Um dos tipos de conteúdo que mais faz sucesso na internet hoje em dia são os vídeos. Sem paciência para textos longos, uma parte do público presta mais atenção em materiais dinâmicos e com recursos visuais.
Por isso, é importante saber desenvolver bons vídeos, seja para a campanha de uma marca ou até mesmo para contar uma história. O storyboard entra como uma ferramenta importante nessa criação.
Para entender o que é, sua finalidade e como fazer um storyboard online ou físico, continue a leitura abaixo. Vamos tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto. Confira!
O que é storyboard?
O storyboard é uma ferramenta utilizada para melhor visualização e detalhamento de cenas imaginadas para a produção de um vídeo. A ideia é criar um esboço em uma sequência de desenhos em vários quadros.
Sim, pode parecer muito com uma história em quadrinhos, já que a disposição das imagens acontece de forma semelhante. Porém, no storyboard o objetivo depois é executar a narrativa em forma de conteúdo audiovisual.
A utilização dessa ferramenta é comum na produção de filmes, séries, animações infantis e demais formatos da indústria cinematográfica. Ela agora também é vista dentro do marketing e da publicidade, quando é necessário detalhar projetos.
O storyboard pode ajudar a apresentar melhor uma ideia como, por exemplo, explicar como acontece a navegação do cliente dentro de um novo aplicativo ou site de uma empresa.
Além disso, ele é usado pelas produtoras de games. Com o esboço em quadros é possível entender a cinemática dos jogos e aprimorar as funcionalidades para que seja ainda mais atrativo aos jogadores.
Ou seja, trata-se de um recurso visual que tem como meta otimizar os processos de criação de conteúdos em vídeo, seja qual for a sua finalidade e o seu tema. Por isso, sua aplicação traz bons resultados aos usuários da ferramenta.
Para que serve o storyboard dentro do marketing digital?
Não é novidade que as empresas têm investido cada vez mais na produção de vídeos para chamar a atenção do público-alvo. Os usuários da internet estão acostumados com o estímulo visual e as marcas precisam se adaptar a isso.
Logo, a quantidade desse tipo de material a ser criado e divulgado nas redes sociais e demais plataformas é alta e exige dedicação dos profissionais da área. Por isso, as ferramentas que auxiliam nessa produção são muito bem-vindas.
O storyboard entra como uma forma de facilitar esse processo, detalha as cenas que compõem o vídeo, ajusta para que fique o mais eficiente possível e atinja os objetivos da empresa com aquele conteúdo.
Para se destacar da concorrência, as marcas decidem investir no “storytelling”, quando uma narrativa é criada para a divulgação de um produto ou serviço. O storyboard colabora para a criação de uma storytelling sem falhas.
Como fazer um storyboard simples?
Agora que você já sabe o que é e quais as funções, vamos descobrir quais são as principais etapas para desenvolver um storyboard eficiente e que vai ajudar a otimizar a produção de seus conteúdos.
Faça um mapeamento do roteiro
O primeiro passo é mapear o roteiro criado para o vídeo, identificando pontos importantes para a narrativa e para a produção do conteúdo na prática. Por exemplo, a linha do tempo dos acontecimentos.
É importante também detalhar as cenas descritas e selecionar quais são as principais, ou seja, aquelas que mais chamam a atenção do público. Toda essa avaliação é essencial para iniciar o storyboard.
Esboce a sequência
Definido tudo o que é relevante para fazer o storyboard, é hora de esboçar os quadros que compõem a sequência do vídeo a ser produzido. Ou seja, essa é a etapa de colocar em prática tudo que aprendeu sobre a ferramenta.
Os desenhos podem ser feitos em um papel branco simples ou então fazer um storyboard online, por meio de softwares desenvolvidos especialmente com essa função.
No início do projeto, pode realizar um rascunho sem tanta complexidade, não pensando na qualidade do desenho em si mas sim na proposta principal do uso da ferramenta que é visualizar melhor as cenas.
Insira informações extras
Ao esboçar os quadrinhos, você pode sentir a necessidade de fazer anotações escritas ou até mesmo desenhar mais algum elemento chave para otimizar o seu planejamento.
A dica é incluir setas que dizem o movimento da câmera ou colocar informações sobre os efeitos sonoros e visuais que farão parte da sequência. Porém, lembre-se de usar apenas frases curtas para não sobrecarregar o projeto.
Revise o storyboard
Por fim, com o seu storyboard feito, é necessário fazer uma revisão e checar se os principais pontos estão contidos no projeto e se certificando de que ele atende ao objetivo proposto pela ferramenta de detalhar bem uma sequência.
Caso note que os quadros, por algum motivo, não fazem sentido ou que é melhor adicionar cenas extras para o vídeo, faça as alterações necessárias. O importante é que o storyboard facilite o trabalho da criação.
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Agora você está pronto para colocar em prática tudo que aprendeu sobre essa ferramenta. Lembre-se da importância de esboçar sua sequência antes de produzir um vídeo, seja qual for o conteúdo!
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!