Desde que o bilionário Elon Musk comprou a rede social Twitter, as coisas foram de mal a pior em alguns aspectos, e em outras melhorias, que poderiam vir para todos, estão dentro da camada paga “Twitter Blue”. O Twitter antigo relutava demais em ter melhorias aos usuários, enquanto outras redes sociais ganhavam destaque, mas não sem ter também reclamações dos usuários.
Mas o que ocorreu ontem foi o que considero ser o maior prego no caixão de uma rede social que, convenhamos, era muito boa no início, mas depois virou um local de cancelamentos, tretas, etc. Mas a gente continuava lá para interagir com a galera, divulgar conteúdos ou mesmo passar o tempo.
Ontem o bilionário começou a limitar quem conseguiria acessar os tweets e colocou limites em quantos tweets a gente poderia consumir por da. Há quem diga que todos os tweets também sumiram do buscador Google, e com isso quem estava usando o buscador para ver tweets relevantes não conseguirá mais ver. Ou talvez isso irá mudar e retornar a normalidade, mas é difícil dizer.
Só que o limitado diário de leitura de tweets é o maior prego no caixão. Muitos usuários seguiam muita gente e em pouquíssimo tempo essa cota já era gasta, impossibilitando de conseguir ler novos tweets. Uma maneira de resolver isso é rever quem a pessoa segue e sair dando unfollow, o que gera situações curiosas: gente que você seguia desde muito tempo atrás não segue você mais, lembrar de contas de empresas de produtos que você não irá mais consumir (principalmente contas de jogos que você provavelmente não vai jogar tão cedo), gente que não usa mais a rede social tem anos, etc.
Da parte publicitária, é um tiro no pé. Publicidade depende de visualizações para tentar fisgar o usuário a clicar no link ou acessar um serviço. Sem ter isso direito (já que na teoria o alcance iria cair), deixa de fazer sentido pro anunciante investir em um determinado local ou rede social.
É difícil dizer como que vai ser daqui pra frente ou se o dono da rede irá voltar atrás em sua decisão. De qualquer jeito muitos usuários estão reduzindo seus tempos nas redes sociais e já pensam em migrar para outras redes, como a Blue Sky, ou mesmo o “Threads”, recurso que estava sendo testado pelo Facebook e que teve um app que apareceu brevemente na Google Play.
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