Pular para o conteúdo
Início » The Matrix: Parabéns pelos 10 anos!!!

The Matrix: Parabéns pelos 10 anos!!!

the_matrix_01

Se você leu o título e não sabe o que é a palavra The Matrix, recomendo você IR NA LOCADORA na primeira oportunidade que tiver e alugar toda a trilogia de filmes. Pode-se dizer que a série de filmes (onde o primeiro foi lançado em 31 de março de 1999) é uma das melhores dos cinemas. Os criadores (os Irmãos Wachowski) conseguiram reunir num único filme referências a religião, filmes diversos, artes marciais, filosofia e introduziram no cinema o efeito de bullet-time. É um dos filmes mais nerds que existiram e mesmo quem não é nerd vai gostar desse filme.

E tudo que ocorre na Matrix poderia estar acontecendo neste momento. Aliás, a Matrix é como se fosse um enorme videogame onde a gente estaria dentro dela, numa realidade virtual tão perfeita quanto a própria realidade. Basicamente o enredo da série é:

Em um mundo de ilusões realistas criadas por maquinas com inteligência artificial para que a humanidade vivesse pacificamente sob o seu jugo, nasce uma nova concepção de Herói. Em uma terra pós-apocalíptica devastada pela guerra entre homens e máquinas, um geek dos computadores é desperto de seu sono imposto pelas máquinas para se tornar o herói que salvaria os mesmo de sua espécie, do destino que foi traçada pela própria raça humana ao criar a Inteligência artificial. Um Homem capaz de manipular a realidade por dentro (E como iríamos posteriormente saber, por fora) do mundo criado pelo seu adversário!

Frase acima do Jovem Nerd. Recomendo a leitura desse texto!

Basicamente é isso, mas o filme não seria tão bom se não fossem os seus efeitos especiais. Principalmente o tal do bullet-time! Sim, o tempo de bala.

Pense num revolver. Pense em atirar com ele. Depois que você acionou o gatilho, pense se você conseguisse parar o tempo. Se o tempo estivesse parado, você veria a bala estacionada no ar. Agora avance o tempo lentamente, e perceberá a bala atravessando o recinto, fazendo com que o ar ao redor dela se propague, como se você jogasse algo na água de um lado. O efeito de bullet-time é basicamente isso: travar o tempo de forma que os movimentos sejam mais nítidos. E esse efeito foi tão copiado em filmes, séries e desenhos que é praticamente impossível não imaginar uma cena de ação que não use algum efeito similar. Isso deixa a cena mais cinematográfica. Matrix é isso: é cinema, de uma qualidade impossível de descrever.

Matrix – Bullet-Time

Cenas de luta insanas: aqui tudo é possível e com isso dá pra você saber TODAS as artes marciais existentes. É só jogar no teu cérebro todo o conhecimento e treinamento e em poucos segundos você já sabe kung-fu. Você sabe pilotar uma moto. Você sabe todo o conhecimento humano. Isso num piscar de olhos. Eu queria poder aprender desse jeito, mas é aquele negócio: tanta informação no cérebro poderia fazer o mesmo fritar. Matrix é você saber diversas artes marciais e lutar usando várias delas ao mesmo tempo, em lutas que deixariam o Jet Li e o Jackie Chan no chinelo! Isso é a série The Matrix!

The Matrix Reloaded Vampire Chateau Fight Scene

The Matrix é uma junção de heróis e vilões memoráveis, como o Agente Smith, o Neo, o Morpheus.

The Matrix é uma enorme realidade virtual onde as regras podem ser quebradas. Leis da física: elas são como sistemas de computador, que podem ser reprogramados. Com isso eles conseguem fazer os feitos impossíveis: desvio de balas, andas nas paredes, lutar insanamente, são coisas que todo mundo sonharia em fazer, mas que é impossível de se fazer no real. Aliás, qual a sua definição de real para você? Estar no PC agora lendo este texto, ou pensando que você está mesmo dentro de um enorme videogame e não sabe? Então alugue os filmes e tome a pílula vermelha.

[Imagem via MoviePoster.DB e The Daily galaxy]

Relacionados e Publicidade