Pular para o conteúdo
Início » Blender » Tutorial Blender – Usando e visualizando imagens de background

Tutorial Blender – Usando e visualizando imagens de background

No último final de semana passei por um problema simples de resolver mas que é difícil de descobrir: como usar direito imagens de background. Pra quem não sabe, são imagens que auxiliam na modelagem de objetos no Blender. Veja um exemplo:

Uma das definições da imagem acima é o blueprint, que mostra o objeto de frente e de perfil. Quando alguém for fazer uma modelagem mais elaborada, o usuário vai fazer um esboço (que vai ser digitalizado ou escaneado caso seja à mão) de frente, perfil e algumas vezes de costas, pra ir modelando e seguindo a imagem de background.
O problema maior ao utilizar este método é fazer essa imagem aparecer na interface 3D do software.O objetivo deste tutorial é justamente ajudar os usuários que não conseguem ou não sabem como fazer isto. A versão utilizada é a 2.47.
Primeiro pegue um blueprint qualquer (pode ser de qualquer site. Estou usando o deste tutorial de character design no Blender), abra o Blender e vá em ViewUse Background Image:

Aí você aperte o botão Use Background Image pra abrir mais opções:

Escolha a imagem no seu sistema operacional e abra a mesma. Ela pode não aparecer logo de cara, mas já está configurada, como na imagem abaixo:

Aí que vem o macete mais importante. Se você reparar bem, no menu View existem várias opções: Side, Front, Top, Camera e User:

Ao escolher uma delas você vai ver a imagem de background. Por default a imagem acaba indo pra câmera, e ela tem de ir pra própria interface 3D:

Então Escolha então a opção Top do Menu view que a interface vai mudar e você poderá ver a câmera. Mas o problema é que você não poderá movimentar a camera já que aí a imagem vai sumir novamente. É uma mão de obra tremenda ter de manter desse jeito, mas é necessário pra usar a imagem. Veja como ficará a interface depois de escolher o item Top:

Agora vamos configurar o Blender pra que o usuário use 2 telas, mostrando a frente e o lado do blueprint utilizado.
Leve o mouse para a borda da interface 3D e clique com o botão direito. Lá escolha a opção Split Screen e escolha a posição de onde você vai dividir a tela:

Então ela ficará assim:

Agora sete as propriedades de visualização. Acima eu escolhi a tela esquerda como sendo a frente e a da direita como sendo a de lado. Isso é necessário já que com isso quando você for modelar num dos lados, o outro ficará quase simétrico, como na imagem abaixo:

Agora é só ir modelando e setando. caso precise se mover na interface do Blender, você pode voltar a este estado escolhendo uma das 5 opções descritas acima no botão View.

Concluindo

Este é um recurso muito interessante do Blender e um dos mais básicos pra quem for modelar a partir de imagens de referência. Espero que com este tutorial você possa conseguir usar corretamente este tipo de imagem. Qualquer dúvida, use o sistema de comentários abaixo deste texto.

Relacionados e Publicidade