Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Tutorial: XNA Invasores – Parte 1

Tutorial: XNA Invasores – Parte 1

Existem excelentes tutoriais sobre desenvolvimentos de jogos espalhados pela Internet. Com uma rápida procura, você pode aprender a exibir uma imagem na tela, a tocar um efeito sonoro ou a manipular o teclado. Ter à disposição esses tutoriais que explicam os assuntos separadamente é muito útil para quem já conhece um pouco do assunto, mas um iniciante pode facilmente ficar perdido.
Uma dúvida muito comum a quem está começando é “como eu organizo tudo isso que eu aprendi e monto um jogo?”. Aplicar todos os conhecimentos em conjunto para criar um produto único pode ser uma tarefa difícil, que exige uma boa dose de organização. Não é que não existam artigos ensinando a fazer jogos completos, eles existem sim e alguns são muito bons, porém eles são poucos e geralmente estão em inglês.
Para tentar reverter este quadro, eu vou começar uma série de tutoriais com o objetivo de criar um jogo, neste caso um clone do famoso Space Invaders, partindo do zero. Aqui veremos alguns conceitos necessários antes da programação em si, fazendo uma análise de como será o jogo, e depois partiremos para a prática, mostrando passo a passo como criar um jogo completo.
Como ferramentas de programação, iremos utilizar o XNA com a linguagem C#. Apesar de o tutorial tratar de alguns detalhes relacionados ao próprio XNA, como a criação de Game Components, eu tentarei mostrar as coisas de forma que programadores de outras linguagens ou bibliotecas possam aproveitá-lo igualmente.
Na próxima parte, faremos uma rápida análise do jogo Space Invaders e veremos um pouco sobre modelagem UML, que servirá de base na hora de codificar o jogo. Até lá.

Relacionados e Publicidade