Início » [Atualizado] URGENTE! Últimas notícias sobre o ApocaliPS3

[Atualizado] URGENTE! Últimas notícias sobre o ApocaliPS3

Atenção leitor e dono de um PS3. Um bug de proporções maciças está afetando consoles no mundo inteiro. Este post será atualizado conforme mais informações forem divulgadas.
Hoje várias pessoas que ligaram seus PS3 encontraram incapazes de logar na PSN. O problema é mais grave ainda ao perceber que vários jogos não mais funcionam e os que funcionam não carregam seus savegames.
O importante aqui é NÃO SE DESESPERE. Não apague seus dados. Não restaure seu console.
NÃO LIGUE SEU CONSOLE até o problema ser resolvido.
Os fatos confirmados:

  • O problema só atingue o PS3 Fat, não o mdelo mais novo, o PS3 Slim;
  • O relógio do console volta para uma data entre 1999 e 2000;
  • Todo o conteúdo com alguma informação de DRM deixa de funcionar (Temas, Savegames, DLC, etc.);
  • Se o PS3 já estiver ligado desde antes, o problema só se manifestará ao ser reiniciado.

Aconselhamos aos leitores com proficiência em inglês que sigam a SonyPlayStation no Twitter, lá devem ser dadas as informações mais recentes para a causa e a possível solução para o problema.
A mesma já se pronunciou:

Estamos cientes de que muitos de vocês estão tendo problemas para conectar à PSN e sim, nós estamos analisando. Acompanhe as atualizações da notícia.

O assunto já chegou no Kotaku e no Joystiq.
Os updates do post estão logo após o break.
[Update – 01/03/2010 @ 11:18]
A notícia já chegou aos quatro cantos do mundo. A Sony já se pronunciou no PlayStation.Blog mas, da mesma forma que no Twitter, não há mais nada além de “estamos verificando”.
Existe uma teoria que, dado meu limitado conhecimento teórico, parece bastante viável. Ela foi primeiro publicada no fórum do NeoGAF. O usuário iammeiam explica:

A teoria atual é a de que o PS3 está amazenando algum tipo de data como GMT (Meridiano de Greenwich, ou “Hora Zero”), então modificando esta data para o que você no relógio da tela. Este processo de modificação parece OK: o sistema consegue pegar 28/02/2010 21:00 GMT+0, adicionar 4 horas e chegar a 01/03/2010 01:00 GMT+4 de um fuso horário genérico.
O que aparentemente zicou, pura especulação, é quando o relógio interno em GMT vira 01/03. Ou ele não está virando ou rolando para 29/02, num ponto em que o sistema tenta adicionar/subtrair de 29/02, o que é impossível porque o calendário deste ano não tem um dia 29/02, e a bosta explode. Parece que aconteceu em meados das 21:00 GMT-3 (Horário de Brasília).
Adicionalmente, o PS3 foi lançado em 2006. Ele já viu quatro vezes a data 28/02. 2007 e 2009 foram anos ímpares; 2008 foi um ano par, mas bissexto, então existiu o dia 29/02. 2010 é o primeiro ano par e não-bissexto que o sistema encontrou na vida. Se algum tipo de matemática no nível-base está se enforcando, ela deve ter deixado passar os anos ímpares com sucesso, mas está agora convencida de que 2010 é um ano bissexto (nesta parte tenho menos certeza, mas é o motivo pelo qual os anos bissextos podem entrar na jogada neste momento).

[Update – 01/03/2010 @ 11:45]
O usuário chubigans também dá as seguintes informações:

    Como isso me afeta?
    Se você tem um PS3 Slim, você está a salvo. Continue jogando normalmente. Se você tem o modelo Fat, você pode ter sido afetado. Alguns Ps3 Fat parecem funcionar OK, mas a maioria absoluta parece estar bugada.
    O que este bug significa?
    Se afetado, sua data e hora foi resetada para uma data aleatória no passado. Isso impede que você entre na PSN, jogue qualquer jogo na PSN, ou utilize DLC. Seus troféus também não serão exibidos corretamente e você não será capaz de sincronizá-los.
    Como eu corrijo isso?
    Não corrige. Mesmo que você não entre na PSN não vai funcionar. Este é um problema de hardware.
    Então, o que eu faço?
    Espere 24 horas. Outros produtos que tiveram problemas semelhantes se corrigiram sozinhos após o “dia bugado”. Nesta segunda-feira, 21:00 GMT+3 (Brasília) todos os PS3 irão corrigirem-se sozinhos… TALVEZ.
    Se isso não funcionar, precisaremos de uma atualização de firmware da Sony, o que deve ser uma prioridade bem considerável para eles agora.
    Eu perdi meus dados, troféus, temas, etc.?
    Seus dados, games, DLC e temas estão bem. Eles voltarão ao normal quando o PS3 for corrigido. Troféus são uma incerteza no momento, mas eles estarão bem se você os sincronizou antes do PS3 derreter. Troféus não sincronizados são uma incerteza no momento.
    Se eu tenho um PS3 bugado, posso ainda utilizá-lo?
    Este provavelmente não é uma boa idéia, já que eu não sei o que irá acontecer com troféus que você ganhar durante o dia bugado. Filmes e mídia irão funcionar normalmente. (Nota do Tango: EXCETO se eles tiverem DRM. Neste caso estão tão ferrados quanto todo o resto.)

    [Update – 01/03/2010 13:08]

As últimas versões do PS3 Fat (os que vieram com HD’s de 160GB) parecem também estarem imunes ao bug.
[Update – 01/03/2010 14:52]
Finalmente temos uma atualização da própria Sony! No seu PS.Blog o seguinte post está no ar:

Como vocês sabem, alguns consumidores têm estado incapazes de conectar-se à PlayStation Network hoje. Este problema afeta os modelos que não o PS3 Slim (NT: ou seja, só o Fat).
Nós acreditamos ter identificado que o problema é causado por um bug na funcionalidade do relógio incorporado ao sistema.
Erros incluem:

  • A data do PS3 pode ser resetada para 1 de Janeiro de 2000;
  • Quando o usuário tenta acessar a PSN a seguinte mensagem é exibida na tela: “Um erro aconteceu. Você foi deslogado da PSN (8001050F)”;
  • Quando o usuário tenta iniciar um jogo, a seguinte mensagem é exibida na tela e os dados dos troféis podem desaparecer: “Falha ao instalar troféis. Por favor saia do jogo.”;
  • Quando o usuário tenta acertar a data e hora do sistema pela Internet, a seguinte mensagem é exibida na tela: “A data e hora atuais não puderam ser obtidas.”;
  • Usuários podem ser incapazes de reproduzir alguns vídeos alugados antes da data de expiração.

Esperamos resolver este problema nas próximas 24 horas. Durante este tempo, se você tem um modelo mais antigo que o novo PS3 Slim, aconselhamos que você não use seu sistema PS3, haja visto que isso pode causar erros em algumas funcionalidades, como registro dos troféus obtidos e ser incapaz de restaurar certos dados.
Como dito anteriormente, por favor esteja ciente que o novo PS3 Slim não é afetado por este erro. Estamos fazendo nosso melhor para resolver o problema e nos desculpamos pelo incoveniente.
Para as últimas notícias sobre esta situação, por favor continue a acompanhar o PlayStation.Blog ou PlayStation.com.

Incrível como parece que o iammeiam acertou na lata a questão. Isso horas antes de qualquer informação ser divulgada pela Sony. O mínimo que esperávamos da empresa era de aconselhar seus usuários a não ligar seus consoles, mas com seu silêncio várias pessoas podem ter perdido dados definitivamente por falta de aviso.
[Update – 01/03/2010 15:35]
O evento armagedônico de proporções cataclísmicas que atingiu a maioria absoluta dos consoles da Sony no mundo já tem nome: ApocaliPS3. Não sei se alguém citou isso antes, mas vi pela primeira vez através do @amebahel.
[Update – 01/03/2010 15:51]
Okay, o nome ApocaliPS3 apareceu neste tuíte do Xx2DxX. Mas fontes informam que apareceu antes no fórum do OuterSpace.
[Update – 01/03/2010 21:50 Por Rodrigo Flausino]
Problema aparentemente normalizado. Loguei e o mesmo está funcionando como se nada tivesse acontecido. Saves aparentemente estão normais, mas ainda não testei os troféus. Já os jogos compartilhados estão OK. Testei WipeOut HD e Marvel Vs Capcom e estão normais. Falta testar troféus, o que farei em alguns minutos com o Linger in Shadows.
[Update – 02/03/2010 00:15 Por Rodrigo Flausino]
Troféus testados com a minha conta americana, usando um dos “farmers de troféus” do console: Burnout Paradise! Fiz uma sincronização básica e ficou assim:

1 hora e meia depois, jogando do zero (com um save novo):

Conta brasileira com os dois troféus de honra em Killzone (antes estava com 464):

Funcionando perfeitamente!
Além disso, a Sony soltou um post novo. Você pode conferir aqui.