Nas últimas horas teve um certo burburinho na internet quanto a uma “prévia” da Black Friday, aquela “sexta-feira cheia de descontos de produtos” que ocorre nos EUA. Por lá, na 4ª sexta-feira de novembro, após o Dia de Ação de Graças, as lojas fazem promoções insanas, e outros países “copiaram a ideia”, inclusive o Brasil, que teve um evento similar em 2012 nas lojas e terá esse ano. Claro que aqui no Brasil tem o famoso “jeitinho brasileiro”, onde muitos varejistas “inflam” o preço de um produto para enganar o consumidor e achar que ele está mesmo pegando um produto em promoção. O caso mais surreal dessa prática no momento é o Submarino, que aparentemente está vendendo o Xbox One com um valor maior do que o valor oficial do console (R$ 2199), e que “ganhou” um desconto de 300 reais:
Não caia no conto do vigário do desconto do Xbox One
Igual aquele velho ditado que muitos comentam por aí: vendem o produto pela “metade do dobro”. Aliás, esse tipo de prática vai acabar virando moda, e pra variar a gente tem de pensar bem se vale mesmo a pena comprar determinados produtos nesses dias de promoções, pois, na prática, não tem promoção, e sim uma tentativa de enganar o consumidor achando que está comprando um produto “mais barato”. Talvez vale pegar o Bioshock Infinite por R$ 99,90 no próprio Submarino, mas acho que esse compensa esperar mais um pouco, ou mesmo comprar no PC quando ele estiver novamente em promoção. Já vi o jogo custar 50 reais no Steam algumas semanas atrás.
Ah, lembrando: recomendamos comprar o Xbox One quando o console sair, em 22 de novembro de 2013.
[Via Twitter do Ivan Carlos]
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!