Bom, uma das ferramentas essenciais na criação de games são as engines. Elas que são responsáveis pela geração dos gráficos do jogo além de ligar os modelos e cenários a rotinas de programação (caso a equipe tenha usado uma linguagem externa) como lógicas de inteligência artificial e scripts do roteiro. Então o Develop montou um artigo sobre as principais engines do mercado:
Horsepower for courses
Vale a pena conferir apenas como curiosidade, já que estas engines estão inacessíveis para nós, desenvolvedores indie, por causa do custo de cada uma (que, aliás, nem estão precificadas no artigo. Tem que consultar as empresas). Dizem que a Unreal Engine 3 custa pelo menos 1 milhão de dólares só para licenciá-la.
Outro artigo, que deve ser levado em consideração (também do Develop) é este:
Gentlemen, Start Your Engines
Mostra as diferenças entre adquirir/usar ume engine pronta e desenvolver internamente (in-house).
Vou procurar depois sobre engines mais baratas (e freeware/opensource) e postar aqui no GamedevBR.
[Via Develop 1 e 2]

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!