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Tibia: ovelha negra ou exemplo a ser seguido?

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Aniquilando a concorrência?Tibia, um jogo alemão lançado em 1996, inicialmente desenvolvido como trabalho de faculdade por 3 alunos de Ciências da Computação. Nesses mais de 10 anos, passou por diversas modificações em seu sistema de jogo, mas visualmente falando não houve nenhum ganho muito melhor que sprites mais bem desenhados: as animações continuam com pouquíssimos quadros, os mapas continuam apresentando gravíssimos problemas de perspectiva e, pasmem, o jogo nem som tem.
Além disso, de 6 em 6 meses costuma haver uma grande atualização do sistema de jogo, fazendo com que você tenha que se readaptar 2x por ano. E claro, mudanças em itens, criaturas, quests e áreas florescem junto a essas mudanças, tornando suas verdades absolutas muito mais efêmeras que se possa imaginar.
Mesmo com todos esses contras, ele continua sendo o azarão do mundo dos jogos online: aquele que tinha tudo pra ser esquecido diante de jogos consagrados como World of Warcraft, MUOnline e Gunbound acabou se tornando um dos grandes sucessos do mercado.
Mas como pode, na era dos gráficos realistas e interfaces inovadoras, um jogo como o Tibia movimentar milhares de jogadores? O presente artigo é fruto de uma pesquisa com os próprios jogadores de longa data e pretende definir justamente os pontos de sucesso do Tibia, aquele que provavelmente é o MMORPG mais controverso do mercado.
Depot de Thais - Ontem e Hoje!Pra você, o que faz um jogo ter sucesso??? Gráficos estupendos, animações foderosas, necessidade de processadores absurdos ou coisas do gênero? Se você ainda acha que o sucesso é proporcional à tecnologia usada, tá na hora de mudar seus conceitos, hein? O Tibia é o líder de uma fatia do mercado de jogos completamente esquecido pelas grandes fabricantes. Essa fatia mostrou-se extremamente rentável nos últimos anos: o mercado de baixa tecnologia.
Visto como principal motivo de sucesso do Tibia é o fato dele ser um MMORPG completo e, mesmo assim, rodar em um Pentium 166MMX com 32mb de RAM (se você duvida, saiba que comecei a jogar num PC assim). Se já é praticamente impossível achar hoje em dia um jogo atual que possa ser jogado em tal peça de museu, imagine um MMORPG… Esse mercado ainda possui grande absorção de produtos e, mesmo que sejam “feios”, “velhos” ou o que mais você achar, pessoas ainda fazem questão de pagar por eles.
Além disso, ele está num grupo de jogos que vêem o mercado de uma forma um tanto diferente. Eles são o que eu chamo de “play-to-pay” ou ““jogue para pagar”. Isso funciona da seguinte maneira: o jogo é gratuito, você pode jogar indefinidamente sem pagar 1 tostão furado por isso. Depois que você passa a gostar do jogo, passa também a querer aquelas coisinhas às quais só os pagantes têm acesso, como novas magias, monstros, itens e coisas do gênero. O resultado é que você acaba pagando para ter essas coisinhas.
A grande jogada desse “play-to-pay” é atrair os jogadores que não pagariam por algo que não conhecem e exigir dinheiro para os extras depois que eles já estiverem gostando do jogo. Isso já acontece em alguns jogos, como Silkroad Online, GunBound e Knight Online. Genial, não?
Gráficos completamente retrôOutra característica que me chamou atenção enquanto conversava com os jogadores foi a repetição de citações ao seu visual: ele vai completamente contra as tendências e modismos do mercado, sendo completamente 2D. Isso ainda agrada há uma grande parcela dos jogadores (novos ou não) e a falta de títulos do gênero só aumenta a procura pelo jogo.
Seria isso planejado? Hmmm… difícil dizer. Eu acredito mais numa situação que, no final, deu certo: é virtualmente impossível trocar todo o Tibia para uma interface 3D, principalmente pois o 2D está intimamente ligado às mecânicas do próprio jogo. Esse visual então foi se arrastando até se tornar um estilo próprio.
Outra coisa que mantém os jogadores são essas tais atualizações semestrais. O mundo está sempre crescendo e sabe-se que há cada 6 meses virá uma coisa diferente com a qual se divertir. Vejo essa renovação como um dos principais fatores do sucesso: sua simplicidade e modularidade permitem a adição de centenas de criaturas, itens e objetos que enriquecem o jogo. Isso não acontece em diversos outros títulos que já joguei, tornando-se uma bela característica.
Como acontece com diversos outros jogos online, jogadores gostam de estar logados no mundo de jogo enquanto fazem atividades paralelas, como trabalhos de escola ou assistir filmes. O Tibia tem 2 características que chamam a minha atenção como Game Designer: primeiro, estar parado não significa que você não está produzindo; segundo, você pode escolher jogar em janela ao invés de ficar preso em tela-cheia.
“… quê isso, Tiago. Desde quando jogar em janela é uma novidade?” Aí que ta a jogada: vários jogos para PC da atualidade são fixos em tela cheia, obrigatoriamente exigindo que você fique preso na tela de jogo OU não a veja. Eu particularmente detesto deixar pessoas sem resposta MSN enquanto jogo, coisa que acontece SEMPRE que jogo Devil May Cry 3. Poder manter facilmente uma atividade paralela sem perder o foco do jogo é a 1a opção que eu busco em qualquer jogo que testo.
Já que você pode manter aquela janelinha do Tibia ali em cima da tela enquanto digita seu artigo para o GamedevBR, por exemplo, por quê não fazer isso produtivo? O jogo não exige atenção em tempo integral: você pode ficar somente recuperando mana enquanto faz runas e treina suas habilidades naquela arma de preferência. É mais ou menos o que acontece no Knight Online, onde você entra em modo marcante, deixando o personagem logado e o jogo controlando as vendas para você.
Assim, o jogador pode estar ligado ao mundo de jogo por muito mais tempo, tornando-se um hábito entrar para pelo menos conversar. Como todos nós sabemos, hábitos são difíceis de serem mudados.
Tutor em ação

Falando em conversar, outro ponto que citarei aqui é a facilidade que os jogadores têm em se comunicar. Existem diversos chats dentro do jogo para todo tipo de coisa, desde vender itens a conversar na guilda. Ao contrário do que acontece em outros jogos, não há a necessidade de entrar em “modo conversa” para mandar frases para os amigos, o típico <enter> texto <enter>. Assim é comum que os jogadores mantenham conversas até mesmo durante caçadas, tornando o árduo trabalho muito mais leve.
Por fim, o próprio jogo tem um sistema de tutoria: jogadores comuns ganham status elevado na comunidade passando em testes de conhecimento da mecânica do jogo. Passam a funcionar como moderadores dentro da comunidade, apontando outros jogadores que falhem em seguir as regras.

 

 

Quer saber mais sobre ele? Vai no Cobalt Tower e na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tibia. Quer jogar? www.tibia.com

Oh, btw… Thx to everyone who helped me with this article! Looks like community is another good point in playin’ Tibia 😉

Marcações:

20 comentários em “Tibia: ovelha negra ou exemplo a ser seguido?”

  1. Chii Persocom

    I have no idea what your article says since I dont speak that language, Ayshee gave me the link, nice pics 😉

  2. Timóteo Andr&

    Outros pontos importantes de tibia são a jogabilidade, eu não jogo mais pq não suporto o lag em um jogo tão simples.
    Mas o gameplay dele é muito bom, a idéia de poder comprar uma casa, uma casa pra guilda, fechar os jogadores e/ou monstros dentro de uma sala para matar mais facilmente. São o tipo de coisa que eu sinto falta quando vejo um MMORPG novo e com lindos graficos 3D.
    Na maioria esmagadora de jogos do tipo, os monstros e jogadores atravessam vc. E isso é ridiculo =

  3. Não diria que é um exemplo a ser seguido mas o sucesso que o jogo fez durante muitos anos deve sim ser estudado.
    As características que vc citou são importantes
    a simplicidade da interface também contribui para prender o jogador que não fica frustrado (como em muitos MMOs) por não conseguir chegar até alguma informação.
    A comunidade que se formou com o tempo também é responsavel pela longa vida que teve o tibia ,
    isso é uma coisa que vemos até nos jogos online mais modernos , se o jogo não tem uma comunidade ativa ele acaba abandonado.

  4. Comentários bem feitos, mas creio q não seria tão impossível para um jogo q arrecada tantos $$$ em todo mundo conseguir melhorar um pouco, não to falando de gráficos estilo PS2 ow algo assim… apensa melhorar um pouco os gráficos e corrigir os lags monstruosos do jogo.
    Uma coisa q faz de Tibia um sussesso tão grande entre tantos outros é o fato dele manter o verdadeiro RPG vivo! e isso é uma coisa fantástica.
    Eu respeito e muito tibia, mas acho q um tibia 2 deveria ser lançado, sei lá com uma engine simples como o original, de fácil edição mas com gráficos um pouco melhores, não acho q sera impossível chegar ele perto de… sei lá… final fantazy 7??? e eu falo em visual gráfico.

  5. For the english speakers, please use google translation tool, which will provide a fairly accurate translation of this webpage, which has an excellent article about why tibia still rox.
    Aproveitando a deixa, parabens pelo excelente artigo, muito bom!
    Tibia é para o MMORPG o que Counter Strike foi para os jogos de tiros. Ambos se focaram em computadores que mal podiam rodar jogos, a capacidade residual dos jogadores, aqueles que nao eram superviciados em gráficos e inovações tecnológicas, tal como o Wii é para os jogadores casuais.
    Mesmo assim, doi-me o coraçao ver as pessoas jogando Tibia. Eita joguinho viu! Eu que fui Ultima Online por bons períodos, fico pasmo como as pessoas ainda jogam Tibia quando há Ultima Online de graça para ser jogado por aí ehehehe Mas já joguei, e achei bem interessante ter muitos amigos bem leigos jogando tibia. A unica coisa que me fez parar foi a maldita tela de servidor cheio, aguarde a fila.
    Estou esperando até hoje!

  6. Gostei do artigo.
    A grande força do tibia eu vejo como a comunidade que o jogo conseguiu reunir.(como citado em comentarios acima)
    Tem defeitos como lags e grandes filas.
    Se analisarmos bem, vemos é o verdadeiro RPG dentro do jogo. Isso é o fator inicial de tudo.

  7. Leo, essa é justamente a jogada. Se o Tibia ficar 3D duma hora prá outra, terá q concorrer diretamente com jogos 3D de grande porte.
    Aí, fiote, o buraco é bem mais embaixo.
    O lag é realmente absurdo, mas faz mais de ano q não tenho problema com filas de espera.

  8. o jogo é assim mesmo, tem sido meio egoista nos ultimos tempos, mais o que poderiamos esperar de alemães? ;p nunca foram sinonimo de cordialidade 🙂

  9. Não sei se minha vontade é de bater palmas ou de bater na sua cara (eu tinha idéia de fazer um post sobre esse assunto).
    Mas estou bem feliz que foi tão bem feito, parabéns!
    Tibia realmente é um jogo "duvidoso", todo mundo fala mal, mas mesmo assim ele consegue ter um sucesso estrondoso. Eu sempre me pergunto "por que"?! Alguns comentários já deram uns pontos positivos do jogo.
    E lembrando que ele é um ótimo mercado para nós brasileiros que "estamos recrutando gente para desenvolver um MMO" <= sempre leio isso em fóruns.

  10. Uma vez instalei Tibia, loguei, olhei, andei um pouco, desloguei e desinstalei. O jogo não conseguiu chamar minha atenção. Acho que os gráficos contribuiram um pouco para isso. Não, não sou um "graphic freak" mas gosto de coisas bonitas (não necessariamente de última geração). Acho que o motivo que realmente influenciou a deixar de lado foi o fato de eu comparar qualquer MMORPG com Ultima Online, que eu considero o melhor de todos os tempos. Não conheço outro jogo que me permita jogar damas e pôquer, fazer um bolo envenanado, tocar instrumentos musicais e montar uma taberna. (Sei de jogos que tem alguns desses elementos).
    Bom, a discussão aqui é Tibia. ehheuaheua. Eu não consigo evitar as comparações mas, quem jogou UO sabe o quanto era legal.
    "Play-to-Pay"
    Não curto muito esta política. Nunca joguei um jogo assim e não sei como realmente funciona (e até espero que alguém esclareça) mas, eu sempre vejo como um não-pagante sendo "pior" que um pagante. Por exemplo: não-pagantes conseguem no máximo uma espada de nível 10. Já os pagantes conseguem uma espada nivel 20. Sei de jogos que não são assim, onde os itens disponibilizados não influenciam nas habilidades ou nos atributos do char mas, se for assim, acho um saco, não acho justo.
    Gráficos
    Sinceramente, acho bem fraco e, posso até dizer, incômodo. Não por ser 2D em tiles e sim porque acho as imagens com muita saturação e contraste. "Dóis os olhos". Poderia ser em 2D mas, com desenhos mais bonitinhos. Até fizeram isso com Ultima Online (olha eu comparando de novo heauae). Na última versão, Kingdom Reborn, eles pegaram tudo e redesenharam. Ficou lindo! Parece as versões "HD" de jogos antigos na Live Arcade, como, por exemplo, Pacman, Rez e Asteroids (veja comparações dos gráficos aqui: http://www.ospapas.com/forum/viewtopic.php?t=39). Um outro exemplo de 2D com arte muito bem trabalhada é Conquer Online. E ambos jogos são levíssimos.
    Atualizações
    Bem bacana saber que, no mínimo, de seis em seis meses vai ter algo novo para explorar. Não sei como funciona os grandes jogos de hoje (WoW, LoTRO, etc) mas, sei que eles tem expansões pagas. No UO, tem correções e atualizações exporádicas e também expansões pagas.
    Concluindo: sim, acho que Tibia deve ser considerado um "jogo-exemplo".
    Sempre penso em voltar jogar um MMORPG, especialmente UO, mas, acabo vencido pela preguiça, porque é difícil evoluir e se divertir nesess jogos. Para mim, esta é uma grande questão neste gênero. Você precisa dedicar um bom tempo para evoluir as suas habilidades. Em alguns shards de UO até deixavam você "macroar".
    Acho que o jogo perfeito, nesse quesito, seria o que me deixaria "macroar" mesmo quando não logado. Eu poderia deixar o cara fazendo "lockpicks" e deslogar e ir pro trabalho. À noite, chegaria em casa, logaria e me divertiria dilacerando monstrengos. Sei que isso poderia acarretar em "gold farming" mas, um mundo com um sistema econômico equilibrado, acredito que seria possível. Em algum lugar eu li que tinha um jogo que deixava fazer isso mas, não lembro onde li e nem que jogo era. 😛

  11. Pow pessoal, valeu pelos elogios.
    Bocão, essas imagens q você mostrou são de sprites baseados em modelos 3D. Essa técnica chamou mó atenção no Donkey Kong Country, lembram dele?

  12. Concordo plenamente com o comentário do Timóteo André sobre jogabilidade. Uma vez consegui prender um cara em uma jaula. Apaguei a luz e fui embora hueuhehue. Ri demais, mas ele deve ter chorado muito e odiado o jogo. Outra coisa legal é poder escrever pergaminhos e livros. Quem jogou sabe que tem a tal da língua orc que precisa aprender pra falar com um orc vendedor. Eu escrevi as palavras com as traduções em um pergaminho e saí vendendo, e rendeu bastante! Depois começaram a me copiar, mas daí eu já estava parando de jogar. No mundo grande, depois da ilha dos noobs, a coisa fica meio sem propósito e a densidade de jogadores cai bastante, principalmente fora das cidades, acabando um pouco com a diversão que existia na ilha inicial.

  13. Comecei a jogar Tibia por causa deste artigo, Frossard, e só tenho a te agradecer. Já tem quase três meses que eu estou nesta brincadeira, já conversei com gente do mundo todo e ainda me divirto à beça. Como não sou um cara muito ligado em jogos, não acompanho os lançamentos e os sucessos, e uma dica como essa sempre vem bem a calhar.
    Valeu mesmo.

  14. Ótimo artigo, gosto tb do sistema de enviar cartas e caixas com itens de uma cidade p/ outra coisa que não existe nos novos MMORPG, odeio esse negocio de teleportador pra mim tem que ser que nem o tibia andar de uma cidade até a outra.
    Mas o game que mais me chamou a atenção foi Ultima Online é uma pena que ninguém queira dar um upgrade nele, seria a maior febre o que estragava nele era as magias sem animação e o Player Killer mal feito que possibilitava roubar o trabalho de meses de outras pessoas fazendo muita gente desistir do game.

  15. Otima analise sobre tibia ele tem seus pontos fortes e fracos e possui um vasto rpg com todo conteudo de bem/mal, minotauros/anoes, mitologia nordica e tudo em um jogo de graficos 2D que não deixa nada a desejar nos jogos que seguem a mesma linha.

  16. Undefined~Indefinido

    ei jogo online n precisa de grafico 100% real,se nao ficaria chato,imaginem : meu jogador corta sua barrido,um corte bem profundo,e o seu fica em pé,nem demostra dor e taca um meteoro em mim,eu continuo em pé normal…além do + o important. n eh o grafico,e sim a difersão que ele passa…
    Tibia passa essa diversão e muito bem…usar runas,poçoes,magias,prender bixos,ter casa,quests,faser loot de bixos e vender,tomar hunted….isso dá graça ao melhor jogo de todos: Tibia!
    AEW SAMERA =D~~

  17. que nem o undefined falo os joguin + nem feito irritam,exemplo : PW,Perfert World,alem de ser pesado,vc compra as armaduras na loja,entao um lvl 50 se veste igual a um lvl 50 ,tibia nao,eh diferente,pois as trocas sao com outros jogadores nao com NPCs.
    Tibia tbm vc pode treina skills pra fica + foda q um nego(sem racismo,modo de fala) 20 lvls + forte…

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