Parece que finalmente o sistema de progressão de masmorras míticas+ do World of Warcraft: The War Within será menos punitivo, depois de tudo que ocorria na temporada atual, e que me fez com que eu parasse a progressão quando eu peguei o KSM.
Pois questões como o “Perigo do Desafiante” fizeram com que vários jogadores podem ter deixado de lado o sistema, e também tanto eu e vários jogadores e youtubers perceberam que quem tancava não tinha chance de manobra: eles não poderiam errar pois isso poderia acarretar na quebra da chave. E também não era tão fácil conseguir grupos para quem tentava o KSM solo, e os líderes só buscavam mais as “classes meta”, e jogadores que gostam de determinadas classes tinham dificuldade de conseguir grupos.
Os devs do MMO analisaram os principais problemas e anunciaram hoje mais ajustes, e com isso o sistema promete ser mais amigável, mas não deixando as coisas fáceis demais. Mas por hora só com os testes dos jogadores e o lançamento da season que poderemos comentar melhor sobre como que será o sistema na prática.

Confira abaixo as mudanças, que foram divulgadas no site oficial:
No decorrer da Série 1 de The War Within, a equipe de desenvolvimento recebeu muitos comentários sobre as masmorras Míticas, e grande parte era relacionada a frustrações, especialmente ao tentar progredir pelo sistema, sobretudo em grupos aleatórios. As críticas mais comuns mencionavam a sensação de que os jogadores se deparavam com muitas mecânicas ao mesmo tempo, que o fracasso era excessivamente punitivo, que as recompensas pareciam insuficientes para o desafio e o esforço exigidos e que muitos tinham dificuldade em encontrar grupos, já que a comunidade gravita em torno de especializações “meta” para lidar com esses obstáculos.
Nós já abordamos a implementação das masmorras da Série 2 no RTP, junto aos ajustes em andamento, com o objetivo de resolver problemas mecânicos: os tempos de lançamento de feitiços críticos de inimigos foram significativamente aumentados, os picos de dano dos tanques foram reduzidos em magnitude e/ou receberam melhores indicadores visuais, o número geral de ameaças em um grupo de inimigos regular foi reduzido e assim por diante.
Também realizamos melhorias nas recompensas (principalmente reduzindo a penalidade por não concluir uma masmorra dentro do limite de tempo) na atualização de conteúdo da Ilha das Sirenas, mas entendemos que ainda havia mais a ser feito para atender plenamente aos comentários que recebemos. Agora, conforme nos aproximamos da Série 2, temos a chance de fazer algumas mudanças mais abrangentes na estrutura de progressão da masmorra Mítica.
Para a Série 2, nosso objetivo é deixar o sistema de masmorras Míticas mais gratificante desde o início, equilibrando a progressão de dificuldade para que cada etapa pareça acessível.
Para isso, vamos implementar as mudanças a seguir:
- Masmorras Míticas de base (também conhecidas como “Míticas 0”) agora concedem equipamentos da via Campeão de cada chefe, com um bloqueio de instância semanal. Os pontos de vida e o dano de inimigos nessas masmorras foram aumentados para refletir as recompensas aprimoradas, mantendo as Míticas 0 como um ponto de entrada acessível para jogadores que estão iniciando sua jornada de equipamentos da Série 2 e para aqueles que desejam aprender as masmorras em um ambiente menos arriscado.
- Das Míticas 2 a 10, cada novo nível agora aumenta os pontos de vida e o dano dos inimigos em 7%, em vez dos 10% anteriores. O ajuste por nível permanecerá em 10% a partir das Míticas 11.
- Os afixos rotativos da Barganha de Xal’atath passarão de Mítico 2 para Mítico 4, deixando os dois níveis de entrada do sistema M+ sem afixos (além da existência de um temporizador).
- O ciclo alternado de Tirânica e Fortificada passará de Mítico 4 para substituir o afixo de Perigo do Desafiante no Mítico 7, com o outro continuando a ter efeito no Mítico 10.
- No Mítico 12, em vez de mais um aumento de 10% nos pontos de vida do inimigo, Astúcia de Xal’atath agora incluirá o aumento da penalidade de tempo para mortes que antes fazia parte do Perigo do Desafiante, substituindo os afixos rotativos de Barganha. Embora a mecânica possa parecer excessivamente punitiva para grupos que ainda estão aprendendo e progredindo rumo às recompensas de equipamento, o foco na execução precisa continua sendo adequado para os escalões superiores do sistema, e a remoção dos 10% extras de atributos deve fazer com que a transição para os níveis de prestígio do sistema pareça menos difícil.
- Os requisitos para alcançar alguns níveis de recompensa importantes foram reduzidos (por exemplo, o equipamento da via Heroica agora está disponível nos baús na conclusão de masmorras Míticas 6; Brasões Dourados estão disponíveis a partir das Míticas 7).
Veja abaixo a tabela de recompensas
Modo | Pontos de vida/ Dano | Afixo | Recompensas da conclusão | Recompensas do Grande Cofre | Brasões |
---|---|---|---|---|---|
Mítico | (base) | Campeão 1 | Campeão 4 | 15 Entalhados | |
Mítico 2 | +7% | (Temporizador) | Campeão 2 | Herói 1 | 10 Rúnicos |
Mítico 3 | +14% | Campeão 2 | Herói 1 | 12 Rúnicos | |
Mítico 4 | +23% | Barganha | Campeão 3 | Herói 2 | 14 Rúnicos |
Mítico 5 | +31% | Campeão 4 | Herói 2 | 16 Rúnicos | |
Mítico 6 | +40% | Herói 1 | Herói 3 | 18 Rúnicos | |
Mítico 7 | +50% | Fort./Tir. | Herói 1 | Herói 4 | 10 Dourados |
Mítico 8 | +61% | Herói 2 | Herói 4 | 12 Dourados | |
Mítico 9 | +72% | Herói 2 | Herói 4 | 14 Dourados | |
Mítico 10 | +84% | Tir./Fort. | Herói 3 | Mito 1 | 16 Dourados |
Mítico 11 | +102% | Herói 3 | Mito 1 | 18 Dourados | |
Mítico 12 | +122% | Astúcia | Herói 3 | Mito 1 | 20 Dourados |
No site oficial tem outros detalhes dos ajustes. A nova season ainda não tem data de lançamento, mas como essas mudanças já estão no PTR, talvez lá pra fevereiro ou março tenhamos já o lançamento do patch 11.1 de World of Warcraft: The War Within.

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!