Novembro de 2008. Neste mês o Steam fez uma promoção que deve ter feito muita gente entrar no serviço online de games pra PC: fez uma promoção onde o Half Life custava 1 dólar! Isso mesmo: UM dólar. Como na época o dólar estava caro pra chuchu, o jogo custou cerca de R$ 2,50, um preço que faz a máxima “sair de graça” soar de forma quase literal. Então eu decidi abrir o bolso e comprei o jogo, ingressando no serviço logo em seguida.
Na época não conhecia o PS3. Não tinha Select Game, mas cheguei a comentar sobre isso no meu blog pessoal, e adentrei num “site” onde hoje tem sites parecidos, como o Playfire e as redes da Live e PSN: uma rede social. Na época não me lembro se eu usava esse termo, mas o Steam era isso: você podia adicionar amigos, mostrar quais jogos você tem e comprar games. Sei que os serviços da Live e PSn até que existiam, mas eu não via eles e não os conhecia. Mas foi uma moda passageira.
Um ano e meio depois eu decidi tirar o pó do serviço e abri o mesmo, avisando no Twitter que eu estava abrindo o programa. Logo de cara, dois leitores (marcusroberto e lecoast) já perguntaram a minha ID. Sei que sabia que era uma ID óbvia, mas tinha de confirmar com os meus olhos que a ID era essa mesma. Então tive a confirmação e abri o programa.
Pouca coisa tinha mudado. Era a interface antiga, mas tive umas adições de jogadores que acredito que não tinha recebido nenhuma notificação até hoje. Quando abri, o lecoast começou a conversar comigo num chat que eu nem sabia que existia no Steam. Talvez tenha vindo na atualização que eu fiz ontem mesmo, mas enfim, ele me recomendou acessar a nova interface, em estágio beta, que ele disse que é mais bonita. Depois de 3 tentativas de atualização do software, consegui ver a nova interface:
Realmente ficou mais bonita que aquela verde-musgo que hoje considero feia. E para aproveitar o assunto, o GeekPobre citou as diferenças entre as duas interfaces.
Aproveitei e baixei um demo de um jogo pra testar, mas talvez eu não use tanto o sistema. Porquê? Simples: por não ter um PC decente. Sei que poderia apelar pros jogos casuais e/ou games antigos, mas sempre fico com medo de pensar em comprar um jogo e depois descobrir que o meu PC não vai rodar, mesmo que tenha uma configuração aparentemente mínima para rodar. É aquele negócio: pixel shader 2.0. Se o jogo tiver isso, nem vai adiantar pensar em baixar, mas se tiver um demo, talvez eu experimente. Uma alternativa é instalar o Steam no notebook do meu irmão, que possui uma configuração mais potente, mas ainda assim não é tão potente e nem sempre o notebook estará disponível para eu jogar.
Mas então você não vai usar o Steam? Depende. Talvez eu pegue o Half Life pra zerar, talvez eu procure algum jogo bem antigo pra aproveitar alguma promoção, ou talvez eu espere para quando for comprar um PC melhor, o que pode acontecer no final do ano ou no ano que vem (penso em comprar um PC melhor pra jogar e desenvolver games). Só sei que se eu voltar a ter um PC decente, com certeza usarei bastante a plataforma para comprar jogos mais baratos, destravar conquistas/achievements e jogar.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!