Antes de mais nada, leia o post O manipulador de espécies, que postei ontem. Depois que postei o texto, pedi para um colega meu (que joga RPGs clássicos) para avaliar o texto. Segue então o log da minha conversa com ele (editada, claro, e com autorização dele). É claro que quem tem mais noção de RPG vai entender melhor, mas acredito que os leitores não familiarizados vão entender:
Danilo:
Pronto
Rodrigo Flausino:
e qual é o seu parecer? pode maiar se quiser
Danilo:
Bem…
Rodrigo Flausino:
é o meu primeiro teste de RPG/Game Design e etc
Danilo:
Achei interessante só que a adaptação para um sistema ja existente traria algumas complicações para quem não domina totalmente os sistemas de RPG.
Rodrigo Flausino:
como assim?
Danilo:
Pq o seu texto da uma idéia superficial… agora transferir para um D&D por exemplo, já é outra historia…
Danilo:
O interessante seria não criar uma classe, mas um sistema próprio de regras
Rodrigo Flausino:
tipo, criar um novo D&D?
Rodrigo Flausino diz:
estruturar melhor essa idéia?
Danilo:
não, criar um sistema independente de RPG
Danilo:
Saca com regras para testes, fichas de personagens…..
Rodrigo Flausino:
sei
Rodrigo Flausino:
aí definir tudo do zero?
Rodrigo Flausino:
atributos, raças, mundos…
Rodrigo Flausino:
poderia usar o sistema D20, que parece ser “liberado” para ser adaptado
Danilo:
sim pode ser também… mas ai você tem que ter uma base bem sólida sobre as regras do d20
Rodrigo Flausino:
vc toparia criar um?
Rodrigo Flausino:
tem outro colega no MSN que joga RPG também. Quem sabe pode surgir algo interessante, pelo menos para disseminar conhecimento
Danilo:
Claro
Danilo:
tenho muito material aqui…
Danilo:
Creio que você deveria jogar um pouco^^
Rodrigo Flausino:
sim. Verdade
Rodrigo Flausino:
posso então usar este log desta conversa e postar no meu blog?
Danilo:
Claro… faça algumas alterações se quiser…
Danilo:
ou se não deixa como esta
Rodrigo Flausino:
blz. Vou ver se edito o log e posto hoje mesmo
Rodrigo Flausino:
falow
Rodrigo Flausino:
e valeu pelas dicas
Danilo:
Que isso prazer pra mim falar sobre rpg ahuaha
Rodrigo Flausino:
hehehehehe
Pelo que vocês viram, o cara já joga RPG já faz algum tempo. E aí ao conversar com ele que veio algo que eu não tinha pensado antes: um sistema completo de jogos de RPG. Alguns podem achar isso loucura, mas isso é praticamente um game design de um MMORPG. Porquê: simples: aqui eu vou desenvolver um sistema que seja adaptável e que possa ser usado várias vezes e durante muito tempo. Tudo bem que num jogo o desenvolvedor pode criar rotinas e re-usar as mesmas (como rotinas de IA e/ou movimentos usando técnicas de bones), mas depois que o jogo termina os desenvolvedores passam pro próximo projeto.
Um MMORPG nesse caso seria ideal, já que é praticamente a mesma coisa: e aí os criadores teriam de setar desde os atributos dos possíveis personagens, um ecossistema completo (Livro dos Monstros!), as raças dos personagens, e os mais difíceis: o próprio mundo: vegetação, cidades, como que seriam as casas; e a história deste mundo, que pode aparentar ser fácil, mas não é. Aliás, apenas a idéia de um jogo é fácil. O resto é o cão chupando manga!
Então to pensando seriamente em começar a criar um. Isso pode dar um know-how tremendo pros desenvolvedores e pros leitores, que podem realmente aprender a desenvolver um game design de um possível jogo online. E aí to abrindo pros leitores: vocês topariam entrar nessa? Caso a idéia vingue, posso abrir um novo blog (ou continuar postando aqui mesmo e com um feed específico) e quem sabe até mesmo instalar um fórum de discussão no meu site para discussões sobre este projeto e até mesmo sobre gamedev (mas é claro que não quero concorrer com a UniDev. Eu sou moderador de lá, mesmo não estando tão presente… e to devendo entregar os resultados do Contest de games…é foda ter de dedicar o seu tempo para outras coisas!).
Quanto aos outros projetos, com certeza vou continuar, mas tudo a seu tempo, e aos poucos as coisas vão caminhando, mesmo eu fazendo coisas demais. Pelo menos acabo ganhando assuntos que possam interessar a vocês.
Aguardo críticas, sugestões e opiniões!
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!