Ótimas notícias para os jogadores de PC e usuários do Steam, a principal loja de games de PC da atualidade. Segundo o UOL Jogos, o Meiobit Games e pelo Arena iG, o serviço BoaCompra, do UOL (que é controlado pelo Grupo Folha, que edita a Folha de São Paulo) fez uma parceria com a Valve para oferecer outras formas de pagamento para os jogadores brasileiros:
Por meio do BoaCompra, será possível comprar pelo Steam usando boleto bancário, depósito DOC, cartões de crédito nacionais e internacionais, PagSeguro e haverá também cartões pré-pagos vendidos em diversos estabelecimentos comerciais.
Vale notar, os serviços do BoaCompra funcionarão de maneira similar ao PayPal, servindo como formas alternativas de pagamento
E segundo o Arena, o CEO do BoaCompra, Christian Ribeiro, comentou que os preços não terão apenas a clássica conversão entre as moedas, e que teremos um preço especial no Brasil, com “pacotes promocionais com descontos de 15% a 20%.”. Também surgiu no fórum Neogaf uma tabela publicada por um site russo, com a possível conversão, mas pode ser que seja apenas um rumor:
A tabela está bem coerente com os preços praticados nas lojas nacionais, como o loja online do Ponto Frio e o serviço Nuuvem. Quanto à imagem, também é citado que, após a troca de moedas no Steam, o jogador não conseguirá mais trocar para dólares, sendo um caminho sem volta (e parecido com a migração de contas da Live). E que a parceria do BoaCompra é nas formas de pagamento, então não terá o risco de vermos mais conteúdo bloqueado. O Steam já chegou a bloquear certos games no Brasil, mas sempre foram algumas exceções.
Por fim, é um passo importantíssimo para o jogador brasileiro e também para a Valve e para a indústria, que terá mais consumidores consumindo games pelo serviço. A data de início ainda não foi anunciada, mas segundo o UOL Jogos será até o final do ano. Se o serviço for lançado antes do Natal, mais pessoas irão adquirir bastante games, pois a Valve sempre faz aquele “saldão gigantesco” de títulos, tendo promoções incríveis. Aí com uns 400 reais o jogador consegue comprar games para jogar pelos próximos seis meses (ou até mais, dependendo do jogo).
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!