Início » F2P » Steam agora distribui jogos free-to-play

Steam agora distribui jogos free-to-play

O modelo free-to-play surgiu como a salvação pra um grande número de jogos, especialmente RPGs massivos online, que não conseguem fazer frente ao modelo de assinaturas de gigantes do mercado como World of Warcraft. Neste formato, o acesso ao jogo passa a ser gratuito, mas é dada ao jogador a opção de gastar dinheiro através de micro-transações, comprando novas armas, armaduras, itens mágicos… ou mesmo desbloqueando acesso a certas regiões do mundo ou liberando níveis de personagens avançados. Cada jogo implementa o sistema de maneiras diferentes, mas o fato é que se trata de um modelo lucrativo, já tendo inclusive atraído até mesmo grandes produtoras como a EA.

Se podemos citar um problema desse modelo, que é algo comum em jogos de PC, é sua falta de concentração. Se você joga três jogos diferentes, é bem provável que tenha que fazer três pagamentos distintos, onde cada empresa trabalha com meios de cobrança diferentes. E ainda há a questão da confiança, será que eu devo mesmo confiar meus dados de cartão de crédito pra essa ou aquela empresa pouco conhecida?

Por outro lado, o Steam vêm se tornando quase que uma sub-plataforma dentro do mundo dos PCs e Macs. A Valve oferece não só um serviço de distribuição digital bastante competente, pra dizer um mínimo, mas também uma rede social, conquistas, ferramentas de chat e, começando com Team Fortress 2, suporte a micro-transações.

E no caminho de expandir cada vez mais sua área de atuação, foi anunciado que o Steam passará a dar suporte a jogos que utilizem o modelo free-to-play. Com uma lista inicial de cinco jogos, o novo serviço irá permitir que pagamentos dentro dos jogos sejam feitos diretamente pelo Steam, gastando créditos previamente depositados em sua conta ou usando os métodos de pagamento usuais da loja. A visibilidade oferecida pela loja do Steam e a segurança e simplicidade dos seus meios de pagamento tem grande potencial para dar um gás neste formato e, espera-se, aumentar a lista de jogos disponíveis.

Nesta semana cada dia um dos jogos terá destaque na loja e neste dia serão oferecidos conteúdos exclusivos para os jogadores. Confira a lista de jogos disponíveis neste primeiro momento:

Via: Steam.

Relacionados e Publicidade