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    Início » 3D » Um pouco sobre a tecnologia Multilight

    Um pouco sobre a tecnologia Multilight

    Rodrigo Flausino08/12/2008

    Aparentemente este tipo de texto é mais voltado para quem trabalha mais com 3D e não com gamedev, mas acredito que esta tecnologia pode ser útil para ajudar na geração de artworks finais de games. Hoje o Allan Brito postou um texto bem interessante onde o artista renderiza uma imagem e a mesma pode ser editada depois, sem necessidade de refazer um render, podendo trocar detalhes como iluminação e/ou adicionar/editar texturas:
    Multilight agora também com o Fryrender SWAP
    Como não fico muito por dentro das novidades na área de 3D, fiquei bastante surpreso quanto ao poder do software e de poder alterar certos detalhes numa imagem finalizada, sem necessidade de refazer o render. Algumas vezes você finaliza uma cena, pede pra renderizar e depois descobre que esqueceu um detalhe importante. Aí você é obrigado a renderizar a mesma cena novamente. Para render rápidos nem é tão problemático, mas os render mais complexos demoram horas para serem gerados e aí complica a vida do artista. Esta tecnologia pode acabar ajudando o artista e agilizando o processo, diminuindo tempo e custos.
    Agora, uma coisa que pode ser muito útil na área é a possibilidade de fazer alterações de câmeras em cenas pré-finalizadas. Se você renderiza uma animação com qualidade alta (leia-se: high poly) próximo a uma CG e o arquivo dá a opção de troca de câmeras, quem sabe futuramente poderemos ver animações finais onde o jogador pode trocar a câmera, como já vi no Metal Gear Solid 3. Além disso, se isso for possível e não ocupar espaço adicional, pode ser bem interessante dar esta opção para o jogador ou mesmo para a equipe, que pode escolher as melhores tomadas e já definir isso no vídeo.
    [Imagem via Random Control, site oficial do Fryrender]

    Foto-Rodrigo-100px
    Rodrigo Flausino

    Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!

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