Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Select Game
    • Notícias e Posts Recentes
    • Games
      • Fortnite
      • World of Warcraft
      • Honkai Star Rail
      • Elden Ring
      • Listas de Troféus
      • Listas de Conquistas
    • Cosplays e Animes
      • Cosplays
      • One Piece
    • Stories, Looks
      • Web Stories
      • Looks
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Select Game
    Início » AMD » Conheça a TressFX, a nova tecnologia de renderização de cabelos realistas da AMD

    Conheça a TressFX, a nova tecnologia de renderização de cabelos realistas da AMD

    Rodrigo Flausino27/02/2013
    TressFX Tomb Raider - Lara Croft - Cabelos

    A AMD anunciou esta semana uma nova tecnologia de renderização de cabelos realistas. Chamada de TressFX, a nova tecnologia promete ser uma nova fronteira no realismo dos games, com o novo Tomb Raider sendo o primeiro a usar a nova tecnologia nos PCs. Segundo o blog oficial, desde os primórdios do 3D os cabelos nunca foram mostrados realisticamente, sendo mostrados cabelos em “blocos” e com movimentos não tão realistas, pois simular cabelo está entre os desafios computacionais que exigem muito processamento, por conta das centenas de milhares de fios, renderizar e fazer cálculos de física para que tenha um movimento mais natural, fora movimentos de sombra, anti-aliasing e transparência, refazer diversos os cálculos diversas vezes por segundo, para acompanhar o movimento do personagem.

    A maioria dos games ou mostrava personagens com cabelos curtos ou mostrava capacetes que não davam pra remover, e eles viram no novo game da Lara Croft a primeira oportunidade para usar a nova tecnologia.

    TressFX-Lara-Croft-01

    A TressFX usa a linguagem de programação DirectCompute, desbloqueando as capacidades de processamento da próxima arquitetura gráfica (Graphics Core Next), permitindo uma qualidade de imagem antes restrita a imagens pré-renderizadas. O método usa estruturas de dados Per-Pixel Linked-List para gerenciar a complexidade de renderização e uso de memória. A DirectCompute é adicionalmente utilizada para realizar simulações em tempo real da TressFX Hair, tratando cada fio de cabelo como uma cadeia com dezenas de ligações, permitindo simular a força da gravidade, vento e o movimento da cabeça para mover e enrolar o cabelo da Lara em uma forma realista.

    Além disso,a detecção e a colisão é realizada para garantir que os fios não passem “um por cima do outro” e que não ultrapassem superfícies sólidas, como a cabeça, o corpo e a roupas da Lara Croft (por exemplo). Depois, o estilo de cabelo também voltam gradualmente para a posição original caso tenha ocorrido alguma força externa que fez o cabelo se mexer (como o vento).

    TressFX - Lara Croft - Antes e Depois (2)

    A AMD comentou ainda que algumas placas selecionadas da série 7000 são particularmente equipadas para executar este tipo de tarefas, com a sua combinação de memória compartilhada rápida on-chip e processamento massivo na ordem das trilhões de operações por segundo. Na galeria abaixo (que peguei do All Games Beta) tem diversas imagens, e o efeito impressiona. Pelo game ser da Square-Enix, imagino os personagens da série Final Fantasy com cabelos ainda mais realistas e impressionantes no futuro, ainda mais com a Luminous Engine. Espero que os próximos consoles também tenha esta tecnologia ou algo similar, e novamente a guerra das placas de vídeo ganha uma nova frente de batalha.

    TressFX - Lara Croft - Antes e Depois (3)
    TressFX - Lara Croft - Antes e Depois (1)
    TressFX-Lara-Croft-02
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (1)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (2)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (3)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (4)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (5)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (6)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (7)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (8)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (9)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (10)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (11)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (12)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (13)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (14)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (15)
    TressFX - Lara Croft - Screenshot (16)
    Foto-Rodrigo-100px
    Rodrigo Flausino

    Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp

    Posts Relacionados

    Doom The Dark Ages – Análise/Review (PC)

    As novidades de Genshin Impact versão 5.6, com a chegada de Escoffier e Ifa

    Genshin Impact – Escoffier está disponível e ganha novo vídeo oficial!

    GTA VI ganha novo trailer e data de lançamento!

    Colaboração entre GUNDAM e Overwatch 2 já está disponível

    Overwatch 2 – Jogando com a Juno mítica!

    Posts recentes
    • Doom The Dark Ages – Análise/Review (PC)
    • As novidades de Genshin Impact versão 5.6, com a chegada de Escoffier e Ifa
    • Genshin Impact – Escoffier está disponível e ganha novo vídeo oficial!
    • GTA VI ganha novo trailer e data de lançamento!
    • Colaboração entre GUNDAM e Overwatch 2 já está disponível
    • Overwatch 2 – Jogando com a Juno mítica!
    • Kafka, de Honkai Star Rail, neste belo cosplay da Gica
    • My Hero Academia – Belo cosplay da Ochaco Uraraka, da Gica
    • Termos de Serviço e Política de privacidade
    • Sobre
    • Contato
    © 2025 Select Game - Todos os Direitos Reservados. Imagens e embeds tem foco em divulgação!

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.