Um dos games mais esperados deste ano é “The Last Of Us”, novo game da Naughty Dog ambientado em um mundo devastado por um fungo letal, com as pessoas tentando sobreviver em locais de quarentena e os personagens enfrentando monstros similares a zumbis e também outros humanos, como bandidos e outras pessoas diversas. Segundo uma prévia do UOL Jogos, o game não é de zumbis e o foco em The Last of Us é no drama entre os 2 personagens principais, Joel e Ellie, e como eles convivem com o problema. Joel é um ex-contrabandista de armas e drogas e Ellie é uma garota órfão de 14 anos, que morava em uma zona de quarentena e não se lembra mais de como era a sua vida antes do caos e do apocalipse que se instaurou no mundo. Segundo um preview do Polygon, ele tentará contrabandear Ellie para levar ela para um um grupo conhecido como “Fireflies”, mas pouco se sabe ainda da trama do game.
O gameplay terá elementos de ação e sobrevivência, com os personagens podendo atacar os oponentes com armas brancas, como facas, placas, tijolos e pedaços de pau. Armas de fogo estarão presentes, mas a munição será mais escassa, e pelo menos com um tiro ou 2 serão suficientes para abater um oponente. O jogador controlará apenas o Joel, e a Ellie, por ela ter pouca idade, terá mais papel de suporte, avisando o Joel dos inimigos que vão aparecendo. Segundo a prévia do UOL, durante a aventura a menina poderá ter suas capacidades de luta aperfeiçoadas.
Teremos 2 tipos de inimigos infectados: Runners e Clickers. Os Runners são humanos no estágio inicial da infecção, que podem ver o personagens e que quase sempre estão em bando. Já os Clickers (que tem cabeça cheia de esferas) usam eco-localização para localizar os personagens, emitindo sons similares a um sonar. Ser atacado por eles é praticamente morte instantânea, pois eles tentarão dilacerar o pescoço do personagem com dentes afiados. E para conseguir sobreviver, o Joel terá uma habilidade sonora que deixará a tela em preto e branco, mostrando os sons, cliques e passos dos inimigos, podendo localizar atrás de paredes, auxiliando na localização dos inimigos para traçar uma estratégia eficaz contra eles.
Também será possível combinar e coletar elementos que podem ser combinados para criar armas, desde lâminas, baterias, álcool, açúcar e outros, combinando-as para criar armas e ítens de consumo para os personagens. Também foi divulgado um vídeo de gameplay, mostrando eles em um local abandonado com diversos inimigos caminhando por aí. O gameplay promete ser bem visceral, e o visual do game está soberbo:
Trailer de enredo:
Trailer de gameplay da Gamescom 2012:
Outra personagem que terá muita importância é Tess, uma moça que opera no mercado negro dentro de uma zona de quarentena numa cidade. Segundo o Playstation.Blog, Tess é uma ótima estrategista e negociadora. “Sua habilidade para bolar planos inteligentes para proteger o contrabando é incomparável” e ela irá ajudar no começo da aventura, ajudando o Joel a tirar a Ellie do local de quarentena. Outro detalhe interessante é que as cenas são gravadas com captura de movimentos, deixando os movimentos bem mais realistas, o que está se tornando uma tendência na indústria e em produções de ponta.
The Last of Us será lançado em 7 de maio exclusivamente para Playstation 3. As cópias de God of War: Ascension terão uma demonstração incluída no disco, e o game promete ser muito bom. Afinal, é a Naughty Dog, a criadora da série Uncharted, e apesar do Uncharted 3 ter uma progressão um pouco inferior a do segundo jogo, eu gostei do game e sou fã da série. Abaixo tem a box art e mais screenshots do game:
[Imagens via All Games Beta]
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!