Pular para o conteúdo
Início » Crise Financeira » Tentando entender a bolsa de valores e o dólar

Tentando entender a bolsa de valores e o dólar

Google News

Se não fosse essa crise financeira mundial, a maioria das pessoas não estaria nem aí pra Bolsa de Valores. E com ela a gente viu que o mundo é dependente direto dela na economia. Hoje as notícias de aumento e de queda da bolsa ocupam os principais jornais e sites de notícias do mundo. Todo dia deve ter gente explicando as coisas na TV, mas como mal assisto TV, não posso falar muita coisa. Mas pelo que dá pra perceber, to vendo que o mundo vai entrar numa era sombria e que as economias vão diminuir consideravelmente, principalmente nos EUA, de onde começou tudo isso.
Um colega meu do serviço investe na bolsa e de vez em quando conta pra gente alguns detalhes. O primeiro é o tal do efeito chicote: num dia você tem uma alta enorme numa bolsa e com isso os acionistas ganham dinheiro, valorizando as suas ações. Então, como eu ganhei alguma grana, eu posso vender parte das ações no dia seguinte para compensar possíveis prejuízos que eu posso ter tido em dias ruins. Só que como a maioria pensa assim então todo mundo vende e com isso a bolsa cai. Outro detalhe é comprar ações quando elas estão em baixa, para ter lucros quando elas subirem. Se as ações estão em baixa, elas custam menos, obviamente.
Fora que é um investimento muito arriscado, mas é um dos que rendem ganhos. Numa poupança você tem uma taxa de juros minúscula e com isso para poder render um bom dinheiro tem de estar com dinheiro guardado. Já na bolsa não, já que, pelo que parece num dia de queda dependendo do valor investido você terá um prejuízo amargo.
Hoje o único indicador que me preocupa é o tal do dólar. Com a alta do dólar tem-se vantagens e desvantagens. Vantagem já que como o Adsense é pago em dólar então quando a conversão é efetuada você acaba ganhando mais no final do mês. Mas os preços de produtos no exterior acabam ficando mais caros.
Como a bolsa anda muito instável fazer qualquer compra é arriscado. Você não sabe como que vai estar o dólar daqui a 1 mês. E se ele aumentar muito? Aí você terá um baita prejuízo quando a conta de cartão for faturada. Como nunca fiz (ainda) nenhum tipo de transação internacional, não sei quando que a administradora do cartão de crédito vai cobrar o valor e fazer a conversão. Se o dólar abaixa, beleza, vamos pagar menos! Mas se ele continuar aumentando aí sim isso pode virar um problema bem grave no orçamento do gamer.
Antigamente eu reclamava dos preços dos games aqui no Brasil. Bom, ainda considero caro, mas se for comparar, não compensa hoje adquirir um game fora do país (salvo se ele não vende de forma legalizada, como o Infinite Undiscovery, que não achei pra compra nos principais sites nacionais). Muita gente não sabe mas num game comprado aqui legalmente já vem a maldita taxa de importação de 60%. Se for fazer a comparação hoje, um game comprado fora, que tenha sido taxado, vai custar quase o mesmo valor que um game comprado aqui. Por exemplo: Metal Gear Solid 4. Na Play-Asia, o game custa cerca de 59.90 dólares. O próprio Play-Asia já dá uma ajudinha e converte o game em reais na própria página: 133,54 reais, em média (com frete incluído). Como o dólar fechou ontem em 2,12 reais, temos 59,90×2,12 = 126.98 (não estou colocando o frete na conta desta vez). Então vamos colocar o imposto de importação: 60% de 126.98=76,1928 (76,20). Então o game, se for taxado, custará 203,1728 (203,18). No Submarino o game está custando 229,90 reais, o que compensaria adquirir o game aqui por ser mais rápido e mais seguro.
Mas essa conta é porquê o game pode ser taxado. às vezes você pode ter alguma sorte do game não ser taxado pela alfândega, mas você não pode colocar isso na conta: você tem de estar preparado pra pagar esse valor caso queira ter o game.
Mas isso era diferente há 1 mês atrás quando o dólar beirava a casa dos R$1,50. Vamos pegar o dólar custando 1,70 e fazer as contas: 59,90*1,70 = 101, 83. Colocando o imposto de importação e somando: 162,93.
Diferença boa, não é? Aí a gente poderia reclamar do preço dos games aqui no Brasil. Mas como hoje o dólar está custando muita coisa, aí sim os games estão custando mesmo os olhos da cara.
Mas ainda assim com esse aumento do dólar, os games podem aumentar de novo aqui no Brasil nos sites e lojas especializadas que trabalham legalmente. Não sei como que isso não aconteceu ainda, mas daqui a algum tempo as distribuidoras terão de converter os preços e um game custando 220 pode passar pra 250 reais e aí a gente se ferra. Então entra o medo: vale a pena comprar algo agora? Hoje o Xbox 360 nacional custa cerca de 1900 reais, mas ele pode aumentar de preço. Eu tenho vontade de entrar em contato com a Microsoft pra tirar esta dúvida mas como não tenho nenhum contato de lá de dentro, o jeito é ficar apenas especulando.
Mas ainda o console custa muito caro.
Por fim, este texto serve mais para tentar entender o que está acontecendo no mundo com relação ao dólar e com relação à bolsa e comentar sobre isso. Não sei como que o mundo vai se comportar daqui pra frente mesmo com a ajuda dos países e por isso a gente acaba vivendo num mundo de incertezas. O jeito é esperar pra ver o que pode acontecer nos próximos dias para ver como que a situação econômica vai ficar. Mas ela já está trazendo prejuízos para a área de games no país, tanto com este aumento do dólar quando com a situação da bolsa: a divisão nacional de produção de games da Gameloft foi fechada e com isso mais quebras podem vir por aí.

1 comentário em “Tentando entender a bolsa de valores e o dólar”

  1. então procurei saber como esta a bolsa hoje não entendi o que vc quis dizer da bolsa o que tem haver com playtation ?????/

Não é possível comentar.