Pular para o conteúdo
Início » Java » Um jogo da memória em 48 horas – Parte 02 – Protótipo de tela

Um jogo da memória em 48 horas – Parte 02 – Protótipo de tela

Google News

Sábado. 09h16. Depois de um pouco de procrastinação, conversas no Twitter e uma chuva forte (me forçando a desligar os meus equipamentos), eu fiz um pequeno esboço de tela usando o Swing. Talvez eu opte por diminuir o tamanho das cartas para caber mais…quanto ao tamanho, está em 800×600, a resolução mais baixa possível. O certo é redimensionar de acordo com a resolução do usuário, mas vou deixar isso pro futuro.

Também decidi usar uma foto de um céu no verso, a primeira que me veio na cabeça e “mais neutra”. Quase procurei foto de grama ou matinho, mas decidi deixar quieto. A logo do Select como “verso” ficaria bem bizarra e ruim.

Quanto ao teste inicial de mouse, eu tive de apelar para a programação mais básica: usar variáveis temporárias para armazenar o estado das cartas. Tentei colocar um “se imagem é do céu, mostra a Lightning, senão, mostra a outra” com o objeto da imagem (o Icon), mas o programa não funcionou. Então optei por uma variável simples, conseguindo o efeito desejado.

quadro01.addMouseListener(new MouseAdapter() {
	@Override
	public void mouseClicked(MouseEvent arg0) {
		if (quadro01Img.equals("PADRÃO")) {
			quadro01.setIcon(new ImageIcon(Principal.class.getResource("/imagens/lightning-01.jpg")));
			quadro01Img = "LIGHTNING";
		} else {
			quadro01Img = "PADRÃO";
			quadro01.setIcon(new ImageIcon(Principal.class.getResource("/imagens/sky-verso.jpg")));
		}
	}
});

Também decidi abrir o código-fonte nos posts. Só não vou fazer isso numa possível versão web, mas é bem provável que use o mesmo motor da versão desktop. E para quem é desenvolvedor e tem blog com hospedagem própria (usando o WordPress), o plugin que estou usando é o Crayon Syntax Highlighter, com o formato “PRE”.

3 comentários em “Um jogo da memória em 48 horas – Parte 02 – Protótipo de tela”

Não é possível comentar.