Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Select Game
    • Notícias e Posts Recentes
    • Games
      • Fortnite
      • World of Warcraft
      • Honkai Star Rail
      • Elden Ring
      • Listas de Troféus
      • Listas de Conquistas
    • Cosplays e Animes
      • Cosplays
      • One Piece
    • Stories, Looks
      • Web Stories
      • Looks
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Select Game
    Início » Artigos » Um sistema novo de RPGs

    Um sistema novo de RPGs

    Rodrigo Flausino07/01/2008
    RPG de mesa - Dados

    Antes de mais nada, leia o post O manipulador de espécies, que postei ontem. Depois que postei o texto, pedi para um colega meu (que joga RPGs clássicos) para avaliar o texto. Segue então o log da minha conversa com ele (editada, claro, e com autorização dele). É claro que quem tem mais noção de RPG vai entender melhor, mas acredito que os leitores não familiarizados vão entender:

    Danilo:
    Pronto

    Rodrigo Flausino:
    e qual é o seu parecer? pode maiar se quiser

    Danilo:
    Bem…

    Rodrigo Flausino:
    é o meu primeiro teste de RPG/Game Design e etc

    Danilo:
    Achei interessante só que a adaptação para um sistema ja existente traria algumas complicações para quem não domina totalmente os sistemas de RPG.

    Rodrigo Flausino:
    como assim?

    Danilo:
    Pq o seu texto da uma idéia superficial… agora transferir para um D&D por exemplo, já é outra historia…

    Danilo:
    O interessante seria não criar uma classe, mas um sistema próprio de regras

    Rodrigo Flausino:
    tipo, criar um novo D&D?

    Rodrigo Flausino diz:
    estruturar melhor essa idéia?

    Danilo:
    não, criar um sistema independente de RPG

    Danilo:
    Saca com regras para testes, fichas de personagens…..

    Rodrigo Flausino:
    sei

    Rodrigo Flausino:
    aí definir tudo do zero?

    Rodrigo Flausino:
    atributos, raças, mundos…

    Rodrigo Flausino:
    poderia usar o sistema D20, que parece ser “liberado” para ser adaptado

    Danilo:
    sim pode ser também… mas ai você tem que ter uma base bem sólida sobre as regras do d20

    Rodrigo Flausino:
    vc toparia criar um?

    Rodrigo Flausino:
    tem outro colega no MSN que joga RPG também. Quem sabe pode surgir algo interessante, pelo menos para disseminar conhecimento

    Danilo:
    Claro

    Danilo:
    tenho muito material aqui…

    Danilo:
    Creio que você deveria jogar um pouco^^

    Rodrigo Flausino:
    sim. Verdade

    Rodrigo Flausino:
    posso então usar este log desta conversa e postar no meu blog?

    Danilo:
    Claro… faça algumas alterações se quiser…

    Danilo:
    ou se não deixa como esta

    Rodrigo Flausino:
    blz. Vou ver se edito o log e posto hoje mesmo

    Rodrigo Flausino:
    falow

    Rodrigo Flausino:
    e valeu pelas dicas

    Danilo:
    Que isso prazer pra mim falar sobre rpg ahuaha

    Rodrigo Flausino:
    hehehehehe

    Pelo que vocês viram, o cara já joga RPG já faz algum tempo. E aí ao conversar com ele que veio algo que eu não tinha pensado antes: um sistema completo de jogos de RPG. Alguns podem achar isso loucura, mas isso é praticamente um game design de um MMORPG. Porquê: simples: aqui eu vou desenvolver um sistema que seja adaptável e que possa ser usado várias vezes e durante muito tempo. Tudo bem que num jogo o desenvolvedor pode criar rotinas e re-usar as mesmas (como rotinas de IA e/ou movimentos usando técnicas de bones), mas depois que o jogo termina os desenvolvedores passam pro próximo projeto.

    Um MMORPG nesse caso seria ideal, já que é praticamente a mesma coisa: e aí os criadores teriam de setar desde os atributos dos possíveis personagens, um ecossistema completo (Livro dos Monstros!), as raças dos personagens, e os mais difíceis: o próprio mundo: vegetação, cidades, como que seriam as casas; e a história deste mundo, que pode aparentar ser fácil, mas não é. Aliás, apenas a idéia de um jogo é fácil. O resto é o cão chupando manga!

    Então to pensando seriamente em começar a criar um. Isso pode dar um know-how tremendo pros desenvolvedores e pros leitores, que podem realmente aprender a desenvolver um game design de um possível jogo online. E aí to abrindo pros leitores: vocês topariam entrar nessa? Caso a idéia vingue, posso abrir um novo blog (ou continuar postando aqui mesmo e com um feed específico) e quem sabe até mesmo instalar um fórum de discussão no meu site para discussões sobre este projeto e até mesmo sobre gamedev (mas é claro que não quero concorrer com a UniDev. Eu sou moderador de lá, mesmo não estando tão presente… e to devendo entregar os resultados do Contest de games…é foda ter de dedicar o seu tempo para outras coisas!).

    Quanto aos outros projetos, com certeza vou continuar, mas tudo a seu tempo, e aos poucos as coisas vão caminhando, mesmo eu fazendo coisas demais. Pelo menos acabo ganhando assuntos que possam interessar a vocês.

    Aguardo críticas, sugestões e opiniões!

    Foto-Rodrigo-100px
    Rodrigo Flausino

    Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp

    Posts Relacionados

    A calmaria antes da tempestade: atualização do algoritmo de pesquisa do Google em breve ?

    Por Que o Aviator é um Crash Game Popular no Brasil

    O que você precisa saber antes comprar um PC para gamers

    5 RPGs que marcaram época

    Os 5 melhores games esportivos da atualidade

    Posts recentes
    • Collab de Overwatch 2 com Street Fighter 6 ganha trailer com os personagens
    • Fatal Fury: City of The Wolves – Análise/Review
    • NVIDIA Reflex 2: A Revolução no Desempenho de Jogos Competitivos – Testamos em Primeira Mão com a RTX 5070 Ti!
    • Doom The Dark Ages – Análise/Review (PC)
    • As novidades de Genshin Impact versão 5.6, com a chegada de Escoffier e Ifa
    • Genshin Impact – Escoffier está disponível e ganha novo vídeo oficial!
    • GTA VI ganha novo trailer e data de lançamento!
    • Colaboração entre GUNDAM e Overwatch 2 já está disponível
    • Termos de Serviço e Política de privacidade
    • Sobre
    • Contato
    © 2025 Select Game - Todos os Direitos Reservados. Imagens e embeds tem foco em divulgação!

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.