Pular para o conteúdo
Início » PC » “The Division” aposta em tiroteio tático com elementos de RPG online | Impressões

“The Division” aposta em tiroteio tático com elementos de RPG online | Impressões

Google News

Uma das grandes apostas da Ubisoft na atual geração de consoles (e também no PC), “The Division” é um jogo de tiro com fortes elementos de RPG online – tendência que se estabeleceu de vez com o sucesso de “Destiny” e que deve se tornar cada vez mais comum nos próximos anos.

The Division” é um jogo do selo “Tom Clancy“, inspirado na obra do autor best-seller norte-americano, e por isso podemos esperar por uma ambientação realista e cheia de detalhes políticos e militares.

A trama ainda está guardada num cofre lá na Ubisoft Massive, mas o que se sabe é o seguinte: Uma epidemia violenta matou muita gente em Nova York e levou o governo a evacuar a cidade. Claro, algumas gangues ficaram para trás e tomaram conta do território. Agora uma agência conhecida como “A Divisão” está mandando seus operativos para lá para tomar a cidade de volta.

Você tem três linhas de história que vão se abrindo conforme você avança nas missões: Lidar com os bandidos e pacificar a cidade; descobrir a verdade sobre o vírus e achar uma cura; aprimorar as instalações da Divisão em Manhattan, assegurando recursos importantes para o grupo.

Personalização e combate

Uma diferença importante de “The Division” para “Destiny” (seu mais provável concorrente direto) é que o jogo da Ubi é de tiro em terceira pessoa, enquanto o game da Bungie é um FPS. Ou seja, seu soldado está o tempo todo na tela e o combate envolve um uso maior de cobertura e flanqueamento do que de piruetas saltitantes.

O soldado pode ser personalizado, tanto na aparência física quanto nas roupas, com diversas opções bacanas para você criar o agente dos seus sonhos. Também é possível customizar o arsenal com várias modificações, como miras melhores, pentes e outras peças.

O sistema de evolução – como eu disse, “The Division” é praticamente um MMO de tiro – não tem classes pré-definidas, mas as três árvores de habilidades (médico, técnico e segurança) permitem combinações interessantes. Não vai demorar para a comunidade estabelecer builds apropriadas para cada tipo de personagem e estilo de jogo.

O sistema de combate parece misturar bem o tiroteio tático visto em outros jogos de “Tom Clancy” (como “Ghost Recon”, por exemplo) e as batalhas dos MMOs. Seu nível de personagem conta tanto ou mais do que sua pontaria – embora a sensação de acertar um headshot tenha ficado melhor no open beta de “The Division” do que em testes anteriores.

The Division - Personagens e Facções

É preciso buscar cobertura, se posicionar de forma inteligente e, jogando em grupo, usar de estratégia e táticas de flanqueamento para suprimir o fogo inimigo. Cada arma tem um tipo de impacto, distância de disparo e outros atributos que devem ser levados em conta conforme a situação.

Ainda assim, é bom ter em mente que “The Division” é, em essência, um jogo desses em que você atira e se esconde e atira de novo até matar todos os inimigos. Pense se você vai gostar de fazer isso por muitas e muitas horas antes de investir seu tempo e dinheiro neste jogo!

“The Division” está em fase de beta aberto neste fim de semana, então você pode experimentar por conta própria e ver o que acha, antes de comprar – ou não – o game.

Dublado e legendado em português, “The Division” sai em 5 de março para PC, PS4 e Xbox One.