Acredito que todos aqui já devem ter visto na imprensa alguma notícia sobre o recente terremoto perto da costa japonesa (8,9 graus na escala Richter, o sétimo pior da história) que causou um tsunami e destruiu diversas cidades, matando muitas pessoas. Apesar de sabermos que o país sempre está preparado para este tipo de catástrofe (a ilha fica em cima de 3 placas tectônicas com constante atividade sísmica) esse foi pior, movendo o eixo da Terra e alterando o fornecimento de energia, causando uma preocupação extrema por conta dos problemas em algumas usinas nucleares (isso sim me preocupa mais que tudo), e que fez com que o país também adotasse um racionamento de energia elétrica. Como sabemos que os japoneses estão no topo do uso de tecnologia e energia para tudo (na minha opinião) isso iria afetar diretamente a indústria e os serviços. Já se fala em problemas de fornecimento de semicondutores e a indústria de games já começou a ser afetada diretamente.
Antes do anúncio do racionamento a Konami já tinha anunciado que fechou temporariamente os servidores de Metal Gear Online, o modo multiplayer de Metal Gear Solid 4, para economizar energia elétrica, e agora a Square-Enix veio a público com uma notícia semelhante, onde a gigante dos RPGs desligou temporariamente os servidores de diversos jogos, entre eles os MMOs da série Final Fantasy: Final Fantasy XI e o XIV. Ela não anunciou uma data para o religamento, agradecendo as palavras de preocupação por parte dos jogadores, e essa paralisação não será por muito tempo.
Eventos que estavam programados também foram cancelados, como o Monster Hunter Festa 2011 e alguns onde, acredito, teria novos demos para testar, de jogos como o Dead of Alive Dimensions e o Blazblue Continuum Shift II, para PSP e 3DS. Também pode acontecer dos lançamentos japoneses atrasarem pro conta do racionamento, mas isso ainda é incerto.
Pelo menos país vai se reconstruir rapidamente, não apenas por ser um dos países mais desenvolvidos do mundo, mas pela capacidade de mobilização do povo japonês que, pelo que eu li nessa reportagem no site da Veja, é bem grande e muitos deles colocam os interesses do país na frente dos próprios.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!