Além de um desenho da Barbie, que comentei recentemente com um tutorial de como colorir um desenho infantil, também tem este tutorial de como colorir o Homem-Aranha e o Homem de Ferro. Os 2 são heróis da Marvel e são bem populares, com o Aracnídeo sendo um dos super-heróis mais famosos de todos os tempos, e o Homem de Ferro ganhou popularidade com os filmes, aparecendo em filmes solo, nos Vingadores e no Capitão América: Guerra Civil.
Para o desenho, escolhi um que traz eles com uns traços mais fortes, e o Homem-Aranha com um uniforme mais liso. Apesar de ser um desenho fácil de colorir por ter muitos espaços (ainda mais com giz de cera), com lápis de cor pode ser mais complicado colorir grandes espaços, e por isso o lápis branco é fundamental pra poder “preencher” os espaços e deixar o colorido mais uniforme.
Mas antes vamos à versão final, pra você se basear e seguir o tutorial abaixo.

Para escolher as cores eu me baseei em alguns desenhos e artes dos 2 personagens, para definir quais partes são douradas (na armadura de Tony Stark) e nos braços do Homem-Aranha (Peter Parker), que deixei de cor azul. Para a cor amarela, usei amarelo normal mesmo (ou você pode usar o amarelo canário), o vermelho usei fúcsia (um tom mais escuro) e o azul foi o “azul real”.
Lembrando que é ideal ter uma boa caixa de lápis de cor para ter mais opções, e caso não tenha, você pode comprar uma aqui ou aqui, com 48 cores, ou uma de 60 cores clicando aqui).
Você pode começar com a parte amarela da armadura do Homem de Ferro, seguindo mais ou menos os desenhos abaixo:


Agora você começa com a parte vermelha da armadura, usando lápis de cor fúcsia, ou um vermelho mesmo. Optei por deixar mais claro e não forçar a mão e nem deixar muito escuro. Você pode colorir a armadura inteira, mas vá parte por parte, de cada quadradinho, pra ficar melhor e não ter a chance de borrar com os traços. Vai levar mais tempo pra colorir, mas o resultado será melhor.


Agora vamos aos braços do Homem-Aranha, e aqui você terá de fazer movimentos mais longos e tentar deixar claro e uniforme. Será bem difícil conseguir isso, pois pode acontecer de ter “emendas” no colorido, caso você não colora tudo de maneira contínua. O que você também pode fazer é de colorir as bordas e depois ir na direção do centro de cada espaço da imagem onde você vai colorir.

Depois de fazer a primeira pintura dos braços, você terá de fazer de novo seguindo outra direção (no caso da direita pra esquerda). Para facilitar você pode rotacionar a folha e colorir de cima pra baixo.

Depois você terá de terminar o uniforme dele, usando vermelho ou fúcsia. Provavelmente você terá de fazer mais de uma pintura completa, pra ficar melhor e tirar as imperfeições e emendas.

Abaixo tem um exemplo de você colorir mais de uma vez, da direita pra esquerda e de cima para baixo.

Para completar, você pode usar branco e colorir com mais intensidade, pra ele ir eliminando as partes brancas e falhas. Você irá preencher o desenho e deixar bem mais uniforme, mas deixe o branco por último. Lembrando que, caso você comece a colorir de branco na parte azul, tente depois limpar a ponta do lápis colorindo em uma folha de rascunho, pra evitar borrar ou ficar alguma marca. Basta fazer isso em todo o desenho.

Por fim, optei por não tentar sombras e nem deixar muito escuro, mas a decisão de cores é sua, e com prática você terá mais conhecimento e criatividade.

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!