Pular para o conteúdo
Início » Diversos » Usando o Visual Editor em versões mais novas do Eclipse

Usando o Visual Editor em versões mais novas do Eclipse

Bom, a maioria não vai entender muito bem o post, mas o mesmo é necessário para que eu tenha arquivado algumas informações deste post! Bom, uma das coisas que me fez gostar bem da linguagem Java foi de ter uma IDE potente. Em outras palavras, o Eclipse que me fez gostar bem da linguagem, que supera de longe linguagens tecnicamente inferiores, como o Visual Basic 6, Clipper e até mesmo o Object Pascal, que é usado pelo Delphi. O Eclipse é um editor voltado mais para edição de código, com recursos como refatoração (renomear uma variável e a alteração ser replicada em todo o projeto), identação automática, facilidade em instalar plugins, etc, etc etc.

A parte que ele mais peca é na parte visual voltado para desktops: ele não vem com um editor de telas como o Delphi ou o Visual Studio e com isso os programadores tem de apelar para plugins de terceiros. Um dos que mais foram usados antigamente foi o Visual Editor, um plugin da própria Fundação Eclipse (a empresa que mantém o software) que era mantido por pessoas da IBM. No começo do Eclipse a cada nova atualização estável o mesmo era atualizado, mas teve uma época que ele simplesmente parou de ter atualizações. Então o tempo foi passando, mudei de emprego e de linguagem, até encontrar o tópico abaixo com dicas de instalação e um link de uma versão não-oficial para ser usado em versões mais atuais da IDE:

[Tutorial] Instalando o VEP no Eclipse 3.3 Europa

Bom, primeiro dispenso coisas como ah, tem plugins melhores! Deve ter, mas acho o VE mais simples. Fora que hoje a maioria dos sistemas em Java são feitos em ambiente web, o que faz com que o desenvolvimento seja um pouco diferente (além de dispensar o plugin). E como hoje penso em desenvolver games, não sei se continuarei com o Java no futuro. Se um dia acabar virando mesmo um game designer (aquele que ajuda a projetar o jogo e pensar nas idéias do mesmo) então posso acabar abandonando a área de programação de computadores, me focando em outros assuntos, como arte digital e/ou game design.

3 comentários em “Usando o Visual Editor em versões mais novas do Eclipse”

  1. Ainda bem que o que eu faço é em Python e nunca precisei de nada maior do que o Gedit. O Eclipse me dá medo de tão grande, gordo e feio.

  2. Se for analisar a maioria das IDEs, o Eclipse não é tão grande. É claro que se você entupir de plugins, ele fica grande. mas nada supera o Visual Studio e o Delphi. O primeiro, na versão Express, são quase 1 GB de download e o Delphi 2006 (o último que eu cheguei a testar) tinha 3 CDs e demorava uns 3 minutos só pra abrir.

Não é possível comentar.