A Epic Games anunciou hoje que a Unreal Engine 4, uma das engines mais poderosas do mercado, ficará gratuita para todos! Segundo o blog oficial, não será mais cobrado uma assinatura mensal (que estava por 19 dólares), mas a Epic Games irá querer 5% do valor quando o faturamento do produto passar de 3 mil dólares a cada trimestre. O desenvolvedor terá acesso gratuito à engine e o seu toolset, acesso ao Marketplace, e 100% do código-fonte na linguagem C++.
Para quem chegou a fazer a assinatura, eles irão reembolsar o desenvolvedor com o valor proporcional ao valor mais recente que ele pagou, e quem chegou a pagar pela assinatura terá 30 dólares que ele poderá gastar na Unreal Engine Marketplace (que tem assets que são vendidos e que foram criados por outros desenvolvedores).
E não apenas esta versão da engine que ficará gratuita: os updates futuros também serão lançados gratuitamente. A engine pode ser usada tanto para desenvolvimento de jogos, educação, arquitetura, filmes, animações e o novíssimo mercado de realidade virtual, com a popularização dos óculos de realidade virtual como o Oculus Rift, e similares.
Com a engine se tornando gratuita, ela se torna uma ótima opção para desenvolvedores indie, e concorre diretamente com a CryEngine e outras ferramentas pagas do mercado, mesmo que as outras ferramentas tenham baixo custo. Com o recurso de blueprints visuais está mais fácil desenvolver aplicações e games, e no site oficial tem também vídeo-tutoriais, wikis e documentações para estudantes e desenvolvedores.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!