De todos os eventos fora do país, apenas um me interessaria em ir: a Game Developers Conference. Diferente de eventos como a E3 e a Tokyo Game Show, a GDC é um evento mais técnico e com mais possibilidade de ir lá e tentar aprender alguma coisa. Na E3 só pode ir jornalista ou dono de blogs bem conhecidos de games (que às vezes são chamados pelos publishers). Na Tokyo Game Show tem de saber japonês pra conseguir se dar melhor lá (apesar de não ser obrigatório). A GDC é mais interessante, já que ainda penso em entrar na área de gamedev e que não é necessário ter diploma pra assistir as palestras. Basta ter grana e vontade pra ir lá.
Tá, mas esse post não agrega muito para um site de gamedev. Sim, é mais pra avisar de que a partir desta segunda deve rolar nos EUA a GDC 2009 e terá palestras sobre desenvolvimento de games. As produtoras também irão aproveitar a oportunidade pra divulgarem novas informações dos próximos lançamentos. Hoje é interessante acompanhar a área pra saber como está a tecnologia. Sei que muitos podem pensar: bah, vou ficar só nos indie já que é difícil entrar numa empresa grande. Sim, mas e se você realmente tiver uma chance? Hoje mesmo vi que a Sony está desenvolvendo uma nova tecnologia que adicionará um realismo enorme ao God of War III (mesmo que isso aumente ainda mais a violência do jogo). Em São paulo tem a filial da Ubisoft e eles tem grana pra pesquisas e desenvolvimento de novas aplicações. Quem pensa em seguir numa área bem mais técnica é bom estar por dentro das novidades e, se necessário, estudar isso também. Por exemplo, nesta dica que eu postei aqui algum tempo atrás sobre tecnologias 3D os textos citam algumas tecnologias que antigamente não eram usadas/conhecidas e hoje está no cotidiano de quem estuda modelagem 3D e/ou programação de shaders. A área é versátil a ponto de sempre lançarem novas tecnologias que aumentem o realismo presente nos games ou acelere/barateie o processo de criação de games.
Então é interessante acompanhar sites como o Gamasutra e o GamesIndustry para textos mais técnicos do evento. Já a imprensa normal deve acompanhar mais as novidades dos games do que comentar sobre localização de jogos eletrônicos. O evento promete para todo mundo e vamos ver o que as produtoras e palestrates irão aprontar lá. Da parte brasileira, o pessoal do Zeebo deve passar por lá pra apresentar o videogame para o mundo. O GamedevBR deseja boa sorte para o pessoal da TecToy!
Off-Topic: depois que conversei com o Zizaco vou ver se consigo no futuro postar alguns tutoriais aqui além de que ando pensando em estudar pra valer. Então em breve o blog pode voltar à normalidade com textos mais técnicos, já que admito mesmo que isso está em falta por aqui.

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!