor pelas lojas. Tenho vários jogos e Cds de musica originais, e a maioria é usado, justamente por isso. Não tem jeito, se você quiser comprar um jogo mais antigo, de digamos 10 anos, será sua unica opção. Por exemplo, minha ultima aquisiçãofoi o The Elder Scrolls Morrowind. Se ele possuisse esse bloqueio, seria literalmente obrigado a baixar uma versão craqueada da internet.
    Se a sony realmente fazer isso, não pensarei duas veses em abandonar a fidelidade ao console (tenho um ps1, ps2 e ps3), e migrarei para o xbox ou pc
    É um absurdo, mesmo que jogos usados sendo vendidos, a empresa já ganhou o dinheiro correspondente da venda do produto. Tomare que a PS quebre depois dessa…

Não é possível comentar.