Pular para o conteúdo
Início » Indústria » Unity ganha nova versão e versão indie fica gratuita!

Unity ganha nova versão e versão indie fica gratuita!

A melhor notícia da semana e uma das melhores dos últimos tempos pros desenvolvedores indie. Segundo o Gamasutra, a Unity3D, engine que está sendo usada cada vez mais por empresas pequenas e médias está ganhando uma nova versão. Algumas novidades são novos gráficos e capacidades de pipeline, suporte total ao Visual Studio, e o mais interessante: a versão indie, que custava 200 dólares, deixa de custar isso e fica totalmente gratuita! Veja link completo:

In-Depth: Unity Launches Free Option, Announces Xbox 360 Support

Eu vi a engine em funcionamento na palestra que o Diego fez aqui em Varginha e fiquei de queixo caído. A ferramenta acelera e facilita o processo de desenvolvimento, onde dá pra criar uma cena virtual e adicionar os elementos no plano 3D e ver as suas alterações em tempo real. Aliás, caso queira saber melhor como é ela, leia este post aqui no GamedevBR.

Aproveitando, o próprio Diego deu uma dica interessante no Twitter:

Se der que o trial expirou ao instalar a nova versão, é só escolher pra registrar pela internet e no site escolher o tipo de licença (tem um trial da pro pra quem quiser).

Basta então escolher Free e voilá: temos a ferramenta funcionando.

Agora é baixar e estudar. Com a versão free poderemos estudar e com isso as empresas que usam terão mais chance de encontrar profissionais que tem conhecimento inicial (ou quem sabe avançado) da ferramenta, eliminando treinamentos internos. Pra nós, que somos mais indie, poder fazer uma aplicação simples é bom tanto pra portfólio quanto pra geração de grana, criando sites com o jogo e faturando com publicidade ou mesmo com a venda de games.

Update: links corrigidos

Marcações:

8 comentários em “Unity ganha nova versão e versão indie fica gratuita!”

  1. Æ!!

    Isso vai ser bem legal! Essa engine está muito bem falada atualmente.

    OBS: Qual é o post que eu devo ler do GameDevBR? Não tem link nenhum.

    Há braços

  2. Realmente só ouço falarem bem da Unity. Porém até agora nunca tinha me animado. Agora com essa licença gratuita, eu vou dar bastante atenção à ela.

    O webplayer dela tá ficando muito popular também, acho que em breve vai ser tão popular jogos em unity quanto em flash, pois o modelo de negócios de publicidade com jogos online é muito bom. Inclusive tem o site <a href="http://www.gamejolt.com” target=”_blank”>www.gamejolt.com que aceita jogos em flash, silverlight, java (applet) e unity para upload e compartilha o a receita com o desenvolvedor.

    Agora sim vamos para a próxima geração de jogos online, e foi essa a intenção deles quando liberaram gratuitamente a engine. =D

  3. Uma coisa que é bacana pra nós, desenvolvedores brasileiros, é que diversos estúdios que desenvolvem advergames por aqui já estão usando o Unity. Então ter a ferramenta free pode ser uma opção muito legal pra estudar e abrir portas nestes estúdios.

  4. Uma coisa que é bacana pra nós, desenvolvedores brasileiros, é que diversos estúdios que desenvolvem advergames por aqui já estão usando o Unity. Então ter a ferramenta free pode ser uma opção muito legal pra estudar e abrir portas nestes estúdios.

  5. A versão do Unity "Indie" já existia, não é nova… custava $200, e agora é gratuita.

    É legal? Claro. Mas sem ter suporte a "render to texture" e a sombras, fica *muito* limitado, obrigando qualquer um a ter que pagar pela versão "Pro" se quiser fazer um jogo um pouco mais elaborado. 🙁

  6. Rafael Sol Maker

    Eita maravilha! Boa notícia mesmo, apesar das limitações.
    Como o pessoal aí tá dizendo, vai ser muito mais acessível para quem quer estudar (de grça, né?) e acho que até mesmo eu vou considerar ela em muito breve quando for fazer meu game indie, em 3d (ia tentar o XNA antes de saber isso, "agora é os dois".)
    Vou procurar alguns sites a respeito e me informar mais dessa fantástica engine!

  7. Infelismente ta dificil de baixar a versão 2.6 no site da Unity.

    Alguém tem alguma dica para este problema??

Não é possível comentar.